sexta-feira, 2 de março de 2012

PARA REFLEXÃO! - As Torradas Queimadas

 ACREDITO QUE CADA UM PODE APRENDER UM POUQUINHO COM AS PALAVRAS ABAIXO.TORRADAS QUEIMADAS 
As vezes, quando eu era menino, minha mãe fazia um lanche, tipo café da manhã, na hora do jantar. Me lembro especialmente duma noite, quando ela fez um lanche desses, depois de um dia de trabalho, muito duro.

Naquela noite, mamãe pôs um prato com ovos, linguiça e torradas bastante queimadas, na frente do meu pai. Lembro de ter esperado um pouco, para ver se ele percebia. Tudo o que papai fez, foi pegar sua torrada, sorrir pra mamãe e me perguntar como tinha sido o meu dia, na escola.

Não me lembro do que respondi, mas lembro de ter olhado pra ele lambuzando a torrada com manteiga e engolindo cada pedaço.

Quando eu deixei a mesa, ouvi mamãe se desculpando por ter queimado a torrada. E nunca esqueci o que ele disse: "Adorei a queimadinha"
Mais tarde, naquela noite, quando fui dar um beijo de boa noite no papai, perguntei se ele tinha mesmo gostado da torrada. Ele me abraçou e disse:

"Filho, sua mãe teve um dia de trabalho muito pesado e estava muito cansada... Além disso, uma torrada queimada não faz mal a ninguém. A vida é cheia de imperfeições e as pessoas não são perfeitas. E eu também não sou o melhor marido, empregado, cozinheiro, talvez nem o melhor pai, mesmo que me esforce todos os dias." O que tenho aprendido através dos anos é que saber aceitar as falhas alheias, escolhendo relevar as diferenças entre uns e outros, é uma das chaves mais importantes para criar relacionamentos saudáveis e duradouros. Desde que eu e a sua mãe nos unimos, aprendemos, os dois, a suprir as falhas um do outro. Eu sei cozinhar muito pouco, mas não sei fazer uma macarronada como ela, mas ela não sabe assar um churrasco como eu. Eu nunca soube dar banho em você, mas comigo você dormia rápido, sem reclamar.
A soma de nós dois construiu o mundo que você recebeu e que te apoia, eu e ela nos completamos. Nossa família deve aproveitar este nosso universo enquanto temos os dois presentes. Não que mais tarde, no dia que um partir, este mundo vá desmoronar, não vai. Novamente teremos que aprender e nos adaptar para fazer o melhor.

De fato, poderíamos estender esta lição para qualquer tipo de relacionamento: Entre marido e mulher, pais e filhos, irmãos, namorados, colegas de trabalho, escola e com os amigos.

Então filho, se esforce para ser sempre tolerante, principalmente com quem dedica o precioso tempo da vida, à você e ao próximo.

"As pessoas sempre se esquecerão do que você lhes fez, ou do que lhes disse. Mas nunca esquecerão o modo pelo qual você as fez se sentir."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste o seu comentário aqui