domingo, 27 de janeiro de 2013

A TRAGÉDIA DE SANTA MARIA – RS – 27 DE JANEIRO NEGRO - Roberval Paulo


São pouco mais, pouco menos, 240 mortes, que dilaceraram sonhos, projetos, metas e arrebentaram com relações, comunidades e famílias. São jovens, jovens e mais jovens, no princípio dos seus sonhos adultos, com suas vidas ceifadas, sem chegar ao final da missão planejada, trabalhada e suada pelos próprios e por seus familiares.

Este terrível acidente (incêndio) se deu na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, situada a 300 kms da capital Porto Alegre. Uma cidade universitária, com um corpo discente de mais ou menos 27 mil universitários, do estado do Rio Grande do Sul e de vários outros estados do país.

Este acidente ocorreu dentro de uma boate tradicional da cidade e muito frequentada, principalmente por universitários, começando por volta das duas e meia da madrugada, incêndio este provocado, provavelmente, pelas faíscas de um sinalizador detonado no palco e que ao chocar com a espuma do teto, responsável pelo isolamento acústico da boate, pegou fogo e se proliferou rapidamente.

A boate cheia, lotada de jovens, que no tumulto e na ânsia de deixar o local, se pisotearam, muitos se concentrando no banheiro, procurando saída, por não ser clara e nem sinalizadas as saídas de emergência e ainda dificultadas, segundo os relatos, pela ação de alguns seguranças que bloquearam a saída para que os usuários não saíssem antes do pagamento do seu consumo.

Algo terrível de se imaginar, sabendo que diante de uma situação emergencial como essa, a primeira providência é exatamente a evasão do local, pois a maioria das vítimas fatais morreram por asfixia produzida pelo gás tóxico da fumaça exalada e inalada.

O desfecho foi terrível, terrível demais e deixará marcas profundas na nossa sociedade. O que dizer ou fazer? Fatalidade ou negligência??? Destino ou descuido??? Tudo isso precisa ser definitivamente e minunciosamente apurado e que se responsabilize à quem de direito, se responsabilidade houver.

Falando do governo, um grande estadista deve estar, em qualquer situação e circunstância, ao lado do seu povo. E nas situações de emergência, situações que alteram os pilares básicos da sociedade, ainda mais.

A Presidente Dilma Roussef deu essa demonstração de grande estadista. Humanista que é, cancelou toda a sua agenda oficial, de reuniões importantes com a cúpula política da América do Sul, onde estariam presentes Presidentes de vários países, na cidade de Santiago, no Chile, para estar ao lado do seu povo, presente no local do fatídico e terrível acontecimento, inclusive, disponibilizando toda a estrutura e logística dos órgãos do Governo Federal, com seus Ministérios, Forças Armadas e outros afins para agilizarem com eficiência e eficácia, o socorro e atendimento emergencial às vítimas deste tão fatal e lamentável episódio.

É lógico que necessário se faz ainda, após a mobilização de toda a estrutura do governo no socorro e atendimento urgente às vítimas e aos parentes e familiares das vítimas, uma investigação acurada e circunstanciada para apurar as responsabilidades, se estas houverem, para não se instalar mais uma vez no seio da nossa sociedade, esse terror que responde pelo nome de “impunidade”.

E que Deus...que o nosso Grandioso DEUS, Senhor de tudo e de todas as coisas possíveis e impossíveis, com o seu amor infinito, possa confortar a todos os parentes e familiares das vítimas e a todos os feridos e sobreviventes, restabelecendo suas forças e os recuperando, dando-lhes força, coragem, espírito de solidariedade e muito, mais muito amor para superarem este triste, negro e tão lamentável acontecimento.

As tuas bênçãos Pai e nos abençoe a todos. Amém!

Roberval Paulo
Blog Roberval Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste o seu comentário aqui