sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

PROJETO NATUREZA VIVA NO JALAPÃO


Projeto Natureza Viva leva alunos para o Jalapão

Conhecer os atrativos naturais do Parque Estadual do Jalapão agora é um sonho realizado para os estudantes da Escola Municipal São José, localizada na zona rural de Aliança do Tocantins.


Uma caravana com cerca de 30 pessoas composta pelos alunos do 6º ao 9º ano, pais, professores e servidores da escola visitou região do Jalapão nos últimos dias 04 e 05.
O fervedouro foi o primeiro atrativo a ser conhecido pela equipe. “No começo fiquei com medo de entrar no fervedouro, mas depois pulei na água e fiquei um bom tempo flutuando. É uma sensação maravilhosa, gostei muito também das cachoeiras e das dunas”, disse o aluno Yure Lopes de Brito.

A expedição fez parte das atividades proporcionadas pelo projeto interdisciplinar Natureza Viva. “O objetivo do projeto é de incentivar os alunos a analisar como é importante cuidar da natureza. Os nossos alunos ficaram encantados diante de tanta beleza e saíram do Jalapão com uma visão diferenciada em relação a preservação”, afirmou a professora Edite Lopes de Sousa.

Dentre as atrações visitadas a equipe conheceu a Cachoeira da Formiga, as Dunas, o Fervedouro e a comunidade quilombola Mumbuca.
“Este passeio veio reforçar nosso aprendizado de que devemos recolher o lixo e preservar o meio ambiente. Eu moro numa região rural, mas não conhecia cachoeiras e atrativos tão bonitos quanto os que vimos no Jalapão”, mencionou a estudante Hingrid Rodrigues Martins Aguiar.

Com cerca de 150 mil hectares, o Parque Estadual do Jalapão é o maior do estado. Criado em 2001 com o objetivo de preservar a fauna, flora, nascentes, vegetação predominante de cerrado, dunas e campo limpo com veredas.

Luciene Marques

por Roberval Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste o seu comentário aqui