quinta-feira, 9 de junho de 2011

JOÃO GILBERTO - O mago da bossa nova em seus 80 anos

Musicaria Brasil



JOÃO GILBERTO, 80 ANOS




Por Elfi Kurten


João Gilberto Prado Pereira de Oliveira nasceu em 10 de junho de 1931 - Juazeiro, Bahia, Brasil.

O compositor, cantor e violonista - nasceu em família de músicos amadores e ali, ainda adolescente, formou o conjunto Enamorados do Ritmo. Na década de 1940, adorava escutar Dorival Caymmi, Dalva de Oliveira, Orlando Silva, Duke Ellington e Tommy Dorsey.

Aos dezoito anos tornou-se crooner da Rádio Sociedade da Bahia, em Salvador, transferindo-se para o Rio de Janeiro em 1950, onde integrou o conjunto vocal Garotos da Lua, que atuava na Rádio Tupi, com quem gravou dois discos no ano seguinte. Iniciou depois carreira solo, gravando mais um disco e, logo após, integrou dois outros conjuntos, tendo também sua primeira composição gravada.

Retirou-se do Rio de Janeiro entre 1955 e 1957, quando se dedicou ao aprimoramento técnico e aperfeiçoou um novo estilo. De retorno à capital, lutou para apresentar a novidade, que, afinal, nasceu pronta, inteira, em um disco de 78 rpm gravado em julho de 1958, cujo impacto mudou o rumo da música brasileira.

Apesar da fama com a então recém-criada bossa nova, sua primeira gravação lançada comercialmente foi uma participação como violonista no disco de Elizeth Cardoso de 1958 intitulado Canção do Amor Demais, composto por canções de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Em março de 1959 foi lançado seu primeiro álbum, Chega de Saudade, seguido de mais dois nos anos subseqüentes; estava consolidada a nova linguagem musical.

A sonoridade criada por João Gilberto, acrescida de um ritmo original, popularizou desde cedo o samba moderno com o nome de bossa nova. Toda uma geração de jovens músicos foi influenciada pela nova estética, provocando uma onda comercial. Depois de revolucionar a música brasileira, o som de João Gilberto atingiu os músicos de jazz, que o identificaram como fenômeno. Seus discos começaram a ser levados do Brasil por músicos americanos em turnês, copiados, transmitidos em programas radiofônicos de grande audiência entre jazzistas e por fim, antes de se encerrar o ano de 1961, foi lançado nos Estados Unidos o álbum Brazil's Brilliant João Gilberto.

Durante o ano de 1962 a bossa nova ganhou popularidade internacional. O sucesso comercial de um álbum do violonista Charles Byrd com o saxofonista Stan Getz ocasionou a corrida dos jazzistas aos estúdios e a onda do "jazz samba", com dezenas de álbuns lançados naquele outono americano. Em novembro, João Gilberto apresentou-se no Carnegie Hall, em Nova York, fixando residência ali até 1979 (entre 1969 e 1971 morou na cidade do México).

Seu primeiro álbum gravado nos Estados Unidos, Getz/Gilberto, permaneceu um ano no depósito da gravadora, por estar o mercado já saturado das imitações. Lançado em 1964, depois da onda comercial, foi aclamado como a bossa nova verdadeira, dividiu o topo das paradas de sucesso com os Beatles por 96 semanas, recebeu nove indicações e quatro prêmios Grammy, atingiu vasta audiência internacional, tornou-se best seller durante anos, lançou a canção “Garota de Ipanema” e a cantora Astrud Gilberto, então Sra. João Gilberto.

Nos anos 80 no Brasil, João Gilberto colaborou com Gilberto Gil, Caetano Veloso e Maria Bethânia (criadores, em fins da década de 1960, do movimento conhecido como Tropicália). Em 1991 lançou o disco João, que não tinha nenhuma composição de Tom Jobim. Ao invés disso, teve trabalhos de Caetano, Cole Porter e de compositores de língua espanhola.

O trabalho de difusão da moderna música brasileira manteve João Gilberto residindo no exterior por dezessete anos, tempo em que firmou a bossa nova como idioma musical brasileiro e conquistou prestígio pessoal definitivo. Por três vezes esteve concorrendo ao Grammy como melhor cantor de jazz: com Getz/Gilberto (1964); Amoroso (1977); e com Live in Montreux (1988). Seu álbum, João Voz e Violão, levou a estatueta em 2001.

Considerado uma das personalidades artísticas mais originais e um dos músicos mais influentes do mundo contemporâneo, João Gilberto vive no Rio de Janeiro.


Depoimentos:

João Gilberto "transformou o extrovertido e efervescente samba em uma meditação". "A bossa nova botou uma escola de samba inteira em seis cordas." ( Jon Pareles - Crítico do New York Times)


“Um tipo de interpretação discreta e direta, quase falada, que se opunha de todo em todo aos estertores sentimentais do bolero e aos campeonatos de agudos vocais – ao belcanto em suma, que desde muito impregnou a música popular ocidental.”
(Poeta Augusto de Campos, 1966).

“O cantor não mais se opõe como solista à orquestra. Ambos se integram, se conciliam, sem apresentarem elementos de contraste.”
(musicólogo Brasil Rocha Brito, 1960)


“João Gilberto é a voz mais brilhante da música popular brasileira – e isso fica claro, límpido, ao se ouvir este Brasil. Mais que todas as outras, a voz de João executa aquela tarefa proposta pela bossa nova, o mais marcante movimento que nossa música já conheceu: a de fazer da voz do cantor um instrumento da orquestra. Não um instrumento que se sobressai do conjunto, que usa o conjunto para se destacar. Mas um instrumento que é parte integrante de um todo harmônico; que não briga, que não contrasta com o conjunto, mas que se funde a ele, se completa com ele, completando-o”.
(Sérgio Vaz)

"Quaisquer que sejam as novas direções de nossa música nova, não nos esqueçamos da lição de João"
(poeta Augusto de Campos, 1966)


“O gênio criador se revela a raros eleitos, a quem confia os mistérios da criação e concede a capacidade de mudar o rumo da história e dar à arte a regra. A genialidade é um dom, mas a grandeza capaz de sustentá-la é trabalho humano, esforço pessoal do artista devotado ao seu ofício e consciente da tarefa de elevar os outros à altura da sua arte”.
(Edinha Diniz)

“...o João é uma pessoa que tem uma precisão auditiva extraordinária. Na história mundial poucas pessoas têm essa agucidade e precisão. Tanto é que ele procurou o som que ele pretendia alcançar um dia durante anos até chegar num resultado”.
(Zuza Homem de Mello)

"Em João Gilberto, o violão é metade de um conjunto sonoro completado pela voz, formando um bloco, uma entidade unívoca de voz e violão, e não de voz com violão"
(Zuza Homem de Mello)


“A naturalidade é um elemento indispensável na música”
(Zuza Homem de Mello)

João Gilberto é o homem "mais cool do mundo"
(Jon Pareles – Crítico do New York Times)

“João parece existir para se deleitar com a música, para tocar seu violão, em seu canto, sossegado.”
(Luciano Matos – BA)

“João sempre tratou a música com ternura, como a deusa de sua vida. É o que basta para conferir aos seus espetáculos uma superioridade fora do comum, situando-os entre os mais envolventes e memoráveis que se podem assistir.”
(Zuza Homem de Mello)


João Gilberto é um baiano, "bossa-nova" ...
Em pouquíssimo tempo, influenciou tôda uma geração de arranjadores, guitarristas, músicos e cantores ... Quando João Gilberto se acompanha, o violão é ele. Quando a orquestra o acompanha, a orquestra também é ele. João Gilberto não subestima a sensibilidade do povo.
Ele acredita, que há sempre lugar para uma coisa nova, diferente e pura que - embora à primeira vista não pareça - pode se tornar, como dizem na linguagem especializada: altamente comercial. Porque o povo compreende o Amor, as notas, a simplicidade e a sinceridade. Eu acredito em João Gilberto, porque ele é simples, sincero e extraordinàriamente musical.”
P. S. - Caymmi também acha.
(Antônio Carlos Jobim)


“A partir de João, tudo mudou, a bossa nova internacionalizou o samba e o canto nacional radicalizou no abandono de todos os resquícios retóricos do lirismo: João Gilberto aboliu o vibrato, retirou o forte e o fortíssimo da dinâmica e modificou a pronúncia do canto popular”.
(Luiz Antonio Giron)

“João é o que chamamos de Mago ou de Mito. Talvez o único que carrega o som em suas entranhas - não permite distorções, não suporta mixagens ou engenheiros de som. Percebe qualquer semitom fora de lugar - perfeccionista, genial. É a nobreza verdadeira e em todos os sentidos da MPB - a alegria de podermos saber que vivemos para ouvi-lo.”
(Carô Murgel)


“Possivelmente a grandeza da música de João Gilberto – a meu ver, nosso maior artista vivo – venha da capacidade de lidar com o passado de maneira a nos tornar mais livres, possíveis. O admirável em sua relação com a tradição musical brasileira não se limita somente à excelência das suas escolhas, um bom gosto espantoso, que retira um Zé da Zilda ou um Bororó da massa quase anônima de compositores populares e revela a grandeza do que parecia apenas mediana. Fabuloso de verdade é o dom de encontrar a forma de abrir o passado, de torná-lo poroso, significativo no presente. Há nas interpretações de João Gilberto justeza (a afinação, o tom certo) e deslocamento (as divisões inusuais, as durações alteradas, uma continuidade feita de ajustes sutis – um Brasil em que o ‘jeito’ deixa de ser o escamoteamento das dificuldades para tornar-se talvez a maneira mais sábia de compreendê-las. No seu modo de cantar o passado, João Gilberto, por frinchas e dribles, faz a história emergir no presente”.
(crítico, Rodrigo Naves)

“É crime, portanto, achar que você pode fazer ruído quando João Gilberto está em ação, emitindo o caldo original de uma cultura, a expressão mais elevada desta meta-raça brasileira, como queria Gilberto Freyre, definida pela vivência, a geografia, a mistura, a diversidade. Não se põe João Gilberto ao entardecer para ver o tempo passar, mas para vislumbrar essa porta entre os mundos, como queria Juan Mattus, em que temos um pé na miséria e outro no mistério.”
(Nei Duclós)


“João Gilberto, ...lapidou exaustivamente o diamante de sua monumental descoberta”
(economista, Eduardo Giannetti)

“João Gilberto canta como João Gilberto e só como João Gilberto. é uma referência pura para si mesmo, um ideal que ele persegue obsessivamente, atravessando os desconfortos”.
(Arthur Nestrovski)

“Ele vem mergulhando, cada vez mais fundo, nessa magia cuja intimidade revela uma dimensão cósmica: o mistério do canto”
(Luiz Carlos Maciel)

“Com seu jeito tranqüilo aliado à um trabalho que faz questão de ser impecável, por onde ele passou criou histórias pitorescas, ninguém entendia como algum artista poderia ser tão difícil quanto ele. É conhecida por todos a história do show em que ele dispensou a orquestra e exigiu que se desligasse o ar condicionado. Quem não entendeu chamou-o de maluco ou de chato. Só quem sabe o som que vem da música compreendeu”.
(Carô Murgel)

“A criação original de João Gilberto para o samba, que se internacionalizou com o nome de bossa nova, e que é, até hoje, a contribuição brasileira mais importante à cultura mundial, corre na veia de boa parte da música popular que se faz no mundo. Esse trabalho de transformação do samba e sua consolidação, é obra de uma personalidade artística genial, dessas que surgem de tempos em tempos com uma missão civilizadora heróica. Não é à toa que é qualificado de Mito. Sua trajetória repete a do herói mítico, no combate à banalidade e procura da pureza.”
(Edinha Diniz)



Participações especiais:
- Maria Bethânia, Canto do Pajé (1990, Brasil) Verve - Gravou: Maria/Linda Flor
- Vários Artistas, Hipertensão (1986, Brasil) Som Livre - Gravou: Me Chama
- Rita Lee & Roberto de Carvalho, Rita Lee & Roberto de Carvalho (1982, Brasil) Som Livre - Gravou: Junho-setembro, 1982 - Brasil com S.
- Miúcha, Miúcha (1980, Brasil) RCA – Gravou: Abril-Julho, 1980 - All of Me; Que é, Que é

Prêmios
1965 - Prêmio Grammy ("Best Album") pelo disco "Getz/Gilberto"
2001 - Prêmio Grammy na categoria Best World Music Album, pelo disco "João voz e violão"

Obras
Acapulco
Bim Bom
Coisas distantes (Forgotten Places), (de João Gilberto & João Donato)
Diga
Hô-Bá-Lá-Lá (Oba-la-la)
Isabel (Bebel)
Japão (Je Vous Aime Beaucoup?)
João Marcello
Mambinho, (de João Gilberto & João Donato)
Minha saudade, (de João Gilberto & João Donato)
No coreto, (de João Gilberto & João Donato)
Glass Beads, (de João Gilberto, João Donato & Lysias Ênio)
Um abraço no Bonfá, (An Embrace to Bonfá)
Undiú, (de João Gilberto & Jorge Amado)
Valsa (Bebel) – como são lindos os Youguis.
Você esteve com meu bem, (de João Gilberto & Antônio Cardoso Martins)


Discografia João Gilberto

Quando Você Recordar/Amar É Bom - 78 rpm single (Todamerica, 1951)

Anjo Cruel/Sem Ela - 78 rpm single (Todamerica, 1951)



Quando Ela Sai/Meia Luz - 78 rpm single (Copacabana, 1952)

Chega de Saudade/Bim Bom - 78 rpm single (Odeon, 1958)


Desafinado/Hô-bá-lá-lá - 78 rpm single (Odeon, 1958)


Chega de Saudade (Odeon, 1959)
Faixas:
01 - Chega de Saudade
02 - Lobo Bobo
03 - Brigas, Nunca Mais
04 - Hô-bá-lá-lá
05 - Saudade Fez Um Samba
06 - Maria Ninguém
07 - Desafinado
08 - Rosa Morena
09 - Menina Boca de Ouro
10 - Bim Bom
11 - Aos Pés da Cruz
12 - É Luxo Só


O Amor, o Sorriso e a Flor (Odeon, 1960)
Faixas:
01 - Samba de Uma Nota Só
02 - Só Em Teus Braços
03 - Doralice
04 - Trevo De Quatro Folhas
05 - Se é Tarde Me Perdoa
06 - Um Abraço No Bonfá
07 - Meditação
08 - O Pato
09 - Corcovado
10 - Discussão
11 - Amor Certinho
12 - Outra Vez


João Gilberto (Odeon, 1961)
Faixas:
01 - O Samba da Minha Terra
02 - O Barquinho
03 - Bolinha de Papel
04 - Saudade da Bahia
05 - A Primeira Vez
06 - O Amor em Paz
07 - Você e Eu
08 - Trem de Ferro - Trenzinho
09 - Coisa Mais Linda
10 - Presente de Natal
11 - Insensatez
12 - Este Seu Olhar


Brazil's Brilliant João Gilberto (Capitol, 1961)
Faixas:
01 - Samba de Uma Nota Só
02 - Doralice
03 - Só em Teus Braços
04 - Trevo de 4 Folhas
05 - Se é Tarde Me Perdôa
06 - Um Abraço no Bonfá
07 - Meditação
08 - O Pato
09 - Corcovado
10 - Discussão
11 - Amor Certinho
12 - Outra Vez


João Gilberto Cantando as Músicas do Filme Orfeu do Carnaval (Odeon, 1962)
Faixas:
01 - O Nosso Amor
02 - A Felicidade
03 - Manhã de Carnaval
04 - Frevo

Boss of the Bossa Nova (Atlantic, 1962)
Faixas:
01 - Bolinha de Papel
02 - Samba da Minha Terra
03 - Saudade da Bahia
04 - O Barquinho
05 - A Primeira Vez
06 - Amor em Paz
07 - Você e Eu
08 - Insensatez
09 - Trenzinho (Trem de Ferro)
10 - Presente de Natal
11 - Coisa Mais Linda
12 - Este Seu Olhar


Bossa Nova at Carnegie Hall (Audio Fidelity, 1962)
Faixas:
01 - Samba de Uma Nota Só - Sergio Mendes e Sexteto
02 - Bossa Nova York - Carmen Costa, Bola Sete & José Paulo
03 - Zelão - Sergio Ricardo
04 - Não Faz Assim - Quarteto de Oscar Castro Neves
05 - Influência do Jazz - Quarteto de Oscar Castro Neves
06 - Manhã de Carnaval - Luis Bonfá
07 - Manhã de Carnaval II - Luis Bonfá, Agostinho dos Santos & Quarteto de Oscar Castro Neves
08 - A Felicidade - Luis Bonfá, Agostinho dos Santos & Quarteto de Oscar Castro Neves
09 - Outra Vez - João Gilberto & Milton Banana
10 - Influência do Jazz - Carlos Lyra & Quarteto de Oscar Castro Neves
11 - Ah Se Eu Pudesse - Ana Lucia & Quarteto de Oscar Castro Neves
12 - Bossa Nova Em Nova York - Caetano Zamma & Quarteto de Oscar Castro Neves
13 - Barquinho - Roberto Menescal & Quarteto de Oscar Castro Neves
14 - Amor no Samba - Normando & Quarteto de Oscar Castro Neves
15 - Passarinho - Chico Feitosa & Quarteto de Oscar Castro Neves


The Warm World of João Gilberto (Atlantic, 1963)
Faixas
01 - Desafinado
02 - Rosa Morena
03 - Morena Boca de Ouro
04 - Bim Bom
05 - Aos Pes da Cruz
06 - É Luxo Só
07 - Saudade Fez um Samba
08 - Chega de Saudade
09 - Lobo Bobo
10 - Brigas Nunca Mais
11 - Hô-Bá-Lá-Lá
12 - Maria Ninguém


Getz/Gilberto (Verve, 1963)
Faixas:
01 - The Girl From Ipanema
02 - Doralice
03 - Pra Machucar Meu Coração
04 - Desafinado
05 - Corcovado (Quiet Nights of Quiet Stars)
06 - So Danço Samba (I Only Dance Samba)
07 - O Grande Amor
08 - Vivo Sonhando (Dreamer)
09 - The Girl From Ipanema
10 - Corcovado


Herbie Mann & João Gilberto (Atlantic, 1965)
Faixas:
01 - Desafinado
02 - Bolinha de Papel
03 - Maria Ninguém
04 - O Barquinho
05 - Samba da Minha Terra
06 - Rosa Morena
07 - Bim Bom


Getz/Gilberto vol. 2 (Verve, 1966)
Faixas:
01 - Grandfather's Waltz
02 - Tonight I Shall Sleep with a Smile on My Face
03 - Stan's Blues
04 - Here's that Rainy Day
05 - Samba da Minha Terra
06 - Rosa Morena
07 - Um Abraço no Bonfá
08 - Bim Bom
09 - Meditação
10 - O Pato


João Gilberto en México (Orfeon, 1970)
Faixas:
01 - De Conversa em Conversa
02 - Ela é Carioca
03 - O Sapo
04 - Esperança Perdida
05 - Trolley Song
06 - João Marcelo
07 - Farolito
08 - Astronauta (Samba da Pergunta)
09 - Acapulco
10 - Besame Mucho
11 - Eclipse


João Gilberto (Philips, 1970)
Faixas:
01 - De Conversa em Conversa
02 - Ela é Carioca
03 - O Sapo
04 - Esperança Perdida
05 - Trolley Song
06 - João Marcelo
07 - Farolito
08 - Astronauta (Samba da Pergunta)
09 - Acapulco
10 - Besame Mucho
11 - Eclipse


João Gilberto (Polydor, 1973)
Faixas:
01 - Águas de Março
02 - Undiu
03 - Na Baixa do Sapateiro
04 - Avarandado
05 - Falsa Baiana
06 - Eu quero um Samba
07 - Eu vim da Bahia
08 - Valsa (Como são Lindos os Youguis)
09 - É Preciso Perdoar
10 - Izaura


The Best of Two Worlds (CBS, 1976)
Faixas:
01 - Double Rainbow
02 - Águas de Março
03 - Lígia
04 - Falsa Baiana
05 - Retrato em Branco e Preto
06 - Izaura
07 - Eu Vim da Bahia
08 - João Marcelo
09 - É Preciso Perdoar
10 - Just One of Those Things


Amoroso (Warner/WEA, 1977)
Faixas:
01 - 'S Wonderful
02 - Estate
03 - Tim Tim Por Tim Tim
04 - Besame Mucho
05 - Wave
06 - Caminhos Cruzados
07 - Triste
08 - Zingaro


Gilberto and Jobim (Capitol, 1977)
Faixas:
Contém faixas compostas por Tom Jobim e gravadas em álbuns anteriores além de Manhã de Carnaval e A Felicidade.



João Gilberto Prado Pereira de Oliveira (WEA, 1980)
Faixas:
01 - Menino Do rio
02 - Curare
03 - Retrato Em Branco E Preto
04 - Chega De Saudade ( Com Bebel Gilberto )
05 - Desafinado
06 - O Pato
07 - Eu E A Brisa
08 - Jou Jou Balangandã
09 - Canta Brasil
10 - Aquarela Do Brasil ( Bonus Track )
11 - Bahia Com H ( Bonus Track )
12 - Tim Tim Por Tim Tim ( Bonus Track )
13 - Estate



Brasil (WEA, 1981)
Faixas:
01 - Aquarela do Brasil (Ary Barroso)
02 - Disse Alguém (All Of Me) (Simons / Marks / Vrs. Haroldo Barbosa)
03 - Bahia Com H (Denis Brean)
04 - No Tabuleiro da Baiana (Ary Barroso) with Maria Bethânia
05 - Milagre (Dorival Caymmi)
06 - Cordeiro de Nanã (Mateus / Dadinho)

Interpreta Tom Jobim (EMI/Odeon, 1985)
Faixas:
01 - A Felicidade (Antonio Carlos Jobim / Vinicius de Moraes) from Orfeu do Carnaval
02 - Desafinado (Antonio Carlos Jobim / Newton Mendonca)
03 - Insensatez (Antonio Carlos Jobim / Vinicius de Moraes)
04 - Este Seu Olhar (Antonio Carlos Jobim)
05 - Chega de Saudade (Antonio Carlos Jobim / Vinicius de Moraes)
06 - Meditação (Antonio Carlos Jobim / Newton Mendonca)
07 - Samba de Uma Nota Só (Antonio Carlos Jobim / Newton Mendonca)
08 - O Nosso Amor (Antonio Carlos Jobim / Vinicius de Moraes) from Orfeu do Carnaval
09 - O Amor Em Paz (Antonio Carlos Jobim / Vinicius de Moraes)
10 - Só Em Teus Braços (Antonio Carlos Jobim)
11 - Corcovado (Antonio Carlos Jobim)
12 - Discussão (Antonio Carlos Jobim / Newton Mendonca)


Meditação (EMI, 1985)
Faixas:
01 - Samba da minha terra
02 - Rosa morena
03 - O barquinho
04 - O pato
05 - É luxo só
06 - Meditação
07 - Lobo bobo
08 - Saudade da bahia
09 - Morena boca de ouro
10 - Maria ninguém
11 - Amor certinho
12 - Bolinha de papel
13 - Aos pés da cruz
14 - Bim bom


Live at the 19th Montreux Jazz Festival (WEA, 1986)
Faixas:
01 - Tim Tim Por Tim Tim
02 - Preconceito
03 - Sem Compromisso
04 - Menino Do Rio
05 - Retrato Em Branco E Preto
06 - Pra Que Discutir Com Madame
07 - Garota De Ipanema
08 - Desafinado
09 - O Pato
10 - Adeus América
11 - Estate
12 - Morena Boca De Ouro
13 - A Felicidade
14 - Isto Aqui O Que É
15 - Aquarela Do Brasil


João Gilberto Live in Montreux (Elektra, 1987)
Faixas:
01 - Sem compromisso
02 - Menino do rio
03 - Retrato em branco e preto
04 - Pra que discutir com a madame
05 - the Girl from Ipanema
06 - Adeus América
07 - State
08 - Morena boca de ouro
09 - A felicidade
10 - Preconceito
11 - Sandália de prata
12 - Rosa morena
13 - Aquarela do Brasil


O Mito (EMI, 1988)
Faixas:
01 - Chega de Saudade
02 - Desafinado
03 - Samba de Uma Nota Só
04 - O Pato
05 - Bolinha de Papel
06 - O Amor Em Paz
07 - Trevo de 4 Folhas (I'm Looking Over a Four Leaf Clover)
08 - O Barquinho
09 - Lobo Bobo
10 - Bim Bom
11 - Hô-bá-lá-lá
12 - Aos Pés da Cruz
13 - É Luxo Só
14 - Outra Vez
15 - Coisa Mais Linda
16 - Este Seu Olhar
17 - Trenzinho (Trem de Ferro)
18 - Brigas, Nunca Mais
19 - Saudade Fez Um Samba
20 - Amor Certinho
21 - Insensatez
22 - Rosa Morena
23 - Morena Boca de Ouro
24 - Maria Ninguém
25 - A Primeira Vez
26 - Presente de Natal
27 - Samba da Minha Terra
28 - Saudade da Bahia
29 - Corcovado
30 - Só Em Teus Braços
31 - Meditação
32 - Você e Eu
33 - Doralice
34 - Discussão
35 - Se é Tarde Me Perdoa
36 - Um Abraço no Bonfá
37 - Manhã de Carnaval
38 - Medley: O Nosso Amor / A Felicidade


The Legendary João Gilberto (World Pacific, 1990)
Faixas:
01 - Chega de Saudade
02 - Desafinado
03 - Samba de Uma Nota Só
04 - O Pato
05 - Bolinha de Papel
06 - O Amor Em Paz
07 - Trevo de 4 Folhas (I'm Looking Over a Four Leaf Clover)
08 - O Barquinho
09 - Lobo Bobo
10 - Bim Bom
11 - Hô-bá-lá-lá
12 - Aos Pés da Cruz
13 - É Luxo Só
14 - Outra Vez
15 - Coisa Mais Linda
16 - Este Seu Olhar
17 - Trenzinho (Trem de Ferro)
18 - Brigas, Nunca Mais
19 - Saudade Fez Um Samba
20 - Amor Certinho
21 - Insensatez
22 - Rosa Morena
23 - Morena Boca de Ouro
24 - Maria Ninguém
25 - A Primeira Vez
26 - Presente de Natal
27 - Samba da Minha Terra
28 - Saudade da Bahia
29 - Corcovado
30 - Só Em Teus Braços
31 - Meditação
32 - Você e Eu
33 - Doralice
34 - Discussão
35 - Se é Tarde Me Perdoa
36 - Um Abraço no Bonfá
37 - Manhã de Carnaval
38 - Medley: O Nosso Amor / A Felicidade


João (PolyGram, 1991)
Faixas:
01 - I Really Samba (Eu Sambo Mesmo)
02 - Go On (Siga)
03 - Little Rose (Rosinha)
04 - Malaga
05 - A Woman (Una Mujer)
06 - My Heart And I (Eu E Meu Coracao)
07 - You Do Something To Me
08 - Unhappy Remark (Palpite Infeliz)
09 - Ave Maria On The Hill (Ave Maria No Morro)
10 - Sampa
11 - Smiled At Me (Sorriu Para Mim)
12 - I Wish You Love (Que Reste-T-Il De Nos Amours)


Eu Sei que Vou Te Amar (Epic/Sony, 1994)
Faixas:
01 - Eu Sei que Vou Te Amar
02 - Desafinado
03 - Você Não Sabe Amar
04 - Fotografia
05 - Rosa Morena
06 - Lá Vem a Baiana
07 - Pra Que Discutir com Madame
08 - Isto Aqui o Que é (Sandália de Prata)
09 - Meditação
10 - Da Cor do Pecado
11 - Guacyra
12 - Se é Por Falta de Adeus
13 - Chega de Saudade
14 - A Valsa de Quem Não Tem Amor
15 - Corcovado
16 - Estate
17 - O Amor em Paz
18 - Aos Pés da Cruz


João Voz e Violão (Universal/Mercury, 2000)
Faixas:
01 - Desde que o Samba é Samba
02 - Você Vai Ver
03 - Eclipse
04 - Não Vou pra Casa
05 - Desafinado
06 - Eu Vim da Bahia
07 - Coração Vagabundo
08 - Da Cor do Pecado
09 - Segredo
10 - Chega de Saudade


Live At Umbria Jazz (EGEA, 2002)
Faixas:
01 - Isto Aqui, O Que É? (Sandália De Prata)
02 - De Conversa Em Conversa
03 - Pra Que Discutir Com Madame?
04 - Malaga
05 - Estate
06 - Lá Vem A Baiana
07 - Corcovado
08 - Doralice
09 - Rosa Morena
10 - Desafinado
11 - Saudade Da Bahia
12 - O Pato
13 - Chega De Saudade
14 - Garota De Ipanema


João Gilberto in Tokyo (Universal, 2004)
Faixas:
01 - Acontece que eu sou baiano
02 - Meditação
03 - Doralice
04 - Corcovado
05 - Este seu olhar
06 - Isso aqui, o que é? (sandália de prata)
07 - Wave
08 - Pra dscutir com madame
09 - Lígia
10 - Louco(ela é seu mundo)
11 - Bolinha de papel
12 - Rosa morena
13 - Adeus américa
14 - Preconceito
15 - Aos pés da cruz

quarta-feira, 8 de junho de 2011

VANDERLEI LUXEMBURGO PROJETA FLAMENGO - O velho estrategista aparecendo de novo

Fla mira reforços que ajudem a curto, médio e longo prazo

Luxa dá preferência a jogadores com idades até 28 anos e projeta time para daqui a três temporadas

globoesporte.com
Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro

A ideia de Luxa é que os possíveis reforços tenham uma dose de experiência, mas sem idade avançada. Com um trabalho desenvolvido a longo prazo, o treinador utilizaria ainda mais jogadores das categorias de base no processo de renovação mesclado a uma base mais experiente. O último a ser integrado ao profissional foi o volante Luiz Antônio, 20 anos.
- Temos que ter uma renovação com qualidade, montar um time não apenas para esta temporada, mas para daqui a três anos também - afirmou o técnico rubro-negro.
Os novos reforços terão suas situações definidas a qualquer momento. O Rubro-Negro já acertou a negociação com o Benfica, e ajusta apenas bonificações com Airton para anunciar o jogador. A proposta feita para André também é tida como aceita pelo atacante, mas ainda existem discordâncias no acordo com o Dínamo de Kiev, da Ucrânia. Já o nome de Alex Silva, que estava no São Paulo mas tem seu passe preso ao Hamburgo, da Alemanha, segue na pauta.
Já contratados, o zagueiro Gustavo está com 25 anos, enquanto Junior Cesar tem 28. Ronaldinho Gaúcho, com 31 anos, é a exceção nos planos de Vanderlei Luxemburgo. Com idade um pouco mais avançada, o jogador tem sido orientado pelo técnico a dar importância para o momento atual para que ainda possa render com a qualidade do seu futebol.
 

AIRTON TÁ QUASE NO FLAMENGO


Prudente, Airton não fala sobre o Fla: ‘Só posso dizer que quero jogar’

Volante está perto de ser anunciado pelo Rubro-Negro, mas segue o regulamento do clube português: ‘Sou jogador do Benfica’

globoesporte.com
Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
airton flamengo (Foto: Divulgação / Site oficial do Flamengo)Airton está perto de voltar ao Fla, mas prefere
esperar (Foto: Divulgação/Site oficial do Flamengo)
O Flamengo está otimista e diz que vai anunciar Airton a qualquer momento. Segundo o diretor de futebol Luiz Augusto Veloso, resta apenas chegar a um acordo sobre as bonificações que o volante receberá. O Rubro-Negro entrou em acordo com o Benfica e vai contratar o jogador por empréstimo de um ano, com opção de compra no fim do período.
De férias no Rio, Airton aguarda o desfecho no negócio com cautela e prefere esperar que a transferência seja oficializada para se pronunciar. Segundo ele, sua maior preocupação é voltar a jogar.
- Está tudo tranquilo. Sou jogador do Benfica. A negociação está sendo conduzida pelo Fábio Luciano, meu empresário. Só posso dizer que quero jogar, já que não joguei.
A prudência do volante é compreensível. O Benfica é um clube rigoroso quando se trata de negociações. Nesta terça-feira, o lateral-esquerdo português Fabio Coentrão, companheiro de Airton, falou ao jornal espanhol “As” e manifestou o desejo de se transferir para o Real Madrid. Resultado: pode ser multado em seus vencimentos por ter quebrado um regulamento ao conceder entrevista sem autorização prévia.
Na semana passada, o diretor de comunicação do clube português, João Gabriel, confirmou ao GLOBOESPORTE.COM as conversas com o Flamengo sobre Airton, mas recusou-se a entrar em detalhes. Disse ainda que, “ao contrário dos dirigentes brasileiros, que falam tudo”, só comentaria o negócio após a conclusão.
Airton deixou a Gávea em janeiro do ano passado, depois da conquista do hexacampeonato brasileiro. Ele tem contrato como o Benfica até 2015 e custou R$ 6,8 milhões aos portugueses. Deste montante, o Flamengo recebeu cerca de R$ 1 milhão (referente aos 15% dos direitos econômicos que detinha), mesmo valor que terá de desembolsar para tê-lo por empréstimo.
Na temporada passada, o volante disputou 15 partidas, mas apenas sete como titular.

MINHA MAIS DOCE HISTÓRIA DE AMOR


Ele pintava. Só pintava. Nada fazia sentido, exceto a pintura. Tudo perdera a forma, a razão de ser, de existir. O porquê, o pra quê; o de onde vem, para onde vai, nada importava. Tudo perdera tudo. Nesse momento, era o nada sendo tudo e o tudo, ao mesmo tempo, sendo nada. Era ele e a tela. Só ela existia e ele pintava. Eu observava deslumbrada, com que enlevo ele encarava aquela tela e também me encantava. Quanta magia naquelas mãos. Era contagiante, tanto que passei a examiná-lo com mais atenção e vi aquilo em formas e cores se transformando. Ainda não definia o que era, mais tinha uma certeza. Ele pintava as minhas cores. Só as minhas cores existiam no seu toque mágico de pincel e desfilavam pelo universo sem fim da quadriculada e dimensional tela. Parece que tinham vida própria as minhas cores. A cor dos meus olhos, dos meus cabelos, da minha pele. Das minhas unhas, dos meus dentes, dos meus pelos. A cor da minha vida, dos meus dias. A cor da minha poesia e da minha alma. Eram as minhas cores todas. O desenho ia tomando forma. O escuro, o branco, o sem cor cedendo espaço ao colorido; o humano ao divino; o sentimento dando lugar à arte. Me deliciei com a surpresa. Lá estava eu, emoldada e ornada naquela paisagem inanimada, que, aos olhos da mente, vivia e dava vida àquele recanto tão só meu. Doce regato de água e folhas, tão real e verdadeiro como o horizonte dos olhos. Eu estava perfeita. Em carne e osso, em corpo e espírito, em branco e a cores, em alma e sentimento. Pareceu-me, no entanto, que faltava algo. Olhei para ele e vi que exitava. Pintava, matizava, contornava,  parece que procurando descobrir o que faltava. E, de repente, ele descobre ao mesmo tempo que eu. Era isso. Era só o que faltava e lá estava ele completando a sua obra com maestria. A mão no pincel, os olhos na tela, o toque final, transcendendo o que não se pode transcender. A mão ao coração para pintar um coração. O coração. O meu, o nosso coração que eu já não sabia mais de quem era. O trabalho estava perfeito, acabado, terminado. Era divino, uma verdadeira obra de arte. E era eu ali, deslumbrante naquela tela, intocável, magestosa. Tarefa concluída. Soltei um desabafado suspiro e, me vi sozinho. Eu estava sozinho. Eu era o pintor. Tinha me pintado na tela mais não era eu, era ela que lá estava, envolvida e embebida em tantas tintas e cores. No primeiro momento, achei que estava doido, que tinha enlouquecido. Mas logo em seguida, num estalo, descobri que eu era ela e que ela era eu. Ou melhor, eu estava nela e ela estava em mim. Enquanto eu pintava, eu também era ela que se desprendia de mim, e, ali do lado, certificava-se se tudo estava saindo perfeito. Se ela estava saindo perfeita. E assim, eu olhava para o pintor, que era eu, pintando ela, que estava em mim. Não me peçam que explique essa loucura; penso não ser capaz, nem acredito que  isso seria possível. Mas comigo acontece, aconteceu e tenho certeza, acontecerá. É que eu, sou eu só, entende, mas ela está em mim, impregnada no meu ser, na minha imaginação. Nas minhas mãos, nos meus gestos. Na minha mente e no meu coração. E ela é tão real em meu pensamento que eu me dispo dela e a ponho do meu lado para passá-la à tela, enquanto ela me observa. E isso, de tal maneira, parece-me tão verdadeiro que às vezes ouço a sua voz e até conversamos. Mas logo, tarefa acabada, me vejo sozinho e caio na real realidade. Ela me dá um breve adeus e volta para dentro de mim, passando novamente a alimentar meus sonhos, minha mente, meu sangue, meu coração, meu corpo inteiro. Eu todo, inspirando-me para a criação do próximo trabalho, quando a terei novamente do meu lado. Ela, fulgurante, se deliciando e irradiando felicidade e prazer por protagonizar esse meu devaneio tão real. É a minha mais doce história de amor. Somos dois nessa narrativa de um só personagem. Eu, o pintor.

Roberval Paulo

UMA SINGELA HOMENAGEM À MULHER DOS NOSSOS DIAS

Obs: Este texto recebi por e-mail. Achei interessante e publico aqui como homenagem às mulheres dos nossos dias. 

Dinâmicas, decididas, independentes e inteligentes que à custa de muita dor e lágrimas mas também de determinação e luta, conquistaram o seu espaço nesta nossa sociedade altamente machista.  

Que elas não se rebelem de vez, senão, nós homens, estaremos perdidos.

Roberval Paulo

 

LEIAM O TEXTO:

Meu nome é MULHER!
Eu era a Eva  

Criada para a felicidade de Adão
Mais tarde fui Maria
Dando à luz aquele
Que traria a salvação
Mas isso não bastaria
Para eu encontrar perdão.
Passei a ser Amélia
A mulher de verdade
Para a sociedade
Não tinha a menor vaidade
Mas sonhava com a igualdade.
Muito tempo depois decidi:
Não dá mais!
Quero minha dignidade
Tenho meus ideais!
Hoje não sou só esposa ou filha
Sou mãe, caminhoneira, taxista,
Piloto de avião,Presidente do Brasil, policial feminina,
Operária em construção...
Ao mundo peço licença
Para atuar onde quiser
Meu sobrenome é COMPETÊNCIA
E meu nome é MULHER..!!!!

 
(Texto de Autor Desconhecido)

SELEÇÃO BRASILEIRA - Os 22 de Mano para a Copa América

Mano inclui Ganso e Pato na lista dos convocados para a Copa América

Treinador da Seleção Brasileira aposta nos dois jogadores, que estão voltando de lesões. Atacante Fred também está entre os 22 escolhidos

globoesporte.com
Por Leandro Canônico, Márcio Iannacca e Thiago Lavinas São Paulo
mano menezes seleção brasileira coletiva (Foto: Cezar Loureiro/Globo)Mano Menezes convoca a Seleção para a Copa
América (Foto: Cezar Loureiro/Globo)
Paulo Henrique Ganso e Alexandre Pato estão convocados para a Copa América. O técnico Mano Menezes anunciou, na madrugada desta quarta-feira, os 22 convocados para a competição sul-americana após a vitória por 1 a 0 sobre a Romênia, no amistoso que marcou a despedida de Ronaldo da Seleção Brasileira.
Dos jogadores chamados para os jogos contra a Holanda e a Romênia, Mano Menezes cortou os goleiros Fábio e Jefferson, os meias Henrique, Anderson e Thiago Neves e os atacantes Leandro Damião e Nilmar.
- Não cortamos ninguém. Convoquei 22. Mas lógico que a conversa é individualizada. Olho no olho como eu gosto. E o limitador dos 22 para a Copa América não exclui ninguém da nossa trajetória que é muito maior. Não quer dizer que lá na frente eles não vão ter novas oportunidades na Seleção - disse Mano Menezes.
Apesar da lista de convocados ter sido divulgada nesta terça-feira, dia 7, em São Paulo, a CBF terá até o dia 27 de junho para enviar os nomes dos atletas que participarão da Copa América à Conmebol. Caso tenha problemas médicos na primeira semana de treinos na Argentina, Mano Menezes pode mudar a lista dos 22 jogadores chamados para o torneio continental.
O treinador esperou por Pato e Ganso até o último minuto. A decisão de convocar ou não os atletas foi tomada nesta terça-feira, após conversar com o departamento médico da Seleção Brasileira, do Santos e com os profissionais que cuidaram a recuperação do atacante do Milan.
- (Ganso e Pato foram chamados) Pelo o que penso do potencial dos dois. O Pato tem uma trajetória maior na Seleção, esteve com a gente em vários jogos e fez gols. O Ganso só jogou uma partida comigo na minha estreia contra os Estados Unidos e sempre deixei claro que ele é um jogador bem completo para armar o time como eu penso. O Santos fez um planejamento para ele jogar na segunda partida da final da Libertadores (dia 22). Para ele jogar esta partida já terá dez dias de trabalho forte. E a nossa estreia na Copa América é só no dia 3 de junho. Então há tempo. Nos cercamos de todas as informações sobre o Pato e o Ganso para decidir - disse Mano Menezes.
Os jogadores vão se apresentar no dia 20 de junho no Rio de Janeiro e iniciar os exames médicos. No dia seguinte, o grupo vai embarcar para a Argentina. A delegação ficará hospedada no Hotel Sofitel La Reserva Cardales, que fica a 60km de Buenos Aires.
O time canarinho está no Grupo B ao lado de Venezuela, Paraguai e Equador. A estreia será justamente contra os venezuelanos, no dia 3 de julho, em La Plata. As partidas seguintes vão acontecer em Córdoba, diante dos paraguaios, no dia 9, e equatorianos, no dia 13.
GoleirosJulio César (Inter de Milão)
Victor (Grêmio)
LateraisDaniel Alves (Barcelona)
Maicon (Inter de Milão)
André Santos (Fenerbahçe)
Adriano (Barcelona)
ZagueirosLúcio (Inter de Milão)
David Luiz (Chelsea)
Luisão (Benfica)
Thiago Silva (Milan)
VolantesRamires (Chelsea)
Lucas Leiva (Liverpool)
Sandro (Tottenham)
MeiasElano (Santos)
Elias (Atlético de Madri)
Paulo Henrique Ganso (Santos)
Jadson (Shakhtar Donetsk)
Lucas (São Paulo)
AtacantesNeymar (Santos)
Robinho (Milan)
Fred (Fluminense)
Alexandre Pato (Milan)

CAETANO VELOSO E MARIA GADU - Puro talento

Musicaria Brasil



CHEGA AS LOJAS MULTISHOW AO VIVO CAETANO E MARIA GADU
do site Musicaria Brasil


Menos de 06 meses depois de lançar o álbum "Caetano Veloso - Zii e Zie - MTV Ao Vivo", o baiano Caetano Veloso juntamente com a paulista Mayra Corrêa Aygadoux, ou simplesmente Maria Gadú lançam CD e DVD oriundos da pequena turnê que o Musicaria Brasil divulgou ao longo do final do ano passado.

Por Giovani Lettiere

O clima de intimidade entre Maria Gadú, 24 anos, e Caetano Veloso, 68, começa já na chegada para a entrevista coletiva de lançamento do CD/DVD Multishow ao Vivo Caetano e Maria Gadú, que aconteceu no bar Londra, em Ipanema, na zona sul do Rio.

Os cantores entram no salão de mãos dadas. Na hora de posar para o batalhão de fotógrafos, rolam carinhos, abraços apertados e até um selinho na boca. É este o tom do projeto: promover o encontro entre o veterano e a revelação da MPB, que viraram os mais novos amigos de infância.


No DVD, que traz 26 músicas e chegou às lojas recentemente, o foco está neles. A plateia raramente aparece, e sua participação se limita à claque das palmas nos 35 minutos aos quais a imprensa teve acesso na audição. Caetano falou sobre a sintonia fina entre eles.

- É agradável para um senhor de 68 anos estar ao lado de uma menina de 24. Mas poderia não haver esta sintonia. A gente se deu bem logo de cara. Nunca houve entrave na comunicação.

A parceria, segundo ele, pode ser classificada de uma "vampirização", já que o o veterano bebe da fonte da juventude e ganha novo público com o trabalho.

- Vendo artistas mais jovens como a Gadú me vejo quando comecei a trabalhar. Ela tem personalidade própria, canta e toca bem desde que a vi pela primeira vez num show na extinta Cinematheque, no Rio. Gosto de "vampirizar" os jovens(risos).

O repertório, apontou o artista, foi escolhido pelo critério de "conhecimento". Estão no disco, Sozinho, Alegria Alegria, O Leãozinho, Odara, Beleza Pura e Rapte-me Camaleoa, entre tantas, além das músicas de Gadú como Dona Cila, Escudos e Shimbalaiê, claro.

- Não houve critério cronológico. Calhou de serem as minhas canções mais conhecidas. A Gadú é um fenômeno de popularidade imediata. Outra razão é que o show que originou o DVD foi por acaso (a convite da Globosat, que inaugurava novas instalações no Rio) e logo rolou a turnê. Tivemos apenas um encontro para fazer o repertório. Cantei canções que sei tocar no violão e os desejos dela.

Para ela, não poderia faltar O Quereres.

- O repertório do Caetano é incrível. Mas O Quereres é minha música preferida de todas as músicas, não só dele.

Gadú, esbanjando sinceridade, diz que a ficha ainda não caiu com o apadrinhamento do ídolo de muitos anos.

- Não caiu a ficha ainda. É esquisito. Há uma união muito mais abrangente. Há proximidade. E eu, a minha vida inteira, me espelhei no Caetano.

No começo da miniturnê, a cantora não tocava Shimbalaiê, seu maior sucesso, composta por ela quando tinha apenas dez anos de idade. Caetano resolveu, de surpresa, inclui-la no show de Belo Horizonte (MG). No DVD, Gadú se debulha em lágrimas ao vê-lo cantar o hit e explica o motivo:

- Não dá para descrever o que senti. Não pensei na hora. Foi só emoção. Não dá para dar sentido. Lembrei da infância ali na hora, quando eu fiz a música e estava despretensiosamente feliz.

Caetano também dá sua versão.

- Quando eu tinha a idade atual da Gadú, estava compondo Alegria Alegria. E Shimbalaiê é uma música emblemática dela. Pesou o fato de serem canções que têm muito apelo popular e temos carinho por ambas.

Depois, foi uma rasgação de seda só, com trocas mútuas de elogio. O cantor abriu a temporada:

- Ela é uma maravilha. Boa de conviver e de conversar. Nos bastidores, a Gadú é quase melhor do que no palco. Tenho admiração por ela não só pela música e por sua musicalidade.

Gadú completou:

- Caetano não é superficial. Ele entende e sabe sobre vários assuntos, como política, cinema, literatura e não é superficial em sua sapiência. Acho isso lindo nele. Ele me estimula a aprender mais. Outro dia me interessei, por influência dele, sobre a falência dos Estados Unidos em 1929.

A questão da diferença de idade entre eles - bastante cobrada pela imprensa durante a entrevista coletiva - não incomoda a cantora.

- Cada segundo é um segundo. Não tenho preocupação com a minha idade. Não me cobro. Tenho 24 anos.

E aos 68 anos, como a cantora pensa em estar?

- Vai saber? É uma boa pergunta. Não queria saber. É melhor não saber. Não imagino mesmo. Falta um tempo. Vivo o hoje, o amanhã e a semana que vem.

Em datas ainda não fechadas, haverá uma série de shows para o lançamento do DVD.

Caetano está trabalhando no novo CD da amiga Gal Gosta e já pensa também em um álbum, que teria, por conta do projeto com Gadú, mais violão, adiantou o veterano. E Gadú viajará em julho para buscar inspiração para o segundo CD.

- Estou pensando ainda. Não há pressão da gravadora. Estou há dois anos divulgando meu primeiro CD. Em julho vou viajar em busca da criatividade para o novo trabalho. Vamos ver no que vai dar.

terça-feira, 7 de junho de 2011

RONALDO FENÔMENO E NEYMAR - Parceria à vista?

Ronaldo recomendou Neymar ao Real Madrid, diz jornal - do portal Terra

Comentários 78

Ronaldo treina ao lado de Neymar, cuja imagem é gerenciada pela empresa do ex-atacante, a 9ine. Foto: Ricardo Matsukawa/Terra Ronaldo teria recomendado contratação de Neymar aos dirigentes do Real Madrid
Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
O atacante Neymar deve entrar na lista de interesses do Real Madrid. De acordo com o jornal espanhol Marca, o jogador Ronaldo, que teve vitoriosa passagem pela equipe espanhola, teria recomendado a contratação do jovem para Florentino Pérez, presidente do Real.
Na mira de diversos clubes europeus, Neymar começou nos últimos dias a tornar-se alvo de uma disputa particular entre Real Madrid e Barcelona. Contudo, pesa a favor do clube madrilenho a boa relação mantida com Wagner Ribeiro, agente de Neymar.
Ribeiro, porém, já negou que o Real tenha entrado em contato com ele. "O Real Madrid não entrou em contato com Neymar ou comigo. Ninguém nos ligou. Além disso, o garoto está agora focado em seu clube para ganhar a Libertadores, que para nós é como a Liga dos Campeões. Não nos interessa falar sobre qualquer coisa em um momento tão delicado em que há muita coisa em jogo ", disse o agente.
No entanto, para levar Neymar, o clube espanhol terá de desembolsar muito dinheiro para adquirir os direitos do jogador. "No ano passado, recebemos uma oferta de 35 milhões de euros (R$ 80 milhões) do Chelsea e recusamos. Agora o preço subiu e ele não sairia por menos de 45 milhões de euros (R$ 103 milhões)", completou Wagner Ribeiro.

IVETE SANGALO - A beleza que não cansa, a agenda que não para

Ivete Sangalo agita Paraná
do site oficial da IVETE
Os fãs de Ivete Sangalo do Paraná vão ter a presença em dobro da artista nesse final de semana. A cantora baiana vai agitar as cidades de Cianorte e Cascavel, nos dias 10 e 11 de junho. E Ivete promete esquentar o público com seu ritmo eletrizante, que não vai deixar ninguém parado. O repertório do show trará músicas que fazem parte do projeto “Ivete Sangalo no Madison Square Garden”, como “Acelera aê” e “Desejo de Amar” e os sucessos que marcaram a sua carreira, “Festa”, “Sorte Grande”, “Pererê”, “Cadê Dalila”, entre outros.”O bicho vai pegar em Cianorte e Cascavel, quero ver todo mundo lá!”, convocou Ivete. E você, vai ficar fora dessa festa? Garanta logo o seu ingresso através do site http://www.diskingressos.com.br .
Ivete Sangalo na Capa da Revista Contigo
Posted: 06 Jun 2011 12:23 PM PDT
Confira!

VANDELEI LUXEMBURGO X EDMUNDO - A decisão final

Justiça determina busca na casa de Luxa para pagar dívida com Edmundo

Justiça determina pagamento de R$ 1,9 milhão e vai penhorar bens do treinador. Ex-atacante ganhou ação em que cobrava R$ 400 mil

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro

A Justiça do Rio de Janeiro determinou que deve ser feita uma busca na casa do técnico do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo, para penhorar bens e objetos que possam ser usados no pagamento de pouco mais de R$ 1,9 milhão, valor determinado pela Justiça, com o ex-atacante Edmundo.
O ex-jogador ingressou com o processo em 2006 para cobrar dois cheques que não foram pagos pelo treinador rubro-negro, em 1999. Na época, totalizavam R$ 400 mil. A decisão judicial transitada em julgado (ou seja, Luxemburgo recorreu a todas as instâncias e não cabe mais recurso) favorece Edmundo, que ganhou o direito de receber a quantia há dois anos. No entanto, segundo o advogado do ex-atacante, Luiz Roberto Leven Siano, não foram encontrados bens suficientes no nome de Vanderlei Luxemburgo pagar o débito. Alguns, segundo ele, estavam penhorados.
A decisão será publicada no Diário Oficial nesta terça-feira e toma como base o artigo 659 do Código de Processo Civil, que prevê buscas em casas quando não são encontradas outras formas de quitar um débito. Desta maneira, ainda esta semana um oficial de Justiça poderá ir à residência do treinador, na cobertura de um condomínio da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, para listar os bens que estão no local. Aqueles que são considerados essenciais, como cama e geladeira, por exemplo, não podem ser relacionados. Podem ser penhorados veículos de transporte, objetos de artes ou adornos suntuosos. Joias e ternos importados também podem entrar na lista. Se necessário, o local pode até ser arrombado por policiais militares - caso ninguém esteja em casa.
A íntegra da decisão

O Executado, apesar de regularmente citado, não efetuou o pagamento nem indicou bens à penhora. Dessa forma, defiro o requerimento da parte exeqüente para que se faça a penhora na forma do artigo 659 e ss. do CPC (penhora portas adentro), desde já autorizado o arrombamento (somente em caso de necessidade). O Sr. Oficial de Justiça, contudo, deverá atentar para a possível incidência, no presente contexto, da Lei 8.009/90, tornando impenhoráveis o imóvel residencial da família e os móveis que o guarnecem. Para nortear a atividade do Sr. Oficial de Justiça, impõe-se observar o parâmetro estabelecido na orientação do colendo Superior Tribunal de Justiça: ´A impenhorabilidade alcança os equipamentos e móveis que guarnecem a moradia, excluindo-se veículos de transporte, objetos de arte e adornos suntuosos. O favor compreende o que usualmente se mantém em uma residência e não apenas o indispensável à sua habitabilidade. Assim, incluem-se no favor aparelhos de televisão e de som (STJ, 82042/98). Televisão não pode ser penhorada. É objeto útil e não adorno suntuoso (STJ, 84702/98). O único terminal telefônico é impenhorável (STJ, 84153/98). Se houver outros, pode haver penhora´ (STJ, 82130/98). Ainda: STJ, 3ª Turma, COAD 90388/2000. ´O direito à linha telefônica é impenhorável, a teor da orientação desta Corte´(STJ, 5ª Turma, REsp 248503/SP, Rel. M. Edson Vidigal, DJ 19.6.2000) ´Aparelhos de televisão, som, videocasste, forno de microondas não são objetos suntuosos´ (STJ, 83079/98). ´Gravador não pode, mas bicicleta sim´ (STJ, 82997/98). ´ A Lei 8.009/90 fez impenhoráveis, além do imóvel residencial próprio da entidade familiar, os equipamentos e móveis que o guarneçam, excluindo veículos de transporte, objetos de arte e adornos suntuosos. O favor compreende o que usualmente se mantém em um residência e não apenas o indispensável para fazê-la habitável. Devem, pois, em regra, ser reputados insusceptíveis de penhora aparelhos de televisão e de som, microondas e vídeo-cassete, bem como o computador, que, hoje em dia, corriqueiro e largamente adquirido como veículo de informação, trabalho, pesquisa e lazer, não pode igualmente ser considerado adorno suntuoso.´ (STJ, 3ª Turma, REsp 150021/MG, Rel. Min. Waldemar Zveiter, DJ 19.04.99).

RONALDO FENÔMENO E O AMACIADOR DE CHUTEIRAS

Do calçado ao uniforme: roupeiro da CBF amaciava chuteira de Ronaldo

Funcionário da Seleção há 24 anos Rogelson ajudou Fenômeno a brilhar em 2002 e, como retribuição, quer o calçado que o craque usará na despedida

globoesporte.com
Por Leandro Canônico, Márcio Iannacca e Thiago Lavinas São Paulo
Barreto Roupeiro da Seleção (Foto: Leandro Canônico/GLOBOESPORTE.COM)Barreto no meio das camisas da Seleção Brasileira (Foto: Leandro Canônico/GLOBOESPORTE.COM)
Rogelson Barreto é roupeiro da Seleção Brasileira há 24 anos. Já esteve em cinco Copas e viajou o mundo com as principais estrelas do futebol canarinho. Mas nenhuma lembrança é tão boa para esse carioca do que a conquista do Mundial de 2002. Não só pelo título, mas principalmente porque ele se sentiu como se tivesse entrado em campo. Afinal, era o amaciador oficial de chuteiras de Ronaldo.
Para evitar desconforto nas partidas, o Fenômeno, que nesta terça-feira, em amistoso contra a Romênia, no Pacaembu, faz sua despedida com a camisa amarelinha, aproveitou que Barreto calça o mesmo número que o seu (41) e deixou o par de chuteiras para ele amaciar. Foi assim no primeiro jogo, na decisão daquele mundial, e será assim hoje, no adeus do craque à seleção.
- Para mim, era uma sensação de que eu também participava dos gols dele. Era uma energia muito positiva, até porque ele é do bem, tem uma energia tranquila e eu também sou do mesmo jeito. Eu perguntava se estava boa e ele dizia: “excelente!”. E como o Brasil foi bem naquele Mundial, ele continuava me pedindo porque estava dando sorte – contou o roupeiro.
Em gratidão pelos serviços prestados e pela sorte que deu a ele no Mundial do Japão e da Coreia do Sul, o Fenômeno deu seu par de chuteiras da Copa de 2002 de presente a Barreto. Os calçados, aliás, estão bem guardados em sua casa. Não saem da sapateira nem para uma pelada de final de semana.
Ronaldo autografa camisa para o roupeiro Barreto (Foto: Ricardo Stuckert / CBF)Ronaldo autografa camisa para o roupeiro Barreto
(Foto: Rafael Ribeiro / CBF)
- A de 2002 eu tenho. Ele me deu e eu guardo direitinho na minha sapateira. Jamais vou jogar futebol com ela. Não existe valor para aquela chuteira. É algo que faz parte da minha história com o Ronaldo e quero para sempre – acrescentou o responsável pelos uniformes dos jogadores da Seleção Brasileira.
Barreto, porém, quer mais. Nesta terça-feira, no Pacaembu, depois da participação de 15 minutos de Ronaldo na partida contra a Romênia, o roupeiro pretende pedir ao craque o par que ele irá usar esta noite. Segundo o próprio funcionário da CBF, o modelo é preto com detalhes em laranja.
- Eu conheci o Ronaldo antes mesmo de ele se tornar Fenômeno. Trabalhei com ele nas categorias de base da Seleção Brasileira e ele sempre foi um garoto sensacional. Vou tentar pedir a chuteira do jogo contra a Romênia, porque a que ele usar na despedida terá um valor sentimental importante – finalizou Barreto.
E na nova Seleção do técnico Mano Menezes, qual jogador pedirá para o roupeiro sortudo amaciar sua chuteira? Quando eles souberem da história de Ronaldo e lembrarem tudo que o Fenômeno conquistou depois, a procura será grande.