quinta-feira, 30 de setembro de 2010

DEBATE DOS PRESIDENCIÁVEIS NA GLOBO



Será nesta quinta feira, após a novela Passione, o tão esperado debate entre os presidenciáveis, na Rede Globo de Televisão e, por sua vez, também o debate mais temido. É o mais temido porque já vimos, em um passado bem recente, debate organizado pela emissora Globo alterar a preferência do eleitorado e decidir eleição. Sabemos também que a Rede Globo de Televisão, juntamente com outros fortes e influentes veículos, a despeito da sua importância para o País enquanto veículo de comunicação e ainda, a maior e mais influente, é integrante e defensora da velha direita elitista, conservadora e altamente capitalista. Caçadora algoz e implacável dos capitaneados capitais. Praticante voraz do monopólio e oligopólio, almejando estar sempre na vanguarda das decisões importantes do País, para decidir a seu favor e daqueles que lha auxiliem na consolidação e fortalecimento do seu papel e da sua estrutura frente a sociedade. Fizeram isso nas eleições de 1989 e sacramentaram a vitória de Fernando Collor no 1º turno das eleições daquele ano. O desfecho final todos nós conhecemos.

Nessas eleições, por incontáveis vezes, a Globo se transformou em palanque paralelo da campanha de José Serra, em detrimento das outras candidaturas. Seu intento ficou claro e escancarado, considerando as matérias apresentadas no Jornal Nacional apontando problemas sociais pelos quais passam o Brasil e logo a seguir, via-se as soluções desses problemas apresentadas no programa eleitoral do candidato José Serra.

Tem ainda a exploração, ao extremo, das denúncias de irregularidades na Receita Federal e na Casa Civil, credenciando tudo ao Governo Lula e à Ministra Dilma Roussef, antes mesmo de investigada e comprovada a culpabilidade, imputando as responsabilidades com leviandade, atendendo somente aos seus interesses eleitoreiros.

Esse debate que ora se aproxima é realmente necessário mas, chega a dar medo. É o único que tem o poder de promover alterações na preferência de voto do eleitorado, pelos índices de audiência que alcança e pela importância e influência da Rede Globo de Televisão dentro do País e do mundo capitalista. Diante de tudo isso, a pergunta que não quer calar: O que estão preparando e arquitetando para o apagar das luzes? O que vem por aí? O debate acontece hoje, já findado o prazo para a propaganda eleitoral. Então, o candidato que, por ventura, for prejudicado neste debate e cair nas pesquisas, dificilmente terá tempo para se recuperar. Fiquemos, portanto, de olhos bem abertos. Acredito que estão se municiando para a tentativa de um tiro certeiro, que acerte, de preferência, bem no centro do Governo Lula e que seus fragmentos resvalem na imagem e história da candidata Dilma e a jogue por terra, ela e todo o governo do PT.

Porém, penso que a história hoje será diferente, tendo como base as grandes transformações sociais alcançadas pelo Presidente Lula frente ao governo, o que lhe confere hoje uma aprovação de 80%; a maior até hoje atribuída a um Presidente. Leva-se em conta ainda que, apesar de todas as acusações e denuncias apresentadas e demasiadamente exploradas pela mídia conservadora e elitista, a candidata Dilma continua inabalável e à frente nas pesquisas de opinião, o que lhe assegura, hoje, a vitória já no primeiro turno.

O povo acordou de vez porque foram despertados por ações do governo Lula que, de fato, trouxeram mais comida à mesa do pobre e, por uma série de outros fatores como: a facilidade de acesso ao crédito pelas famílias de baixa renda; o aumento no consumo e consumo de qualidade por estas mesmas famílias; a inclusão social de 28 milhões de pessoas à classe baixa mas trabalhadora; a mudança para a classe média de 36 milhões de pessoas; a melhoria sistemática ocorrida na distribuição mais proporcional da renda, sem contar com a dignidade e o conceito de cidadania readquiridos por aqueles que já se sentiam inúteis e alijados do processo e totalmente fora das estatísticas segmentadas do País.

As transformações sociais ocorreram e se consolidaram, vindo para ficar. E o povo viu isso e, mais ainda, o povo sentiu. Então, olhos atentos ao debate de hoje, todos nós brasileiros, mas, não vamos nos deixar iludir e nem nos influenciar por interesses ocultos e obscuros apresentados de última hora. Vamos pelo evidente e o evidente é a transformação social e econômica promovida e realizada pelo Governo Lula nos seus oito anos de mandato, plantando neste País algo jamais visto: a valorização do cidadão pelo cidadão; a valorização do povo pelo povo; o reconhecimento de que o povo é a Nação e que a Nação existe para proporcionar e zelar pelo bem estar desse mesmo povo. Está na Constituição Federal, a nossa carta maior. Então que o povo seja soberano na hora de votar e de decidir. Que o povo determine e escolha, manso e serenamente, o caminho a seguir. Que o número treze, que já foi tido como número do azar, seja, mais uma vez, a nossa feliz e real solução. E, parafraseando o grande Mário Jorge Lobo ZAGALLO, vamos dizer a toda essa direita conservadora e elitista, arcaica e obsoleta, o mais novo hino de um povo altivo e soberano: Vocês vão ter que nos engolir. Até domingo.

por Roberval Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste o seu comentário aqui