domingo, 1 de julho de 2012

Trupe de saltimbancos moderniza tradição e passa o chapéu no mundo virtual


Exiba carroça de mamulengos1 - Maria.jpg na apresentação de slidesPara lançar dois CD´s em comemoração aos seus 35 anos, Cia. Carroça de Mamulengos adere ao crowdfunding, com recompensas que podem chegar a mini show exclusivo ou um dia de vivência na casa da trupe. Doações podem ser feitas pelo site da companhia até o final de junho

É costume entre brincantes e artistas de rua passar o chapéu depois de apresentações, show e exibições. Nele, o público deposita o valor que acha justo pelo espetáculo ou simplesmente desembolsa o trocado que tem no bolso. Uma forma instantânea de remunerar o artista e reconhecer o seu trabalho.
Acostumada a se apresentar em ruas e praças pelo Brasil afora e adepta desta prática, a trupe de saltimbancos modernos da Cia. Carroça de Mamulengos atualiza a tradição e passa mais uma vez o chapéu entre o público, agora pela internet.
O grupo está finalizando a gravação de dois CD’s e, para financiar a empreitada, aderiu ao crowdfunding. As contribuições estão sendo recolhidas pelo site da companhia (www.carrocademamulengos.com.br) e as redes sociais estão sendo utilizadas para reforçar a campanha de doações, que vai até o final de junho.
No caso da Cia. Carroça de Mamulengos, a estratégia não é trivial. Com uma fan page no Facebook (www.facebook.com/CarrocaDeMamulengos) beirando 4.500 inscritos e contas recém-criadas no YouTube (www.youtube.com/ciacarroca) e Twitter (@CiaCarroca), as redes sociais têm sido um meio eficaz da trupe se relacionar com um público fiel - que lota as apresentações feitas em suas andanças pelo País.
Os CD´s que estão no forno, batizados de "gêmeos", se chamam Passarinhos Canto Fortuito e reúnem 22 músicas inéditas, em fase de mixagem. Um dos CD´s foi gravado com as vozes das crianças do grupo, formado por uma família de oito irmãos, e o outro com as vozes dos adultos. No repertório, músicas do pai, Carlos Gomide, e dos compositores Beto Lemos, Paulo Tovar e Luiz Fidélis.
“Estamos mantendo o antigo costume de passar o chapéu entre a plateia, com a vantagem de não existirem mais limites para o tamanho do público", explica a atriz da companhia Maria Gomide. "Sentimos que não há fronteiras para a arte do Carroça, podemos chegar tanto à cidadezinha do interior do Brasil quanto do outro lado do mundo. E é isso que queremos com esta campanha".
Como recompensa, o grupo oferece uma série de mimos que parte do envio antecipado dos CD´s, passando por pôsteres autografados pelo grupo, camisetas e arte original da capa dos discos (assinada pela artista plástica Rebeca Queiroz), até um dia de vivência com a família em sua casa no Rio de Janeiro e um mini show particular da trupe. Agradecimentos públicos serão feitos no site e redes sociais da companhia.
Sobre a Cia. Carroça de Mamulengos
A Companhia Carroça de Mamulengos é uma trupe formada por uma família de brincantes, atores, músicos, bonequeiros, contadores de histórias e palhaços que há 35 anos viaja o Brasil apresentando a sua arte. Originalmente formada pelos irmãos Maria, Antônio, Francisco, João, Pedro, Matheus, Luzia e Isabel, e seus pais Carlos Gomide e Schirley França, a companhia divide a cena com os músicos Beto Lemos e Ana Rosa Guedes - que integram a companhia desde 2005.
A Cia. Carroça de Mamulengos conta com o patrocínio de manutenção de companhias da Petrobras.
Mais informações:
Exiba carroça de mamulengos1 - Maria.jpg na apresentação de slides
Baixar
Exiba carroça2.jpg na apresentação de slides
Baixar
Exiba carroça3.jpg na apresentação de slides

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste o seu comentário aqui