segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Animação Rio terá pré-estreia mundial no Brasil

por: Francisco Russo

14/02/2011 Animação Rio terá pré-estreia mundial no Brasil
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Uma das grandes apostas do cinema hollywoodiano para 2011 é a animação Rio. Produzido pela Blue Sky, empresa responsável pela série A Era do Gelo, e dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, o longa-metragem trará as aventuras de uma arara azul que não sabe voar, ao deixar a fria Minnesota rumo ao ensolarado Rio de Janeiro. O público brasileiro já havia sido brindado com a estreia antecipada do filme nos cinemas locais, em 8 de abril. Pois agora contará também com uma pré-estreia especial.

O diretor da Riofilme, Sérgio Sá Leitão, divulgou em seu Twitter que a pré-estreia de Rio está assegurada. O evento ocorrerá no Rio de Janeiro, em local ainda não definido, e reunirá boa parte dos atores que dão voz aos personagens e também os artistas que tocam na trilha sonora. A pré será em março, ainda sem data marcada.

Rio será o segundo grande lançamento americano deste ano a ter uma pré-estreia no Rio de Janeiro. No final de 2010 o próprio Sá Leitão informou que Velozes Cinco, o quinto filme da série Velozes e Furiosos, terá uma exibição prévia na cidade maravilhosa, agendada para abril. Parte das filmagens do longa-metragem ocorreram na própria cidade, em novembro de 2010.

Outra possibilidade é que Amanhecer - Parte 1, que também teve cenas rodadas no Rio de Janeiro, tenha uma pré-estreia na cidade. A Paris Filmes, distribuidora do longa-metragem no Brasil, e a Riofilme seguem em negociações com a Summit Entertainment para torná-la possível.

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Fonte: Adoro Cinema

DOMINGUINHOS, O DISCÍPULO Nº 1 DO VELHO GONZAGÃO


70 ANOS DO MAIOR DISCÍPULO DE LUIZ GONZAGA
Recuperado de um infarto, Dominguinhos festeja o aniversário hoje, na maior casa de forró de São Paulo. A maior atração será ele mesmo, que volta a tocar e cantar, ao lado da filha.

Por José Teles, do site MUSICARIA BRASIL

José Domingos de Moraes, Dominguinhos, patrimônio do povo brasileiro, faz 70 anos hoje, de bem com a vida. “Posso dizer que sou um homem feliz, e ainda mais por ser um homem reconhecido no meu País”. A felicidade de Dominguinhos é ainda maior, porque ele voltou a gozar de boa saúde, depois de um susto que o coração lhe pregou (teve um princípio de infarto), no mês passado: “Os médicos me garantiram que estou ótimo, fui tratado a tempo, e a recuperação está sendo rápida”, conta o músico, por telefone. Hoje ele volta a cantar e tocar, na festa de aniversário que lhe será oferecida na maior casa de forró de São Paulo, O Canto da Ema. Dominguinhos não sabia ainda quais os colegas que estariam na festa, mas a música estava garantida com ele e a filha, a cantora Liv Moraes (do seu segundo casamento com pernambucana Guadalupe).

Nascido em 12 de fevereiro de 1941, na zona rural de Garanhuns, Dominguinhos, chamado de Neném (só viraria Dominguinhos nos anos 60), e os irmãos Moraes e Valdomiro apresentavam-se nas ruas de Garanhuns como os Três Pinguins. Ele era o pandeirista. Aprendeu com Lula Preto, que tocava com seu pai, o mestre Chicão, agricultor, e sanfoneiro. Lula Preto, cujo nome era Luiz Gonzaga o ajudou assim, indiretamente, a conhecer outro Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. O cantor foi a Garanhuns em 1949, e trouxeram até ele Os Três Pinguins. Gonzaga gostou de Neném. Deu-lhe um maço de notas como cachê, e disse-lhe que o procurasse se um dia fosse ao Rio de Janeiro.

Em 1954, ele, o pai e o irmão viajaram de pau de arara para a então Capital Federal. Moraram em Nilópolis, num quarto alugado por Moraes, que já vivia lá. Dominguinhos trabalhava numa tinturaria. No final de semana tocava com o pai e irmãos, nas praças, passando o chapéu. Um dia foram à casa de Luiz Gonzaga, no Meier, Zona Norte carioca. Não tinham nada a perder. Depois de Gonzaga recebê-los só tiveram a ganhar. Dominguinhos ganhou de Lua um sanfona de 80 baixos. Além da sanfona, que o ajudaria a ganhar o pão por muito tempo, ganhou a amizade de Luiz Gonzaga que, em música, via longe. Viu que aquele adolescente franzino não era apenas mais um sanfoneiro, e o “adotou”. No dia 13 de dezembro, nomeou, oficialmente, Neném do Acordeão, na época com 15 anos, seu herdeiro artístico. A “nomeação”, aconteceu na festa de aniversário de Gonzagão, diante dos convidados.



“Seu Luiz só ficou com raiva de mim uma vez, foi quando soube que eu ia casar”, lembra Dominguinhos. Ele estava viajando com a primeira formação do Trio Nordestino (com Zito Borborema e Miudinho), quando soube que a namorada, Janete estava grávida: “Eu estava com 17 anos, e seu Luiz disse que minha carreira iria acabar ali”. Foi só um arroubo comum a Luiz Gonzaga, homem de pavio curto. A carreira de Dominguinhos só fez crescer a partir dali. Para sustentar a mulher e o filho, tocou em programas de rádios, em boates, clubes, foi enriquecendo seu vocabulário musical, com todos os gêneros possíveis de músicas.



O primeiro disco, no entanto, só gravaria dez anos depois de ter saído de Garanhuns, em São Paulo, na gravadora Cantagalo, fundada por outro sanfoneiro célebre, Pedro Sertanejo. Seu LP de estreia recebeu um título paradoxal: Fim de festa. Mas a festa estava só começando. A partir daí sua carreira correria paralela e complementar à de Luiz Gonzaga. Como o Rei do Baião, amargou tempos bons e ruins. Estava no palco do Teatro Tereza Rachel quando Luiz Gonzaga foi admitido no circuito universitário, com o aval dos tropicalistas. Dominguinhos seria o sanfoneiro preferido desta turma, e dois anos mais tarde, presentearia Gilberto Gil com um dos maiores sucessos de sua carreira: Só quero um xodó, feita em parceria com sua então companheira Anastácia. A música de Dominguinhos estendeu-se para todas esquinas da MPB, do forró mais tradicional à sofisticação de Chico Buarque. Seu próximo disco (e DVD), já gravado, não poderia ter título mais apropriado: O iluminado, conta com participações de Gilberto Gil, Yamandú Costa e Elba Ramalho. No entanto, não chegou às lojas porque Dominguinhos não tem gravadora, nem até agora conseguiu patrocínio (sic).

sábado, 12 de fevereiro de 2011

A NOSSA FALTA DE MEMÓRIA

É COM ESSE QUE VOU...
Posted: 11 Feb 2011 05:10 PM PST
Por Bruno Negromonte - MUSICARIA BRASIL

Deixei pra escrever este artigo justamente 10 dias depois em que se é comemorado o aniversário do compositor Pedro Walde Caetano (ou mais popularmente conhecido como Pedro Caetano) tendo por objetivo enumerar a quantidade de referências a essa data significativa para a nossa música popular brasileira.

Sabe quantas matérias eu cheguei a encontrar sobre tal assunto nas minhas andanças virtuais por blogs, sites relacionados a música e etc.? Não mais que 3! isso mesmo... 3 matérias sobre o centenário de um relevante compositor de nossa MPB. Uma escrita pelo Rogério Coimbra, outra pelo Raphael Vidigal e a terceira matéria escrita pelo Luís Nassif.

Estou quase me convencendo que o brasileiro tem por característica a predileção por esquecer. E essa preguiça em exercitar a memória acaba dando em algo que poderia considerar como um autêntico Alzheimer cultural.

Mas vamos ao que de fato interessa: Pedro Caetano nasceu em uma fazenda situada em Bananal (SP) no dia 01 de fevereiro de 1911; porém ainda na infância, muda-se para o Rio de Janeiro acompanhando os seus pais. Com sua chegada ao Rio, ainda criança, começasse a se interessar por música e passa a estudar piano.

Aos 22 anos, fez seu primeiro samba de projeção, "Foi uma pedra que rolou", que foi foi lançado em 1934 por Silvio Caldas no Programa Casé, mas que só foi gravado seis anos depois por Joel e Gaúcho.

O primeiro sucesso foi a valsa "Caprichos do Destino", gravada em 1938 por Orlando Silva e composta em parceria com Claudionor Cruz, seu parceiro mais constante.
Em 1942, outro sucesso: "Botões de laranjeira", choro gravado por Ciro Monteiro no selo RCA Victor.
"Maria Madalena dos Anzóis Pereira
Teu beijo tem aroma de botões de laranjeira"
Ciro Monteiro seria um dos seus mais constantes intérpretes.
Ainda em 1942 outro grande sucesso: "Sandália de prata", samba composto em parceria com Alcir Pires Vermelho e com interpretação de Francisco Alves.
Aracy de Almeida gravou o samba "Engomadinho" parceria com Claudionor Cruz, e Gilberto Alves a valsa "A Dama de Vermelho", parceria com Alcyr Pires Vermelho.
No carnaval de 1944, Francisco Alves grava a marchinha "Eu Brinco (Com Pandeiro ou Sem Pandeiro)".
No ano de 1946, Ciro Monteiro gravou o choro "O que se leva desta vida", clássico de seu repertório.
No Carnaval de 1947, lançou outro samba de sucesso, "Onde estão os tamborins", gravado pelo conjunto Quatro Ases e Um Curinga, pelo selo ODEON.
"Mangueira, onde é que estão os tamborins, ó nêga,
Viver somente de cartaz não chega"
No carnaval de 1948, apresenta o samba "É com esse que eu vou", gravado pelos Quatro Ases e Um Curinga pelo selo ODEON.
"É com esse que eu vou sambar até cair no chão
É com esse que eu vou desabafar na multidão..."
Em 1961, lançou no Carnaval a marchinha "Desta vez vamos", cuja letra satirizava o slogan do então candidato à presidência da República Ademar de Barros.
Para o Carnaval de 1965 compôs, em parceria com Alexandre Dias Filho, a marcha "Todo mundo enche", outra sátira política.
Em 1968, participa do concurso de Carnaval promovido pela Secretaria de Turismo do então Estado da Guanabara, com a marcha "Jambete Sensação", parceria com Claudionor Cruz.
Em 1975, aos 64 anos, gravou na RCA Victor o seu único disco, interpretando os seus grandes sucessos.
Em 1984, publicou o livro "Meio Século de Música Popular Brasileira — O que Fiz".
O samba "É Com Esse Que Eu Vou", seu maior sucesso, voltou a fazer sucesso 25 anos mais tarde, quando foi gravado por Elis Regina.
O registro de seu depoimento para o programa Ensaio, da TV Cultura, de 1973, foi lançado em 2000 e está disponível em CD.
No dia 27 de julho de 1992 morre na cidade do Rio de Janeiro, aos 81 anos de idade.
Vale registrar que Pedro Caetano foi autor de mais de 400 composições, não fez da música a sua profissão, tendo sido comerciante de sapatos durante a sua vida profissional e teve parcerias com nomes conceituados de nossa MPB como: Claudionor Cruz (o mais constante), Pixinguinha, Noel Rosa, Alcir Pires Vermelho e Walfrido Silva.

MUSICARIA BRASIL

SÉRGIO MENDES FAZ 70 ANOS COM UMA CARREIRA INTERNACIONAL PRA LÁ DE SEDIMENTADA
Posted: 11 Feb 2011 05:08 PM PST
Um dos músicos brasileiros mais respeitados no exterior, Sérgio Mendes continua a atrair público de todas as gerações. O célebre "maestro brasileiro" lançou 40 álbuns e tocou para dois presidentes na Casa Branca.

Por Pedro Proscurcin Jr. 
Conhecido por seu especial talento como pianista e arranjador, o músico Sérgio Santos Mendes, nascido em Niterói (RJ), em 11 de fevereiro de 1941, e completa 70 anos hoje desfrutando de uma longa carreira de sucessos internacionais. Por viver há vários anos nos EUA, muitos duvidam se Sérgio Mendes é propriamente um músico brasileiro.

Essa dúvida não existe para Ricardo Cravo Albin, organizador do Dicionário Cravo Albin de Música Popular Brasileira: "Claro que uma forma mais internacionalizável, mais pop e pessoal é característica de sua obra", mas "certamente que Sérgio Mendes é um músico brasileiro, isso pelo seu berço, pela sua nacionalidade e pela qualidade da música que executa", explica.

Certo é que a biografia de Mendes soluciona a questão sobre ele ser ou não um dos grandes representantes da música popular brasileira.
 
Da bossa nova ao sucesso nos anos 1960

Sérgio Mendes adquiriu sua formação em música clássica no conservatório de Niterói, mas, aos poucos, voltou-se para o jazz e adquiriu gosto especial pelo piano. No fim da década de 1950, o som da moda entre os jovens era jazz americano e bossa nova.

"Nos anos 1960, quando ouvíamos jazz no Rio de Janeiro, eu havia começado minha coleção de jazz e emprestava discos de Horace Silver, o pianista norte-americano, a Sérgio Mendes, ele era louco pelo piano de Horace Silver", explica Cravo Albin. Mendes iniciou sua carreira fazendo "jam sessions" na casa Little Club, no Beco das Garrafas no Rio de Janeiro.

Em 1961, gravou seu primeiro álbum, Dance Moderno, com o Sexteto Bossa Rio. Nesse período, viajou pela Europa e pelos Estados Unidos, gravando outros LPs. No ano de 1962, apresentou-se no famoso Festival de Bossa Nova, realizado no Carnegie Hall de Nova York.

Um ano mais tarde, apresentou-se em festivais de jazz na França e na Itália, fazendo ainda turnês ao Japão em 1964. Neste mesmo ano, mudou-se para os EUA e produziu os LPs The swinger from Rio e Bossa Nova York, com destaque para as canções Maria Moita (Carlos Lyra e Vinícius de Moraes) e Garota de Ipanema (Tom Jobim e Vinícius de Moraes).
 
Apresentações na Casa Branca

Já estabelecido nos EUA, formou o grupo Brasil' 65, com a participação de Marcos Valle e Ana Maria Valle. Logo em seguida, gravou com Wanda Sá, Rosinha de Valença, Bud Shunk e o Sergio Mendes Trio.

No ano seguinte, formou a banda Sérgio Mendes & Brasil '66, alcançando sucesso com Mas que nada. A música foi composta por Jorge Ben Jor e ganhou arranjos adaptados ao ritmo da bossa nova. O final da década de 1960 culminou com um recorde de vendas de discos e duas apresentações na Casa Branca, para os então presidentes Lyndon B. Johnson e Richard Nixon.

Em 1984 gravou o álbum Confetti, conhecido pela música Olympia, tema dos Jogos Olímpicos de Los Angeles. Ainda nessa década, trabalhou na música No Place to Hide, com a cantora Lani Hall, com quem produziu Never Say Never Again, música título de um filme de James Bond.
 
Prêmio Grammy

O 'maestro brasileiro' retoma grandes sucessos em 2006Bildunterschrift: Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift: O 'maestro brasileiro' retoma grandes sucessos em 2006 Em 1993, consagrou-se com o CD Brasileiro, que lhe rendeu o Prêmio Grammy na categoria "Best World Music Album". Em 2006, após dez anos sem gravar, Sérgio Mendes voltaria ao cenário internacional da música com o CD Timeless, que teve as participações especiais de Stevie Wonder, Justin Timberlake e Will.i.am (Black Eyed Peas), entre outros.

O álbum, que atraiu especialmente o público mais jovem, foi feito com releituras de músicas brasileiras, como Mas que nada (Jorge Ben Jor) e Berimbau (Baden Powell e Vinícius de Moraes).

O que define Sérgio Mendes como um músico diferenciado é sua criatividade, diz Cravo Albin: "Sérgio Mendes é um estupendo arranjador, isso o tornou um dos líderes da música pop no mundo inteiro, a partir, eu insisto, de fontes localizadas na bossa nova brasileira", explica.

Em 2008, o "legendary brazilian maestro", como é conhecido nos EUA, grava o CD Encanto, fazendo parcerias com Natalie Cole, Fergie (Black Eyed Peas), Juanes e Vanessa da Mata, entre outros.

Seu último CD, Bom tempo (2010), tem a participação especial de Milton Nascimento, Seu Jorge e Gracinha Leporace (sua esposa), entre outros. Como já aconteceu antes, Mendes repete sua fórmula de sucesso, fazendo novas leituras de antigos êxitos.

"O que fez Sérgio conquistar o mundo foi sua levada pop, sua levada leve, a partir da música brasileira", explica Cravo Albin. Desse modo, antigas músicas brasileiras ganham novos contornos e recebem novas cores, mantendo consagradas as características de Mendes como autêntico músico brasileiro.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Mourinho pede, e Real Madrid entra na lista de interessados em Neymar

Do UOL Esporte - Em São Paulo

Mowa Press Neymar chama atenção dos principais clubes da Europa; Real Madrid estaria na briga pelo santista
Principal destaque do Sul-Americano sub-20, disputado no Peru, Neymar aparece nas manchetes dos jornais europeus todos os dias. Nesta quinta-feira, o atacante da seleção brasileira foi citado pelo jornal italiano La Gazzetta dello Sport, que revela um pedido especial de José Mourinho. O treinador português colocou o jovem santista em sua lista de reforços para a próxima temporada.
Segundo o diário, o Chelsea está fora da briga após a contratação de Fernando Torres. Então, o destino de Neymar estaria entre Espanha e Itália. Juventus e Inter de Milão esperam para fazer uma oferta, mas ganharam um rival de peso: o Real Madrid. Mourinho gostaria de contar com o atacante na próxima temporada.
O Barcelona também já foi citado pelos jornais da Europa. Chefe do departamento de olheiros do Barça, Albert Valentín está na América do Sul para encontrar jovens jogadores para o clube e, em seus relatórios, Neymar aparece como o principal nome a ser monitorado.
O atacante ganha cada vez mais fama no continente. La Gazzetta dello Sport destaca que o atleta é caro e só deixaria o Santos com uma oferta de 50 milhões de euros. No entanto, o jornal ressalta que Neymar vale o investimento.
As exibições de Neymar no Sul-Americano têm chamado a atenção de olheiros dos principais clubes europeus. Valorizado, o “leilão” pelo atacante deve aumentar ainda mais e manter o valor para contratar o jogador no alto, segundo o diário italiano.

Boa fase de Rafael Moura já o credencia para ser titular ao lado de Fred

Do UOL Esporte, no Rio de Janeiro

  • Bom momento com a camisa do Flu pode dar a Rafael Moura uma vaga de titular ao lado de Fred Bom momento com a camisa do Flu pode dar a Rafael Moura uma vaga de titular ao lado de Fred
Em duas partidas, Rafael Moura já marcou quatro gols: dois contra o Argentinos Juniors, pela Libertadores, e outro dois diante do Botafogo, pelo Carioca. O bom momento do atacante já o credencia para ganhar a vaga de titular ao lado de Fred, mesmo ambos tendo características iguais.
“Ele pode ser titular e tem tudo para isso. Rafael Moura e Fred já atuaram juntos. O Fred sai mais para o jogo, enquanto o Rafael Moura fica mais fixo na área”, salientou Muricy Ramalho.
Nesta temporada, em sete partidas, o Fluminense marcou 21 gols. Juntos, Fred e Rafael Moura anotaram mais da metade: 12. O camisa 9 segue como artilheiro tricolor na temporada, com oito.
“O Fred tem feito gols, pois a bola está chegando muito nele. É um jogador que nasceu para fazer gols. O Rafael Moura, por sua vez, conhece muito e está sempre preparado, nunca é pego de surpresa”, salientou o treinador.

Rafael Moura e Fred, que formaram a dupla de ataque contra o Botafogo, devem repetir a dose no compromisso deste domingo, diante do Madureira, às 17h (horário de Brasília), no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, pela sétima e última rodada do grupo B da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca.
“Fred é um jogador que sabe se deslocar e facilita tanto para mim, quanto para ele. Acho que não teremos problema, caso a gente atue juntos novamente”, salientou Rafael Moura.

30 ANOS DAS ASAS DO FREVO

30 ANOS DAS ASAS DO FREVO
Por Michelle de Assumpção - do site MUSICARIA BRASIL

Entre 1981 e 1990 não existia nenhuma conversa de que o frevo precisava ser renovado. Aliás, essa constatação de hoje é justamente por conta daquela década. Pois foram aqueles anos - no auge do pop rock nacional, do axé baiano e antes da explosão maior da música pernambucana, que viria com o manguebeat - o auge das produções mais felizes do frevo. O compositor caruaruense (hoje radicado no Rio de Janeiro) Carlos Fernando era um dos protagonistas desta festa frevística, pois praticamente tomou como missão artística ensolarar, arejar e desterritorializar o gênero que, cantado pelas vozes da elite da MPB, eram tratados como músicas para ser tocadas o ano inteiro.

Para comemorar os trinta anos da primeira coletânea, o compositor gostaria de ter feito mais uma edição inédita do projeto. Por falta de patrocínio, a oitava edição do Asas vai aguardar mais um pouco. Enquanto isso, o dia do frevo poderá ser fartamente comemorado no Brasil, a partir do relançamento dos sete volumes da coletânea Asas da América, reunidos com suas capas originais, numa caixa de luxo. Os discos podem ser encontrados em várias lojas, juntos na caixa, ou separados. O valor médio é R$ 22, 50 a unidade e R$ 150, a caixa (preço na Passa Disco).

Grandes clássicos do frevo canção saíram dos LPs do Asas da América que Carlinhos produziu para desaguar toda sua produção. Banho de cheiro ficou eternizada na voz de Elba Ramalho. Noites olindenses (quero dançar com você nas noites olindenses) trouxe o baiano Caetano para o frevo pernambucano. Chico Buarque cantou No dia que o Cristo falou, também no quinto volume do Asas. Carlos Fernando, além do mérito de ter composto belos frevos, também conseguia a proeza de fazer com que as gravadoras liberassem seus artistas para o projeto.

Nesse volume, por exemplo, ele trouxe Caetano e Luiz Caldas da Polygram; Alceu Valença da EMI-Odeon; Moraes Moreira da CBS e Zé Ramalho da BMG-Ariola. Caetano, aliás, cantou no Asas desde seu primeiro volume. Bom é Batutaestá na sua voz. Alceu Valença também foi constante intérprete de Carlinhos. No primeiro disco, está ele com as clássicas (O homem da meia noite e Pitomba pitombeira). Memorável também é Gilberto Gil cantando com Jackson do Pandeiro Sou eu o teu amor.

Carlos Fernando encerrou a produção do Asas do Frevo para cuidar dos discos Recife Frevoé, resultado do concurso de música carnavalesca do Recife. Era menos estressante cuidar desse tipo de produção (para fazer o Asas dependia da agenda dos grandes da MPB), por outro lado, sofreu com a queda da qualidade das músicas. "Ainda passei a chamar grandes intérpretes para cantar frevos antológicos. Uma maneira de mostrar o que foi bonito e o que estava feito e precisava mudar", diz ele, um crítico da produção atual do frevo, que ele considera fraca. "Gosto de Michiles, Geraldo Amaral, Dom Troncho, mas o resto precisava ouvir mais frevo, mais histórias para compor melhor", aconselha.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

PAZ - É DELA QUE PRECISAMOS


PAZ AO RIO E PAZ AO POVO TAMBÉM

A pomba branca da paz alçou o seu vôo e sobrevoou toda a baía de guanabara, na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro e, nos morros da insônia e do desassossego, foi atingida e ferida de morte por balas perdidas e destinadas especificamente para inibir a paz e esta, chorando a insensatez da humanidade desordenada e sem direção, deixou-se abater e caiu por terra em sono profundo para não mais levantar.

Foi-se embora a paz, tragada e morta pela ambição e egoísmo dos seres humanos. Pela maldade e insanidade dos modelos econômicos vomitados pelas estruturas do poder que, podres e corruptas, segregam e excluem a grande maioria dos seus iguais.

E assim, o caos se instalou e a bandeira negra da dor e do terror espalhou sua legião de seres ante-socializados pela hipocrisia viva e cruel dos homens, pelos becos e labirintos e vãos dos morros e favelas à caça do sangue que de suas entranhas foi retirado à custa de ações massacrantes e perversas contra as massas, arquitetadas pela minoria privilegiada e inescrupulosa e, o conglomerado da miséria humana encheu, encheu que explodiu, fazendo jorrar dos morros para o asfalto a desesperança, o descaso, o medo da existência e a dor aguda da impotência, desencadeando o confronto geral dos que nada tem aos que tudo ganham.

A guerra foi inevitável e o sangue de culpados e inocentes se igualaram na dor das famílias destruidas e a batalha sangrenta teve início quando a descrença venceu o amor e, no rito do cada um por si, na junção da conveniência, venceu o desentendimento total pela selvagem e necessária sobrevivência.

O caminho inverso está sendo feito. Tudo que vai um dia volta, transformado e transfigurado. O que foi levado e semeado pelo desamor da sociedade para com ela mesma retorna agora em ódio e ação contrária à sua própria dor que sangra com o sabor do sangue imprevisível e inevitável.

Não há mais outro caminho. Não tem mais outro jeito que não o enfrentamento dos poderes.
O poder oficial, instituído, legítimo, legalizado menos que irracional e guiado pelos interesses dos seus mandatários e o poder paralelo, também instituído e legitimado pela lei da sobrevivência, alimentado pelas feridas enraízadas n'alma, causadas pelas ações ineficazes e cínicas do poder oficial; ilegal mas não menos poder enquanto poder de interesses.

Que vença a paz, se isso for possível e que cause o mínimo necessário de dor.
A dor impossível e revolta que ataca nosso peito a cada novo menino garoto tragado pelo crime.
A cada nova menina moça pintada pelas cores intrigantes e revoltantes da ascendente e desfigurada prostituição.
A cada pai de família com o peito trespassado pela faca da realidade da vida do filho morto.
A cada mãe com alma e coração sangrando pelos filhos fulminados, alimentados e decaídos pelo indestrutível e periculoso tráfico.
A cada novo ser esperançoso dessa tão desesperançada sociedade, descrente e desencaminhada como sedenta e perseguidora voraz da paz tão sonhada e almejada.

Que vença a paz se isso for possível.
Que vença a paz se isso for possível.
Que vença a paz! Que vença a paz!

Enfim, que vença e reine a paz, consumindo, amenizando, suavizando e cicatrizando todas as dores que somos enquanto sociedade em "desevolução", retrocedendo, à procura do seu início.

Roberval Paulo

MATÉRIA REEDITADA PARA REFLEXÃO


ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2010 – A TEORIA DA CONSPIRAÇÃO

Obs.: Esta matéria foi publicada neste blog em 24 de novembro de 2010 e reedito-a agora para refletirmos sobre este feito histórico: "A eleição da Presidente Dilma Roussef."

Quando assisti ao filme Teoria da Conspiração pela primeira vez, confesso que não entendi nada; não entendi bulhufas nenhuma. Assisti pela segunda vez e aí a coisa foi diferente; entendi menos ainda. Fiquei intrigado com o modelo americano de contar e mostrar suas tantas facetas e modelos de operetas, contrárias e inversas à ideia original. É tudo o que realmente acontece mas que é negado a todos saber. Teoria da Conspiração, na verdade, é tudo o que eles gostariam que você não soubesse. É uma teoria de um grupo de pessoas, devidamente organizada, aos seus moldes, manipulando um evento ou uma série de eventos para obter um determinado resultado e que, com certeza, seja favorável aos envolvidos.
Bem, do filme em si, confesso que pouco entendi ou entendi nada.
Agora, do que aconteceu nessa nossa campanha presidencial de 2010 eu entendi tudo.
Dessa teoria da conspiração nacional, tudo se sabe. É só analisar com carinho e muito, mas muito critério.

Vejamos:

O Serra é o representante legítimo das oligarquias que tanto mal fizeram à nossa Nação. É o verdadeiro representante de uma oligarquia que é o PSDB e seu grupinho de amigos influentes. É um grupo de intelectuais “políticos”, bem inteligentes, é bom que se diga que, com um discurso falso e a apropriação de projetos que não lhes pertencem, inclusive do plano real, conseguiram seduzir e enganar o povo com a eleição de FHC. Com a montagem e manutenção de uma gigante estrutura de poder, auxiliada pelo DEM, conseguiram a reeleição e governaram esse país por 08 anos. E queriam que o seu projeto de governo, elitista e altamente conservador, durasse mais e acreditaram e investiram fortemente nisso.

Porém, deram com os burros n´agua.

Não contavam com o preparo, repreparo e sagacidade e nem com o conhecimento profundo do Brasil, de todas as suas regiões e do seu povo, pelo cidadão LULA. Não podiam crer que um torneiro mecânico teria a capacidade de desbancar toda uma estrutura montada, articulada e arquitetada nos mínimos e cruéis detalhes. Não podiam e não queriam acreditar que um homem da base, das massas, do meio do povo, pudesse adquirir conhecimentos, e habilidades, e assumir compromissos com a Nação que a nossa direita raivosa e elitista jamais foi capaz em toda a sua vã existência, enquanto estrutura política encarregada de dirigir os destinos de um povo.

O resultado está aí. Dilma Roussef, presidente da República Federativa do Brasil. A primeira mulher presidente da nossa república. Ação e feito do presidente e cidadão LULA da Silva, o maior de todos os seres mortais deste país.

O único Presidente que soube entender e assimilar, com senso de justiça e muita, mas muita sensibilidade e, acima de tudo, responsabilidade, a soberania do povo e que o povo é o contribuinte e o destinatário, em potencial, dos recursos e investimentos públicos e, como nunca antes visto na história do Brasil, deixa o governo, pós 08 anos de mandato, com 87% de aprovação popular.

Deixa o governo para, em vida, entrar para a história. Torna-se uma das maiores lideranças políticas do novo mundo. Aquele mundo que, aos poucos, vai encorpando e encarnando em si, o espírito da solidariedade mundial. O verdadeiro espírito de amor ao próximo, tão esquecido pelas corporações e instituições capitalistas do velho mundo.

Contrário às Teorias da Conspiração Americanas, a nossa Teoria da Conspiração tupiniquim foi bem entendida e, referendada as suas intenções pelo povo, foi a mesma desbaratada e derrotada de maneira inquestionável e singular.

Um Brasil novo está sendo construído e consolidado no seio de um governo espelhado e inspirado nas esperanças e sonhos de uma nação inteira que, por sofrerem na carne a dor e humilhação da opressão, renasceram, de forma heróica e o brado retumbante, em busca do sol da liberdade.

E, gigante pela própria natureza, assimilou, em verdade, que um filho teu jamais foge à luta e nem teme, quem te adora, a própria morte.

Por isso, és: Terra adorada, entre outras mil, és tu, BRASIL, ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, BRASIL!

E se o assunto é teoria da conspiração, mande para nós, Nação Brasileira que, aqui, entendemos tudo e resolvemos, abrindo trilhas sólidas e confiáveis para um futuro próspero e sem medo.

Roberval Paulo

COMO RONALDINHO GAÚCHO CHEGOU AO FLAMENGO? Leia...


PVC detalha como a Traffic garantiu Gaúcho no Fla e Grêmio e Palmeiras 'chuparam o dedo'

por ESPN.com.br
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O leilão envolvendo o retorno de Ronaldinho Gaúcho ao Brasil gerou críticas, revoltas, tristeza, sentimento de traição e acabou com o meia vestindo a camisa do Flamengo. Na edição de fevereiro da Revista ESPN, Paulo Vinícius Coelho relata, detalhe por detalhe, começo, meio e fim desta complexa história que teve até brinde comemorando a ida - que jamais aconteceu - do atleta para o Grêmio. Outro envolvido, o Palmeiras viu sua ex-parceira Traffic ser decisiva no negócio, mas a favor dos cariocas.

"A Patrícia Amorim conversou pela primeira vez com ele antes da eleição [da mesma à presidência do clube], em 2009. Teve contatos com o Assis em abril de 2010 e formalizamos o projeto em julho. Ele ficou no Milan, mas nunca paramos de conversar", lembrou o diretor-executivo de Marketing do Flamengo, Harrison Baptista.

O Palmeiras tratou com Ronaldinho Gaúcho em julho de 2010. "O Milan não dizia quanto queria, mas deixava claro que não liberaria sem receber pela rescisão do contrato. Estava claro que o valor seria alto. O negócio esteve bem quente, depois esfriou, e lá por setembro esquentou mais uma vez”, conta Savério Orlandi, ex-diretor de futebol alviverde.

PVC detalha como a Traffic garantiu Ronaldinho Gaúcho no Flamengo
PVC detalha como a Traffic garantiu Ronaldinho Gaúcho no Flamengo
Crédito da imagem: Reprodução/Capa da Revista ESPN

Um brinde! E assim levantaram as cinco taças de champanhe, brindando o retorno de Ronaldinho Gaúcho... ao Grêmio. Era perto da meia-noite do dia 19 de dezembro e o cenário, a residência do vice-presidente do clube, Ricardo Vontonbel, no bairro das Três Figueiras, em Porto Alegre. Além do dono da casa, o presidente do Grêmio, Paulo Odone, o vice-presidente de futebol, Antônio Vicente Martins, e Roberto de Assis Moreira, o Assis, irmão e procurador de Ronaldinho Gaúcho, sorriam com suas taças de
Dom Pérignon.

Mas por que a Traffic, velha parceira de Grêmio e Palmeiras, optou pelo Flamengo? A empresa de J. Hawilla, representada o tempo todo nas negociações por Júlio Mariz, acabou como avalista da ida de Ronaldinho para a Gávea. Como isso se deu, quais os valores envolvidos, a última ligação do advogado do jogador para um representante gremista, em um domingo - o meia foi apresentado com a camisa rubro-negra na quarta -, e o 'último gole' desta turva história você lê na íntegra nas páginas da Revista ESPN.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O CANTINHO DA POESIA

EVOLUÇÃO

Poeta das palavras
Palavras que nada dizem
Palavras que tudo dizem
Palavras que nunca passam
Palavras, só palavras
Que dizem o que quer dizer
Até o que se não quer dizer
E vão de encontro a outras palavras

Palavras que cantam o sol
e a lua e tantas coisas
Cantam o amor pela vida
E a saudade de dias passados

Contam a história dos povos
E todas as línguas são só palavras
Idiomas e dialetos de sons
Leve EVOLUÇÃO da humanidade
Caminho das palavras que não cessam
Poesia-sonho para um mundo melhor...


Roberval Paulo 

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A LIVRE INTERNET x O PENSAMENTO LIVRE

Em um tempo bem recente a onda era os correios, as cartas, os velhos postais. Meu Deus! Os telegramas até para comunicado de morte; a informação mais segura e codificada do telex e do rádio amador. O mundo evoluiu rápido e com ele, a tecnologia da informação. Evoluiu situando-se na vanguarda de todos os processos. Por caminhar mais depressa que os outros sistemas, ficou sozinha em seu ambiente e perdeu o passo; perdeu o controle do seu próprio caminhar e se desvirtuou do seu objetivo e fundamento maior que era simplesmente e sempre passar adiante a realidade dos fatos e acontecimentos o mais depressa possível e o mais fielmente possível. A informação se desvirtuou por completo e atende hoje a outros tantos interesses que não só o de informar e se fazer conhecer. No quesito velocidade nada se questiona. Está muito rápido, até mais que Airton Senna e Michael Schumacher juntos.

A questão é a qualidade desta informação e os interesses que ela defende. A informação está ferida de morte e a internet é o ataúde, o caixão, o recipiente, o caldeirão "fervente" que acolhe e abriga tudo. É como a terra. Abriga o anjo tal qual abriga o demônio aos olhos crédulos e incrédulos, atenciosos e alienados, de boa fé e mal intencionados no teatro protagonizado e dirigido pela humanidade irracionalizada e desumanizada pela selvageria dos interesses materiais e de poder impostos por aqueles que por força da corrupção do ter, já estão, a muito tempo, desprovidos dos valores éticos e morais que ainda deveriam nortear as ações e decisões humanas. O senso caiu no ridículo e é operado e levado a efeito no fundamento raivoso do instinto. A estratégia e planejamento das ações na disseminação da informação tem como objetivo único convencer; somente convencer sem se importar se há verdade; somente convencer mesmo sendo a informação um castigo e um pecado para a sociedade.

Estamos vivenciando este momento de cruéis noticiários levianos e insanos que ferem de morte a nossa soberania conquistada a sangue e lágrimas e,  a internet, é o palco maior dessa selvagem batalha. Tudo se fala e se escreve mas nem tudo se prova. Tudo se produz e essa produção fétida e podre é repetidamente cambiada e recambiada para os olhares das pessoas no intuito de vencer pelo cansaço as mentes e corpos já surrados por esta louca e  surreal realidade. Ferem a honra de pessoas, a moral de outras e tudo vale pelo desejo macabro do poder. Estraçalham sentimentos, extravasam emoções e brincam com a fé e crença das pessoas, usando e abusando até de preceitos religiosos ainda não resolvidos nas instituições e muito menos na cabeça do povo. A informação agride, pela internet, o ambiente livre dos sonhos, onde tudo pode e é possivel e permitido sem se importar com o rastro de destruição que segue na calda dessa informação, capaz de dizimar e reduzir a cinzas e ao pó sonhos inteiros da humanidade.

Vigiemos. Vamos nos atentar mais para o descontrole da informação pela internet, nos embasando mais e aprofundando e fundamentando nosso estudo antes de comprar a ideia. Vamos ser a nossa principal crítica. Não se aliene. Filtre tudo e absorva só o que é importante. Não importante só para você mas, principalmente, para a coletividade. Não ponha crença em tudo e não se deixe levar pela ideia dominante do vale tudo. À internet pode-se tudo dizer mas vamos nos dizer só o que realmente nos seja importante. À nós e à sociedade. À nossa população, sem exclusões e ao Brasil como um todo. Vamos controlar o descontrole. Vamos respeitar e preservar os nossos valores. Vamos dizer não ao desrespeito e àqueles que estão nos desrespeitando.

Roberval Paulo

Confira as fotos da Campanha Nova Schin - Feijoada

http://www.ivetesangalo.com/

do site Oficial da Ivete Sangalo


ABRAÇA BRASIL E AS VIRGENS DE VERDADE

 Musicaria Brasil


Posted: 03 Feb 2011 06:11 PM PST
Por JC online

O ano-novo nem passou direito e já começaram as preparações para o Carnaval. Um dos destaques da folia em Olinda será a união do bloco Virgens de Verdade, criado em 2001, com o projeto Abraça Brasil. O bloco desfila na orla da cidade em ritmo pré-carnaval, no dia 20 de fevereiro, e tem a proposta de apresentar as comemorações de várias cidades do Brasil com shows em diversos trios elétricos.

O evento terá duração de sete horas, com encerramento previsto para às 17h. Foram investidos aproximadamente R$ 3 milhões e a expectativa é levar para as ruas de Olinda cerca de 800 mil pessoas, em um percurso de 3,5 quilômetros. O bloco sairá às 10h do Clube Atlântico Olinda, na Avenida Beira Mar, passando pelas Ruas Eduardo Moraes, José Augusto Moreira, Marcolino Botelho, tendo sua apoteose na Rua Otaviano Pessoa Monteiro. A dispersão acontecerá na Rua Eduardo de Moraes.

Segundo o presidente do projeto Abraça Brasil, o empresário Antônio Bernardi, a nova edição das Virgens não pode ser comparada a nada realizado na região. "Teremos pela primeira vez a união cultural dos carnavais do Brasil em uma única manifestação popular, sendo popular e gratuito", comenta. A animação começará com apresentações folclóricas e musicais. Também comporá a comissão de frente 30 bonecos gigantes e uma orquestra de frevo.

O cantor André Rio representará a capital pernambucana; Alceu Valença, Olinda; e Almir Rouche o município de Bezerros. Já quem vestirá a camisa por Salvador é a Banda Chicabana e Margareth Menezes. Todo o gingado dos sambas do Rio de Janeiro e São Paulo também estará presente na folia. Os grupos Pixote (SP) e Molejo (RJ), junto a figuras representativas de escolas de samba, prometem agitar o público.

As bandas Aviões do Forró e Garota Safada ainda elevarão a temperatura dos trios do Ceará. O Norte também estará simbolizado na festa. Os famosos bois de Parintins, Caprichoso e Garantido farão apresentações com espetáculos culturais de dança. Calypso, simbolizando Belém do Pará, também está na programação.

Além de todas essa atrações, o evento ainda contará com as participações especiais de Elba Ramalho, Tony Garrido, Otto e Ninha, ex-integrante do Timbalada. O projeto contará também com um Arena Oficial, onde se apresentará João do Morro, Lapada, MC Sheldon e o Grupo Sem Razão.

Para os que preferirem curtir a folia de camarotes, existem duas opções no corredor da folia: o Do Zezo e o Casou Porque? Contigo!. Os preços variam entre R$ 60 e R$ 200, se for all inclusive. Informações específicas sobre o local de venda ainda não foram divulgadas. Com tantas opções de estilos musicais, não tem nem porque passar a folia pré-carnavalesca em casa.

do site MUSICARIA BRASIL