terça-feira, 31 de julho de 2012

RIOMATA - Roberval Paulo


A mata no rio
O rio na mata
A mata desata
O rio cascata
O rio mata
A mata se mata!

O rio abraça
A mata devassa
A mata o rio
A mesma paisagem
A mata folhagem
O rio passagem
O rio invade
A mata selvagem

O rio a mata
A mesma viagem
A mata voraz
O rio coragem
Um fio de esperança
Na sombra descansa
Mata e rio, andança
No fim da imagem
Rio e mata, tardança
“The End!” Miragem.

Roberval Paulo

PROCURA E ENCONTRO - Roberval Paulo


Cansei de está a sós comigo e quero hoje aproximar-me um pouco de ti.
Não que eu tenha me cansado de mim. Não é isso.
Ainda me amo e me amo com todo o amor e força que tu me destes.
É que, simplesmente, senti a tua ausência no meu ser.
A culpa, com certeza, é minha. Minha mea culpa.
Este afastamento fui eu quem causei pela minha imperfeição que não veio de ti.
Mas aqui te encontro e me encanto pelo teu amor que é pleno e único.
Um amor que é teu e doado a todos, indistintamente e indiscriminadamente, somente pelo dom do amor maior, o amor só pelo amor, que só é possível em ti.
E assim, silencio-me e no meu silêncio, acordo minha alma que numa lágrima sonhada, repete e repete, ecoando na estrada: Te amo! Te amo!
Te amo! Me amas! Reina o silêncio. Não digo mais nada.

Roberval Paulo

ANJOS QUE CHORAM! - Roberval Paulo



A dor do estupro invadiu o seio de Plutão
E a maldade dos homens se espalhou pela
humanidade sem nome.

E matou sonhos, feriu corações,
aniquilou vidas
e tingiu de um róseo negro
o azul de céu e mar.

A menina ganhou pirulitos de maçã
e subiu saltitante as escadarias do céu.

E o desejo e ainda o prazer
foram sepultados na estupidez
do homem sem cor. Um túnel sem luz!

Mais a alma, na sua pureza de menina
subiu ao céu
No seu sorriso, o pirulito de maçã
e a doce e terna alegria que só no céu se revela.

O cheiro de flor inebriou todo o céu
E as lágrimas dos anjos formaram
as torrenciais chuvas de outono.

Roberval Paulo

O MAIOR SONHO DO MUNDO - Roberval Paulo


Queria, por pelo menos uma vez, poder nascer sem sentir a temível e tão amável, a dor afável, a dor do parto. Não eu, mas minha mãe, que de tanta dor, quase que eu não pari. E assim, depois de parido, não ser erguido, suspendido pelos pés, de ponta cabeça para o lado, o outro lado, o lado de baixo da vida.

Contentaria-me ser só elevado ao colo e seio de minha mãe e embriagar-me, deleitando-me do sublime e purificado leite da existência, sem por ele nada pagar, que leite de mãe é dado de graça, doado só pelo dom e natureza de amar. Aí, queria poder crescer sem saber de verdura e de outros tais e iguais ingredientes ou de quem inventou que chocolate faz mal. E em frente crescendo sem nunca saber de colégio ou escola às seis da manhã.

E quando enfim chegasse o dia de ter a primeira namorada, que ela não fosse a primeira e sim aquela depois da última que sonhasse comigo o mesmo sonho que sonhei um dia com a primeira que não soube seu o meu último sonho.

E quando os meus pais perdessem a magia do amor existente que os levou ao altar, que ele se renovasse sem a doída dor da separação e que o amor dos meus pais natural e normal continuasse na família que fomos antes de matarmos o amor em nós.

E quando enfim chegasse o dia de eu me casar, que o amor dos meus pais, quando houve a união, habitasse em mim e em minha amada, que não fosse a primeira nem a última namorada e somente sim a fórmula do amor continuada no continuar premente da vida cortada e interrompida pelo sonho do amor desorbitado no amanhecer da existência eternizada.

E que os meus filhos não fossem meus e sim só meus e do meu amor e que nunca soubessem do amor que não fosse o amor do eterno e que assim amassem, e amassem sem conta o amor, aquele sem dor, e então não sentissem a dor cruel da real realidade que os faz ouro meu sem tê-los propriedade.

E que o mundo tivesse um lugar mundo infantil quando enfim chegasse a melhor idade e não houvesse abandono, nem desenganos e não se sentisse a horrível sensação da inutilidade quando a página virasse e começasse a descida e que esta descida continuasse subindo sem se explicar, só indo, preservando o mistério, o segredo, o elo reverso que une dois mundos e que a partida fosse a mesma alegria de quando se é chegado, que eu não me sinta cansado e nem fraco e mirrado, me sinta viçoso, corado e formoso quando a verdade da vida visitar o meu peito, e eu, satisfeito, viajando sorrindo tal qual o mesmo menino de quando aqui chegou e partindo no amor que me trouxe à vida, viajante de nuvem, última despedida, e do lado de lá, alegria e bonança, o sim da esperança habitando o verbo amar.

Roberval Paulo

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Atleta de Aliança do Tocantins é aprovado em clube do Rio de Janeiro


Mais informações com o professor Diga (63) 92326824 ou Cristiane Pereira (63) 92491015. Foto arquivo do Felipe Augusto em anexo. No dia 29 dois atletas da Associação de Atletismo de Aliança do Tocantins, Matheus Carneiro de 12 anos e Ysamara Marques de 10 anos, competirão na Corrida de Aniversário de Anápolis/GO.


Atleta de Aliança do Tocantins é aprovado em clube no Rio de Janeiro

O garoto Felipe Augusto Pereira da Silva, de 15 anos, da Associação de Atletismo de Aliança do Tocantins, passou no teste da equipe Pé de Vento, de Petrópolis/RJ.  Com a conquista o jovem atleta irá competir pelo conceituado clube por onde já passou Frank Caldeira, uma das maiores revelações do atletismo brasileiro nos últimos anos, medalha de ouro no Pan-Americano do Rio em 2007 e Ronaldo da Costa, recordista da Maratona Mundial de 1998 em Berlim. Pé de Vento também é atualmente a equipe de Damião Anselmo, considerado um dos três melhores atletas do País.

Felipe Augusto foi indicado ao teste pelo premiado atleta tocantinense Eliésio Miranda, que também compõe a Pé de Vento. Por telefone, Felipe disse que o teste foi realizado na manhã da última terça-feira, 24, com uma corrida de 12 minutos no percurso de 1,270 metros. “Estou muito feliz e muito grato por ter encontrado pessoas que acreditaram no meu potencial, consegui fazer 3660 metros no tempo proposto e fui aprovado”, disse.

No último domingo, 22, Felipe participou da Corrida ‘Bote Fé na Vida’, em Petrópolis e conquistou a 5ª melhor colocação geral. A corrida contou com 800 competidores no percurso de 5km de corrida e 2,500 de caminhada.

A nova residência de Felipe passa a ser a Casa do Atleta, em Petrópolis. “A distância da família não será obstáculo, pois esse é o sonho dele que ama o que faz. Penso que ele será um grande vencedor, pois sempre queremos o melhor para os nossos filhos”, afirmou a mãe de Felipe, Cristiane Pereira.

De acordo com Felipe, agora inicia a fase de acertar os detalhes para sua filiação no clube, como a definição do valor da bolsa auxílio “pois as despesas de alimentação, saúde, esportiva e estudantil serão todas por conta do Pé de Vento”, disse.

A mãe de Felipe nomeou por meio de procuração, o presidente da Pé de Vento, o médico e treinador de atletismo, Dr. Antônio Henrique Dias Viana, como  procurador e responsável por Felipe para assinar a filiação ao clube, bem como documentos e autorização para viagens para competição.

Felipe começou no atletismo em 2011 e neste curto período já faz parte da elite do Estado. Dentre as corridas em que competiu foi destaque com as primeiras colocações. Dentre as competições destacam em Palmas: a Meia Maratona, Corrida do Fogo e Aniversário da Cidade. Fora do Estado participou da São Silvestre, Corrida Criança Esperança em Goiânia e Campeonato Brasileiro de Atletismo em Rio Claro/SP. Ele também foi o único representante do Tocantins no Campeonato Brasileiro de Atletismo em Londrina/PR, em junho deste ano.

“Certamente Felipe tem muito talento, pois será treinado pelo melhor técnico do Brasil. Essa conquista se deve principalmente pelo incentivo do professor Dinga, que faz um trabalho importante para a formação dos jovens e que já é destaque no Estado”, frisou o atleta e professor universitário, Gil Rodrigues dos Santos.

“Ele sempre foi destaque na escolinha, muito dedicado e disciplinado. Quando eu não podia está junto, ele treinava sozinho e isso é uma característica de um vencedor. O difícil foi a gente ter conseguido levar o menino para o Rio, agora ele será um grande profissional, não tenho dúvidas”, disse emocionado, o professor Nivaldo Louzeiro (Dinga), da Associação de Atletismo de Aliança do Tocantins.

 Sobre a Pé de Vento

A Pé de vento foi fundada em fevereiro de 1983, pelo treinador e médico da equipe, o doutor em medicina ortomolecular, Henrique Vianna. Ao longo de sua existência a Pé de Vento conquistou títulos pelo mundo. Hoje seja apontada como uma das maiores equipes de fundo da América Latina e também a maior do Brasil, possuindo dois dos três melhores fundistas do país (atleta que participa em provas de longa distância ou de fundo).

 Associação Atlética Pé de Vento Petrópolis (AAPV) é uma organização não-governamental de caráter desportivo para dar continuidade aos trabalhos assistenciais que  Henrique Viana vinham, até então, desenvolvendo paralelamente ao atletismo.

Desde sua fundação a equipe colheu histórias de muito sucesso, mas foi em 1986, três anos após a fundação, que surgiu o primeiro ídolo da equipe Artur Castro, que bateu diversos recordes, conquistou títulos e foi apontado na época como o melhor atleta brasileiro.

* Com informações www.pedevento.org.br
Luciene Marques

terça-feira, 24 de julho de 2012

DOS GRANDES PRAZERES - Roberval Paulo



Os grandes prazeres da vida
São tão simples
                   como beijar um filho.
Comer chocolate, por exemplo
É tanto prazer
                   que de tão bom
parece pouco.
Mas ninguém dá valor
                   nem importância maior
Querem mesmo é dinheiro
mesmo que neste
                   não se sinta sabor
E sim o prazer
                   de comprar o mundo
mesmo perdendo
                            o prazer maior,
                   de comer chocolates
                   de beijar seu filho
                   de sorrir com ele
                   de sonhar com ele
                   de mostrar-lhe o mundo
                   de mostrar-lhe a vida
e nele, fazer um afago
         e dele, receber um carinho.

Roberval Paulo

FLAMENGO - DORIVAL JÚNIOR É O NOVO TÉCNICO


Dorival Júnior é o novo técnico do Flamengo

Ex-treinador do Inter assume no lugar de Joel Santana, demitido nesta segunda-feira


Ex-treinador do Internacional, Dorival Júnior é o novo técnico do Flamengo Foto: Reuters
Ex-treinador do Internacional, Dorival Júnior é o novo técnico do FlamengoREUTERS
RIO - O Flamengo já tem substituto para Joel Santana, demitido no começo da tarde desta segunda-feira após mais um insucesso no Campeonato Brasileiro. Dorival Júnior, que foi dispensado pelo Inter na sexta-feira passada, acertou com o clube, que ainda não fez o anúncio oficial. A informação é do blog de Ancelmo Gois.
A confirmação oficial do nome de Dorival Júnior só não aconteceu porque a diretoria e o novo treinador discutem detalhes do contrato. Ele deve ser apresentado na Gávea no início da tarde desta terça e, na sequência, comanda seu primeiro treino. Ex-técnico do Vasco campeão da Série B em 2009, Dorival Júnior conquistou a Copa do Brasil de 2010 pelo Santos e, no Inter, venceu o Campeonato Gaúcho deste ano.
Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira, no Ninho do Urubu, Zinho, diretor executivo de futebol do Flamengo, assumiu a responsabilidade pela demissão do técnico Joel Santana. O nome de Dorival não foi confirmado ainda, mas a equipe de segurança do clube já foi convocada para estar na Gávea às 11h da manhã desta terça, possivelmente para a apresentação do novo técnico.
- Essa decisão foi tomada pelo conjunto da obra, eu já vinha analisando o comportamento de cada dia, o time, analisando o que poderíamos ter para o futuro, o poder de reação, e resolvi tomar essa atitude. Eu comuniquei ao Joel a decisão – disse Zinho, que fez questão de dizer que tem muito respeito pelo ex-treinador, mas a situação estava insustentável.
- Foi uma decisão minha, a gente precisa reagir e não tinha como melhorar com esse comando que estava. As vitórias às vezes encobrem uma qualidade técnica e tática de uma equipe. Se aconteceu agora, é uma boa hora para termos tempo para nos recuperarmos no campeonato - observou o dirigente, contando que os jogadores ficaram tristes com a demissão de Joel, mas sabiam que poderia ocorrer a qualquer momento.
O diretor executivo também falou que o clube vai arcar com a multa rescisória. Quando chegou à Gávea, propondo um contrato de dois anos, Joel acertou por 12 meses. E, no contrato, dizia que o técnico receberia todo o valor de um ano, mesmo em caso de demissão. Como recebia R$ 350 mil mensais, o ex-treinador, cujo contrato terminaria em dezembro, receberá R$ 2 milhões do rubro-negro.
- Parece que vai ser cumprido (o acordo). Não fui eu quem fiz, mas o Flamengo não vai fugir das responsabilidades – disse Zinho.
O diretor desconversou sobre o sucessor de Joel:
- Não vou falar de nomes, vou procurar trabalhar com profissionalismo, hoje não contrato ninguém, hoje foi o dia de comunicar o Joel. Meu objetivo é anunciar antes do jogo com a Portuguesa, no Engenhão, quinta-feira. A gente já tem o nome, mas essa decisão vai passar pelo nome de Finanças, Minchel Levy.
Zinho traçou um perfil do novo técnico do Flamengo:
- Tem que ser um treinador que entre na minha filosofia: conduta profissional, disciplina, seriedade e que saiba trabalhar num clube com muitos garotos mas que precisa ganhar títulos. Ele também tem que saber que 99 % do elenco está definido.
Deixando claro que há uma divisão entre a cúpula de futebol com o vice de finanças, Michel Levy, Paulo Coutinho, vice de futeobl, disse:
- Vamos indicar um nome para contratar. Agora, finanças não é comigo, tem que ver com ele.
Mesmo que o novo técnico seja apresentado nesta terça, o time deverá ser dirigido pelo técnico interino Jaime de Almeida na partida contra a Portuguesa, quinta-feira, no Engenhão. Seu auxiliar será Paulo Henrique.

 
 Fonte: Jornal O Globo - Esportes

sábado, 7 de julho de 2012

O Livro dos SALMOS - Bíblia Sagrada


 SALMO  1


A felicidade dos justos e o castigo dos ímpios
1  BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
2  Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
3  Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
4  Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
5  Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
6  Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.

domingo, 1 de julho de 2012

Trupe de saltimbancos moderniza tradição e passa o chapéu no mundo virtual


Exiba carroça de mamulengos1 - Maria.jpg na apresentação de slidesPara lançar dois CD´s em comemoração aos seus 35 anos, Cia. Carroça de Mamulengos adere ao crowdfunding, com recompensas que podem chegar a mini show exclusivo ou um dia de vivência na casa da trupe. Doações podem ser feitas pelo site da companhia até o final de junho

É costume entre brincantes e artistas de rua passar o chapéu depois de apresentações, show e exibições. Nele, o público deposita o valor que acha justo pelo espetáculo ou simplesmente desembolsa o trocado que tem no bolso. Uma forma instantânea de remunerar o artista e reconhecer o seu trabalho.
Acostumada a se apresentar em ruas e praças pelo Brasil afora e adepta desta prática, a trupe de saltimbancos modernos da Cia. Carroça de Mamulengos atualiza a tradição e passa mais uma vez o chapéu entre o público, agora pela internet.
O grupo está finalizando a gravação de dois CD’s e, para financiar a empreitada, aderiu ao crowdfunding. As contribuições estão sendo recolhidas pelo site da companhia (www.carrocademamulengos.com.br) e as redes sociais estão sendo utilizadas para reforçar a campanha de doações, que vai até o final de junho.
No caso da Cia. Carroça de Mamulengos, a estratégia não é trivial. Com uma fan page no Facebook (www.facebook.com/CarrocaDeMamulengos) beirando 4.500 inscritos e contas recém-criadas no YouTube (www.youtube.com/ciacarroca) e Twitter (@CiaCarroca), as redes sociais têm sido um meio eficaz da trupe se relacionar com um público fiel - que lota as apresentações feitas em suas andanças pelo País.
Os CD´s que estão no forno, batizados de "gêmeos", se chamam Passarinhos Canto Fortuito e reúnem 22 músicas inéditas, em fase de mixagem. Um dos CD´s foi gravado com as vozes das crianças do grupo, formado por uma família de oito irmãos, e o outro com as vozes dos adultos. No repertório, músicas do pai, Carlos Gomide, e dos compositores Beto Lemos, Paulo Tovar e Luiz Fidélis.
“Estamos mantendo o antigo costume de passar o chapéu entre a plateia, com a vantagem de não existirem mais limites para o tamanho do público", explica a atriz da companhia Maria Gomide. "Sentimos que não há fronteiras para a arte do Carroça, podemos chegar tanto à cidadezinha do interior do Brasil quanto do outro lado do mundo. E é isso que queremos com esta campanha".
Como recompensa, o grupo oferece uma série de mimos que parte do envio antecipado dos CD´s, passando por pôsteres autografados pelo grupo, camisetas e arte original da capa dos discos (assinada pela artista plástica Rebeca Queiroz), até um dia de vivência com a família em sua casa no Rio de Janeiro e um mini show particular da trupe. Agradecimentos públicos serão feitos no site e redes sociais da companhia.
Sobre a Cia. Carroça de Mamulengos
A Companhia Carroça de Mamulengos é uma trupe formada por uma família de brincantes, atores, músicos, bonequeiros, contadores de histórias e palhaços que há 35 anos viaja o Brasil apresentando a sua arte. Originalmente formada pelos irmãos Maria, Antônio, Francisco, João, Pedro, Matheus, Luzia e Isabel, e seus pais Carlos Gomide e Schirley França, a companhia divide a cena com os músicos Beto Lemos e Ana Rosa Guedes - que integram a companhia desde 2005.
A Cia. Carroça de Mamulengos conta com o patrocínio de manutenção de companhias da Petrobras.
Mais informações:
Exiba carroça de mamulengos1 - Maria.jpg na apresentação de slides
Baixar
Exiba carroça2.jpg na apresentação de slides
Baixar
Exiba carroça3.jpg na apresentação de slides