quinta-feira, 29 de março de 2012

EDMUNDO SE DESPEDE DO FUTEBOL


O ADEUS DE EDMUNDO NO VASCO - fonte: blog Edson Fonseca

Edmundo vasco x barcelona (Foto: Alexandre Cassiano/Globo)O dia do adeus de Edmundo foi marcado por doses elevadas de emoção e ansiedade. O ex-jogador se encontrou - como previsto - às 16h, no hotel que serve de concentração para o Vasco. Bateu um papo rápido com o grupo e com Pedrinho, que o esperava, para logo se juntar aos demais companheiros na frente da televisão. Antes de encarar o Barcelona de Guaiaquil, o Animal quis ver o Barcelona mais famoso, da Espanha, que jogava contra o Milan pelas quartas de final da Liga dos Campeões. Mas a falta de gols e o empate por 0 a 0 do time de Messi não contaminaram a equipe cruz-maltina, que goleou por 9 a 1 o rival do amistoso festivo em São Januário na quarta-feira à noite.
- Houve preleção, fizemos um lanche. Experimentei novamente tudo aquilo que vivi durante 20 anos. Achava chato, mas hoje fiz tudo amarradão, como se fosse um menino - contou.
 
Emocionado, Edmundo faz sinais para a
torcida (Foto: Alexandre Cassiano/Globo)
Antes mesmo de o jogo acabar, o ônibus com a delegação deixou o hotel, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. No trajeto, o Animal ficou isolado do resto do elenco, muito concentrado. Enquanto os outros jogavam cartas e davam risadas, ele pensava apenas no que iria encontrar em São Januário. Pouco depois de 18h, teve a resposta. A equipe chegou ao estádio e foi recebida por centenas de torcedores que aguardavam no portão para receber seu ídolo. E foi no meio da rua que os primeiros gritos de “Ah, é Edmundo!” foram ouvidos. Encantado, o ex-atacante não conseguia tirar os olhos dos fãs.
Ao entrar no vestiário, Edmundo foi recebido por Odvan, Geovani, Pedrinho, Jorge Luiz e alguns amigos de fora do mundo do futebol. Depois de assistir ao vídeo que foi feito para ele, emocionou-se e pediu a palavra na roda de preleção. Agradeceu muito ao time atual pela recepção de braços abertos e pela ajuda em sua despedida. A partir de então, vieram os momentos de maior emoção para o ex-jogador.
globo.com

terça-feira, 27 de março de 2012

SALMOS 91 - A palavra de DEUS

A segurança daquele que se refugia em Deus

1  AQUELE que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
2  Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
3  Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.
4  Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.
5  Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,
6  Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
7  Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.
8  Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.
9  Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.
10  Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
11  Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
12  Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.


Palavras do Senhor.
Graças a Deus.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Você sabia? CHOCOLATE - Veneno letal aos cachorros - Cuidados com o seu bichinho

Há um composto químico no cacau chamado teobromina, semelhante à cafeína, que é extremamente tóxico aos cães quando ingerido em certa quantidade (100 a 150 ml por quilo do cachorro). Cada tipo de chocolate detém uma quantidade diferente de teobromina, ficando muito difícil aos criadores saber o quanto pode-se dar ao seu melhor amigo. Não é tão incomum um cachorro atacar uma cesta de Páscoa e comer meio quilo de guloseimas. Nesse caso, se o cachorro for pequeno, a travessura pode ser fatal. O melhor a fazer é manter o cachorro em dieta permanente, mesmo que ele fique quase louco ao escutar o barulho do papel alumínio e sentir o cheiro do doce. 

CURIOSIDADES - Novo calendário mundial. Você sabia?

Está parado há 50 anos na ONU o projeto de um novo calendário em que todos os meses começariam em domingo e terminariam em sábado. 
Cada dia de cada mês cairia sempre no mesmo dia da semana. 
Teria 13 meses de 28 dias. 
O novo mês teria o nome de Sol e seria intercalado entre junho e julho. 

EDUARDO SIQUEIRA DIZ QUE GOVERNADOR NÃO SUBIRÁ EM PALANQUES


Eduardo diz que Siqueira não subirá em palanques em 2012: "Governo não fará promiscuidade eleitoral"

26/03/2012 17h43

Secretário estadual de Relações Institucionais diz que governador vai deixar definição nos municípios para partidos e parlamentares, e só receberá, depois, os eleitos

O secretário estadual de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, afirmou ao CT nesta segunda-feira, 26, que o governador Siqueira Campos (PSDB) não subirá em palanques durante as campanhas eleitorais deste ano. Ainda segundo Eduardo, o governo não fará "promiscuidade eleitoral" com dinheiro público nestas eleições. "Acabou aquela história de usar dinheiro público e prédios públicos para ações político-partidárias", garantiu.

Ele disse que o governador manterá sua postura institucional e deixará as definições nos municípios a cargo dos partidos e parlamentares. "Não se trata de faltar aos companheiros, mas pelo fato de que o governador não foi eleito por um movimento de prefeitos e até pela saúde dele", justificou Eduardo.

Segundo o secretário, Siqueira vai aguardar a eleição dos novos gestores para só então recebê-los e definir um posição conjunta de atuação.

Eduardo reforçou que Siqueira vai se preservar para evitar o que, segundo ele, ocorreu nas eleições de 2006, quando Marcelo Miranda (PMDB) foi reeleito, e de 2010, quando o ex-governador Carlos Gaguim (PMDB) disputou a reeleição e perdeu. "Haviam gastos públicos para deslocamento de aeronaves em atividades em que não dava para separar onde terminava a agenda do governador e começava a do apoiador político", pontuou o secretário.

Fotos de todos 
Ele disse que também vai procurar ficar mais próximo do governador nestas eleições, o que significa longe dos palanques eleitorais. Eduardo revelou que a sala que está preparando para ele no Palácio Araguaia terá em suas paredes fotos dos 24 deputados estaduais e dos presidentes dos demais poderes, como da Defesoria Pública, Marcelo Thomas, e do procurador-geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira. "E não pretendo receber nenhuma comitiva dos municípios que tenha candidatos a prefeito ou a vereador", avisou.

Eduardo, contudo, admitiu que fará ação político-partidária, mas fora do expediente e em local apropriado. "Não será como no passado recente quando a Secretaria de Governo era o braço do governador para ações político-partidárias", alfinetou, ressaltando que as eleições não terão prioridade em suas ações como secretário.

Rced contra Siqueira
O secretário também comentou o Recurso Contra Expedição de Diploma (Rced) movido pelo ex-governador Carlos Gaguim contra Siqueira Campos. "Esse tema não está na pauta do governador Siqueira Campos, porque não há motivo para isso, com todo respeito ao Poder Judiciário. Esse assunto só é tratado pelos advogados", afirmou Eduardo.

Ele lembrou que Siqueira enfrentou "a Presidência da República, a prefeitura da Capital, mais de 100 prefeitos, exposição de dezenas de máquinas e muitas bicicletas". "Assim, a Justiça saberá deixar claro quem se utilizou da máquina pública", disse.

Eduardo afirmou que "ouve gente dizendo por ai que vai voltar, que o caso está entrando em julgamento". Para o secretário, isso não passa de uma "tentativa de desestabilização" do governo. Fonte: Portal Cleber Toledo

DA GERAL - Roberval Paulo


DA GERAL me faz pensar em tudo. Em tudo o que penso e não realizo, juntamente com tudo o que realizo. Isso me leva a crer que o Universo tem jeito, pois nele existem as coisas alcançáveis e inalcansáveis, possíveis e impossíveis, visíveis e invisíveis... 
DA GERAL me leva ainda a pensar em tudo o que deveria eu estar fazendo agora, de mais importante, além de escrever ao acaso do nada e ao encontro do tudo, estas palavras soltas e tortas, a um destino incerto, mas provável; palavras ao tempo e ao vento que, despretenciosas e extintas de outros interesses que não o verde azulado da distância, contrastando com o crepúsculo rubro e róseo de um sentimento cinzento, vem desfolhar seus sonhos nas águas que levam tudo e todos a qualquer lugar que desconheço, no caminhar obscuro das almas curtidas de sol e de sonhos, ao destino da viagem última; começo de um recomeço que não tem dia e nem hora pra chegar, mas que chega quando se menos espera; às vezes por tanto esperar, e assim, DA GERAL me faz pensar e entender e compreender que o nada é maior que o sonho e o tudo é a ilusão inalcansável dos sonhadores que, por sonharem, venceram grandes distâncias e, pela mistificação do sonho e a indecifrável caminhada do não sonhar, chegaram ao encontro do vazio existente na inexistência do fim, que começa quando já não há mais começo; na relatividade perene do tênue absoluto que não se toca nem se vê, mas se sente no mistério do desconhecido fim, que, só começa e recomeça, mas nunca apaga nem acaba: "A chama de luz que ilumina todas as almas; o sopro de vida que existe no vento que passa por nós tão só, tão único, que nem parece carregar a vida, e, DA GERAL, sentado e absorto em mim, vejo a continuidade do dia se perder no começo da noite que é só o preâmbulo para o próximo dia que vai nascer com a manhã e, assisto a tudo, passivamente, sem saber até quando vou continuar aqui, NA GERAL".

Roberval Paulo

EU E ELA - Roberval Paulo


Tô aqui, eu e a noite, minha silenciosa companheira, sorrindo comigo e me dizendo: "Pode ir que eu te guio pelos caminhos ocultos e escuros para que os outros não vejam o teu pensar". 

E eu sigo, tranquilo e confiante, noite afora, de bar em bar, de boca em boca, de beijo em beijo, vivendo o que me é propiciado pela minha terna e envolvente companheira: a noite. 

E, no amanhecer de uma nova ordem, tudo se encerra e nos recolhemos extasiados e saciados mas, felizes, eu e ela, ao nosso leito manso e sereno e confortante para, juntos, recompormos as energias libertadas, fortalecendo-nos para a próxima jornada que se inicia ao anoitecer do próximo dia, onde os sonhos se fundem com a dura e cruel, mas, ao mesmo  tempo, doce e meiga realidade...

Roberval Paulo

QUERO ME SENTIR EU SÓ - Roberval Paulo


Quero me sentir eu só mas, que em mim, possa eu retratar e ensaiar as questões que afligem a humanidade e aí, possa eu, grão de areia no oceano, refletir que eu, só, posso ser todos e assim, entender que todas as grandes jornadas começaram com o primeiro passo. 

Por mais impotente que sejamos diante da imensidão do mundo, não vamos desistir. 

Por mais impotente que possamos nos sentir frente aos problemas que afligem a humanidade, não vamos nos acovardar. 

Coragem, vamos dar o primeiro passo e a própria caminhada se encarregará do resto...

Fé e esperança são as palavras de ordem. 
E acreditar é a ordem das palavras.

Roberval Paulo

TEMPO - Roberval Paulo


O tempo da vida é curto pra se fazer o que se quer fazer.
Aquela música que eu queria aprender.
Aquele livro que eu queria ler.
Aquele filme que eu queria ver.
Vão passando por mim no meu tempo que não me dá tempo.
Nesse tempo que não me dá tempo de viver.

O tempo da vida é tão curto que não me dá tempo.
Tempo de fazer um sonho se realizar.
Porque você começa, começa, começa
E antes do fim, já é tempo de parar
Parar e começar a viagem
Que é o começo do fim que de novo se vai a começar.

O tempo da vida é curto para ver o sol se pôr.
Ele nasce e sobe, sobe e se descamba a descer.
E você vai subindo
E quando alarga o caminho
Já é hora de entristecer, de adormecer.
A hora de ficar verde antes de amadurecer.

O tempo da vida é curto para ver o dia passar.
Você trabalha, trabalha,
E quando a vida embala
E a moça se põe na sala à espera do seu querer
O pai assim recomenda
A lua já deitou renda
De manhã cedo, a venda
Tu tens que amanhecer.

O tempo da vida é curto pra se fazer o que se quer fazer.
O sonho que eu sonhei. A vida que eu planejei.
A estrada que não se chega ao fim.
Ficou tudo preso no tempo
No tempo que se foi com o vento
Um tempo que não ficou em mim.

Roberval Paulo

FINAL ESTADUAL AMADOR - Colméia leva o título


FINAL ESTADUAL AMADOR: NÃO FOI DESSA VEZ. FORÇA JOVEM PERDE EM CASA E COLMÉIA CONQUISTA O ESTADUAL 2012

Blog Edson Fonseca/

A imensa torcida que lotou o campo da cidade de Lavandeira-TO, ontem a tarde só tinha um pensamento, levantar a taça de campeão estadual de futebol amador de 2012. A cidade se preparou durante toda semana, em todos os cantos e praças só se falavam do grande jogo. A primeira partida em Colinas -TO, o Força Jovem conseguiu um empate de 0x0, resultado que deixou todos os diretores, jogadores, e especialmente o torcedor confiante na vitória em casa.  O Força Jovem que teve melhor campanha em todo campeonato, enfrentava o Colméia Futebol Clube que obteve a segunda melhor campanha do certame. Não seria fácil, mais diante da situação com todo apoio da torcida os atletas esperavam um resultado feliz. 
O jogo: Por ser uma final, e jogando em casa, a equipe local partiu pra cima em busca do gol, mais do outro lado estava uma equipe fria, coesa, e acostumada a jogar com pressão, O Colméia Futebol Clube não se intimidou do "caldeirão" que os torcedores fizeram na partida e mostraram competência e eficiência na partida. Após belas jogadas, gols perdidos, reclamações de ambos os lados, a partida termina em 1x1. Quem saiu na frente foi os visitantes com o gol de Paulo, calando o torcedor de Lavandeira-TO. Mesmo perdendo os atletas do Força Jovem foram buscar o empate,  de tanto insisti, nos apagares das luzes, Rodrigo  recoloca o Força Jovem no jogo empatando a partida em 1x1. Com o empate a decisão foi para as penalidades máxima,  tudo que o torcedor de Lavandeira-TO, não queria, pois a pressão passava de lado. E passou mesmo, a equipe da casa, viu o título ir embora, o Força Jovem perdeu de 5 a 4 nas penalidades máximas. COLMÉIA ESPORTE CLUBE CAMPEÃO DO ESTADUAL AMADOR VERSÃO 2012...o título foi muito comemorado entre os atletas. Já  o Força Jovem fica com o segundo lugar, apesar da derrota, a equipe mostrou eficiência durante todo o campeonato, fez um bom planejamento, a derrota nas penalidades não pode apagar todo trabalho do elenco. Já o Colméia, apesar da viagem, a pressão conseguiu mostrar sua força e saiu vitorioso. Parabéns as duas equipes pela grande final...

Colaborou Roberval Paulo.

sexta-feira, 23 de março de 2012

MORRE HUMORISTA CHICO ANYSIO


Morre humorista Chico Anysio aos 80 anos no Rio

sexta-feira, 23 de março de 2012 16:04 BRT
 
23 Mar (Reuters) - O humorista Chico Anysio morreu, aos 80 anos, nesta sexta-feira no Rio de Janeiro, confirmou o hospital Samaritano, onde o ator, escritor e diretor estava internado desde dezembro por problemas respiratórios. Com mais de 200 personagens, era um dos nomes mais conhecidos da televisão brasileira.
A saúde de Chico Anysio começou a mostrar sinais de fragilidade em agosto de 2010, quando teve que retirar parte do intestino após apresentar hemorragia digestiva. Desde então, teve vários outros problemas. No ano passado, ficou internado por quase quatro meses por causa de complicações cardiorrespiratórias.
Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho nasceu em Maranguape, no Ceará, em 1931. Mudou-se para o Rio de Janeiro aos 8 anos com a mãe e três irmãos, depois que a empresa de ônibus de seu pai pegou fogo. O pai ficou na cidade natal para tentar refazer a vida.
Vascaíno para contrariar a família, botafoguense, ele queria ser jogador de futebol. Estudou para ser advogado, mas a vocação artística falou mais alto.
Sua vida humorística começou na Rádio Guanabara, em meados dos anos 1940, quando ficou em segundo lugar nos testes promovidos pela emissora, ficando atrás apenas de Silvio Santos, atual dono do canal SBT, e passou a imitar vozes e atuar em programas de humor.
Mudou-se para a Rádio Mayrink Veiga, onde escrevia três programas semanais. Foi lá que nasceu a Escolinha do Professor Raymundo, um dos seus principais personagens que, segundo o próprio Chico, foi "o primeiro gol da minha vida".
Com o sucesso no rádio, o quadro do "professor" ganhou uma versão na televisão no fim dos anos 1950 e chegou à TV Globo na década de 1970, fazendo parte de outros programas. Após passar por várias adaptações, o quadro estreou como programa em 1990, e a Escolinha do Professor Raimundo abriu espaço para humoristas da velha guarda e ajudou a descobrir novos talentos.
"Foi no Chico City, por volta de 1974, que o professor Raymundo deixou de ser uma sabatina e passou a ser uma aula. Ali eu podia usar os antigos comediantes que já não tinham possibilidade de segurar um esquete inteiro", disse o humorista em seu site oficial.

quarta-feira, 21 de março de 2012

SE! - Roberval Paulo

 
Se
Nessa vida de cores
As coisas se tornarem
Pretas demais
Abra bem os olhos
O preto
É só a cor do escuro
Isso quer dizer
Que a luz existe
E com ela, as cores
É só procurar.

Se
Nesse mundo de sonhos
Os sonhos se tornarem
Pesadelos demais
Abra a mente
Seus pesadelos
São da tempestade
E tenha certeza
Ela passará
E com ela, as dores
Acredite e verá.

Se
Nesse mundo de grana
Sobrar pra você
Só lama demais
A solução
Não é uma brahma
É a concepção
De ser e existir
Se não desistir
Terá fim todo drama
Flores vão surgir.

Se
Nessa onda do se
De tudo poder
Se o se deixar
Esqueça o se
Faça acontecer
É preciso dizer
O se justifica
Os nossos fracassos
Se sobrar só o bagaço
O se proverá.

Se... já não há mais se
É tarde pra chorar.

Roberval Paulo

VÔO! PENSAMENTO - Roberval Paulo



Vôo! pensamento
Vôo tão longe que nem passarinho me alcança
Experimento a liberdade plena e o prazer de pousar
Em quaisquer lugar e de estar
Onde a imaginação me levar.

Vôo! pensamento
Imagino a vida vivida, mais que combatida
Amada como uma dádiva, que a vida é uma dádiva
Nos dada de graça
Não se paga imposto pra nascer, só é preciso amar.

Vôo! pensamento
Me leva a crer que a humanidade tem jeito
Que o amor não morreu por completo
Está só adormecido no leito escuro do materialismo
Em estado de letargia.

E ainda vôo! pensamento
Me diz que é preciso acordar o amor
O amor é o dom maior, o sentimento mais nobre
Livre de impostos e taxas
Ame assim, de graça.

Do amor, a fórmula em si
Arte de ser e existir
Manhã de orvalho na flor
No peito a alma criança
Vida, vôo! pensamento
Na igualdade da forma
És de DEUS, “fratura exposta”
Sua imagem e semelhança.

Roberval Paulo

SEMPRE SE MORRE AMANHÃ - Roberval Paulo



A vida tem dessas coisas                                           
Dessas coisas que não se entende
Porque da vida, porque da morte
Porquê disso, porquê daquilo
Por quê? Por que? Porque?

É tanta coisa pra se saber
que até é melhor não saber
Se sabendo ou não sabendo
Vamos indo a morrer
é tudo que eu sei

Sei que nasce o sol todo dia
A noite é da lua, Ave Maria!
Mas amanhã me vou embora
Sempre se morre amanhã

Aquele passarinho que canta
Porquê? Há! Não sei
O gato pulou
O canto cessou
Porquê?
Não me perguntem

Não sei... Não sei... Não sei...
Quem saberá?
A terra suspensa no ar
No espaço, sem cordas
não cai

A força da gravidade
A falta de gravidade
Também não tem cordas
Mas, e daí? Estou ficando é maluco
Porquê se fica maluco?
Também não sei

Não sei... Não sei... Não sei...
O homem ganha a vida
A vende depois para a morte
Nada era antes
Do nada à vida
Ganhou um nome
E agora? Agora ele tem um nome
E depois? Ele morre

Não vou dizer o por que
Simplesmente por não saber

O céu é azul
Azul é a cor do infinito
DEUS mora no infinito
Pensei que lá fosse o céu

Se é... Se não é...
Não sei... Mais sei...
Que amanhã me vou embora
Sempre se morre amanhã

É que a vida tem dessas coisas
Dessas coisas que não se entende
Um pobre... Um rico... Um homem...
Um morre, outro morre, o outro também morre

È tanta coisa pra se saber
Que até é melhor não saber
Mas amanhã vou me embora
E nada levarei comigo

O sol, o pássaro, o homem
A terra, a lua, o universo
A vida em prosa e verso
O vento, o tempo sem fim

Por quê? Por quê? Pra quê?
Não sei nem quero saber
Sempre se morre amanhã.

Roberval Paulo

VIAJANTE DO TEMPO - Roberval Paulo


Controlar o tempo
Queria que este não passasse
Devia este momento durar mais que um dia
Mas não estou preso a ele pois o mesmo não me pertence
Só as coisas que nos pertencem nos prendem
Pelo menos é assim que deveria ser.

Controlar o tempo
Podia este parar pra esperar minha
vida que não consegue acompanhá-lo
Se ele parasse eu o alcançaria
e descansaríamos um pouco, sentados numa pedra, levando
intuitiva conversa
para depois, descansados e realimentados
de brisa e de paz, prosseguirmos a viagem que muito dura.

Mas esse tempo não me houve
Controlar o tempo e só seguir pela minha vontade
que controlaria e guiaria os meus passos
e não pela vontade de outrem.
O Céu que me espera não sei se existe e, se
fantasias são verdades,
nem sei como acreditar em mim.

Controlar o tempo
Controlar o tempo que me fechou a porta
e nem adeus me disse, nem se despediu. Se tivesse
o dom e o poder de governar o tempo
um dia sequer
fecharia esta porta e guardaria
a chave em lugar que só eu soubesse, abrindo-a
só quando o dia, por sua vontade, decidisse se encher da manhã
que teria entrada franca em minha vida, com a permissão deste
mesmo dia.

Ah! Controle do tempo!
Porque não vens aqui ensinar-me como
se faz com esse tempo que só sabe andar.
Que caminha, caminha, caminha sem saber
pra onde, sem saber por onde, sem
haver direção no seu caminhar.

Escuta-me senhor do tempo
Só você e unicamente você poderá me ajudar
Mostre-me o caminho que leva ao sol e
ensine-me o segredo de não me queimar.
Leve-me pela estrada do norte, na rota do sul e do bem caminhar.
Que eu cruze rios sem me afogar.
Que atravesse montanhas sem de lá despencar.
E que, ao cair, que eu me levante e encontre
forças para continuar.
E que todas as barreiras e os obstáculos e as
curvas da estrada com suas ladeiras eu consiga vencer
pela persistência do muito esforçar.

E, senhor do tempo
Eu não posso parar
Eu não posso parar pois eu sei que ainda tenho
muitas flores para colher, muitos sonhos para perder, tanta
conta para contar.
Tenho a história inacabada, quanto espinho espalhado, os
que já foram pisados e outros mais
que aguardam por meus pés que nem meus são.

Senhor do tempo me diga
Se é eterno o caminhar?
Se encharcando a camisa, suando-se de baixo em cima,
correndo mais que a notícia, quase qual bala que mata, mais
que um golpe de faca lambendo
o vácuo do medo, pode-se uma dia dizer,
vou parar pra descansar?


Controlar o tempo
Ah! Quem me dera eu soubesse desvendar este segredo
Quisera eu não ter medo de sorrir, de ser feliz
E na passagem da vida amar mesmo, sem medida, compartilhar
os meus sonhos com quem quisesse sonhar, semear por onde eu fosse,
muito amor, muito sorriso, muita paz que eu preciso
tornar o mundo melhor. Deveras, levar alegria
a todas as gentes e a mim, a todos nós e a ti
que me lê e nem me conhece, mas que, como eu, padece
do não entender a existência, a razão do ser, das crenças,
as dores e os sacrifícios que a mestra vida nos cobra
sem explicação alguma, mas no tempo e na estrada
vamos nós a cavalgar.

A caminhar, a sonhar,
nos labirintos da sorte
construindo e conquistando, montando um cavalo alado
Eu e você, lado a lado
Destino fraco e do forte
Procurando a própria morte
Por onde o vento levar.

Roberval Paulo

terça-feira, 20 de março de 2012

REAIS DEVANEIOS


é pura introspecção
pensamentos internos
presos
e loucos para voar e ganhar o mundo

aí saem
e vão por aí
sem destino
ao acaso do medo
à procura de um pouso ou um porto seguro

e acaso, não encontrando
ficam vagando e vagando vão
por tempo e lugar
ao  chamado final
que eu não sei qual é
e nem quando é
mas sei que existe
e por todos espera

tudo foi embora mas o sonho
não acabou
só adormeceu no leito frio
da impotência
gerada e alimentada pela lei
que a tudo transforma
em valores
que não os valores morais e éticos
e sim os valores
da ambição e do egoísmo
e do salve-se quem puder

que o final abrigue a todos
e que o começo sempre recomece
não se importando
com o que seja o fim

Roberval Paulo


PERCEPÇÃO




Um homem sentou-se em uma estação de metro em Washington DC e começou a tocar violino; era uma fria manhã de Janeiro. Ele tocou 6 peças de Bach por aproximadamente 45 minutos. Durante esse tempo, considerando que era horário de pico, calcula-se que 1100 pessoas passaram pela estação, a maioria a caminho pro trabalho.

Três minutos se passaram, e um homem de meia-idade percebeu que um músico estava tocando. Ele diminuiu o passo, parou por alguns segundos, e então apressou-se a seus compromissos.

Um minuto depois, o violinista recebeu sua primeira gorjeta de 1 dólar: uma mulher arremessou o dinheiro na caixa e continou a andar.

Alguns minutos depois, alguém encostou-se na parede para ouvi-lo, mas o homem olhou para seu relógio e voltou a andar. Obviamente ele estava atrasado para o trabalho.

O qual prestou mais atenção foi um garoto de 3 anos de idade. Sua mãe que o trazia, o apressou, mas o garoto parou pra olhar o violinista. Por fim, a mãe o empurrou fortemente, e a criança continuou a andar, virando sua cabeça a toda hora. Essa ação se repetiu por muitas outras crianças. Todos os pais, sem exceções, os forçaram a seguir andando.

Nos 45 minutos que o músico tocou, apenas 6 pessoas pararam e ficaram lá por um tempo. Aproximadamente 20 o deram dinheiro, mas continuaram a andar normalmente. Ele recebeu $32. Quando ele acabou de tocar, ninguém percebeu. Ninguém aplaudiu, tampouco houve algum reconhecimento.

Ninguém sabia disso, mas o violinista era Joshua Bell, um dos mais talentosos músicos do mundo. Ele acabara de tocar umas das peças mais difíceis já compostas, em um violino que valia $3,5 milhões de dólares.

Dois dias antes dele tocar no metrô, Joshua bell esgotou os ingressos em um teatro de Boston onde cada poltrona era aproximadamente $100.

Esta é uma história real. Joshua Bell tocou incógnito na estação de metrô, que foi organizado pelo Washington Post como parte de um experimento social sobre percepção, gosto, e prioridade das pessoas. O cabeçalho era: no ambiente comum em uma hora inapropriada: NÓS PERCEBEMOS A BELEZA ? NÓS PARAMOS PARA APRECIÁ-LA ? NÓS RECONHECEMOS TALENTO EM UM CONTEXTO INESPERADO ?

Uma das possíveis conclusões desse experimento poderia ser:


SE NÓS NÃO TEMOS TEMPO PARA PARAR E OUVIR UM DOS MELHORES MÚSICOS DO MUNDO TOCANDO ALGUMAS DAS MELHORES MÚSICAS JÁ COMPOSTAS, QUANTAS OUTRAS COISAS MAIS NÃO ESTAMOS PERDENDO ???

sexta-feira, 9 de março de 2012

A VERDADE E AS VERDADES - Reflita sobre qual será a VERDADE


A Verdade e as “verdades”Prof. Carlos Ramalhete

Uma das mais básicas noções de Lógica é o chamado Princípio da Não-Contradição. Ele pode ser expresso de maneira bastante simples: se duas afirmações se contradizem (por exemplo, “A capital do Brasil é Brasília” e “A capital do Brasil é Buenos Aires”), ou uma delas está certa e a outra errada ou ambas estão erradas.

Deus, que é infinitamente perfeito, evidentemente não pode entrar em contradição conSigo mesmo. Assim sendo, a Verdade só pode ser uma só, e tudo o que a contradiz é errado. Nosso Senhor Jesus Cristo disse que Ele é “o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6). Do mesmo modo, a Sagrada Escritura nos adverte que há apenas “Um só Senhor, uma só Fé, um só Batismo” (Ef 4,5). Nosso Senhor, antes de ser preso e crucificado, afirma que deu aos Seus discípulos (os Apóstolos, a Igreja) a glória que o Pai Lhe deu para que sejam um, como Cristo e o Pai são Um (Jo 17,22). Isto mostra que, evidentemente, o princípio da não-contradição é válido ao tratarmos da Verdade. O Senhor é único, a Verdade é única, o Caminho é único (Ele não disse que era “uma verdade”, ou que era “as verdades”; não disse que era “um caminho”, ou que era “os caminhos”); a Fé é única, o Batismo é único. A Igreja verdadeira é também uma só.
Encontramos porém hoje em dia muitas pessoas que negam este princípio básico da Lógica, ao menos no que se aplica ao Cristianismo. Eles afirmam que a Igreja é composta invisivelmente da soma de todos os que crêem em Jesus e O aceitam como Salvador. Há porém um problema seriíssimo neste raciocínio:
Em que Jesus eles crêem? Cada grupo, cada protestante que se afirma salvo crê em um “jesus” diferente. O “jesus” dos batistas nega a eficácia do Batismo, que para ele é simbólico. O “jesus” dos metodistas afirma que o Batismo é eficaz e faz da pessoa um filho de Deus. O “jesus” dos adventistas preocupa-se quase que exclusivamente com a manutenção do sábado dos judeus – sendo que guardar o domingo seria para este “jesus” a marca da Besta – gastando ainda uma certa dose de energia para proibir fumar cigarros, comer carne ou beber cafeína – ao passo que outros “jesuses” mandam descansar no domingo, ou até em dia nenhum.
O “jesus” de uma conhecida modelo “disse a ela em seu coração” que não haveria problema algum em apresentar um programa de venda por telefone de produtos de sex-shop e posar nua para uma revista; dificilmente seria esta o mesmo “jesus” da “Assembléia de Deus”, que exige saias abaixo do joelho para as mulheres!
Esta multidão de “jesuses” faz com que seja bastante fácil, na verdade, “aceitar Jesus”. Basta procurar uma seita que tenha um “jesus” suficientemente parecido com o que a própria pessoa deseja e o problema está resolvido. Uma conhecida figura política carioca queria viver com uma pessoa que já era casada. O “jesus” de sua seita, entretanto, não permitia segundas núpcias. Nada mais fácil: bastou passar a “congregar” em outra seita cujo “jesus” permitia a legitimação do adultério e o “casamento” pôde ser feito.
Para os protestantes da primeira seita, porém, esta pessoa continua sendo uma “evangélica” em boa situação, pertencente à “Igreja invisível” que reúne todos os que aceitam um “jesus” fabricado por encomenda em seus corações! O fato dela ter escolhido reunir-se (“congregar-se”) com outras pessoas cuja crença está em contradição com a crença da seita em que saiu não é em absoluto motivo suficiente para ela deixar de ser “contada entre os eleitos” por aqueles que ela deixou. O fato dela ter escolhido uma “verdade” que esta em contradição com a “verdade” pregada pela seita de que saiu, na opinião deles, não significa que ela não siga a (um) “jesus” e assim seja parte desta “Igreja invisível” e auto-contraditória.
Como isso pode ocorrer? Como o princípio de não-contradição pode ser tão soberbamente ignorado? É simples: o orgulho humano prefere criar um “jesus” a sua imagem e semelhança que aceitar Nosso Senhor Jesus Cristo, cujas palavras são freqüentemente duras de ouvir (Jo 6,61). Esta idolatria (não há outro nome para a adoração de uma criação humana) é infelizmente a marca do protestantismo. Não há, para eles, uma só Fé, um só Batismo, um só Caminho, uma só Verdade. Há apenas a união no ódio à Igreja verdadeira e na negação de aceitar o Verdadeiro Cristo, substituído por uma criação humana que por ter sido apelidada por seus criadores de “jesus” poderia, acham eles, salvar.