quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALIANÇA DO TOCANTINS

Sabem aquela história que João amava Teresa que amava Raimundo que amava.............., que amava Lili que não amava ninguém. João foi para os Estados Unidos, Teresa foi para o..............., Raimundo morreu de..........., Maria..........., Joaquim........... e Lili casou com J. que não tinha entrado na história. (Carlos Drummond de Andrade).

Foi mais ou menos isso o que aconteceu na tão esperada eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Aliança do Tocantins para o exercício de 2011, só que em outra natureza.

Na batalha entre o vereador Wilmoney de Paula, candidato declarado desde a muito tempo e o candidato natural da situação, o vereador Anecir Vasconcelos, deu o vereador José Alves de Morais, o popular Zé Baiano, que nem estava no páreo. 

É bom que se diga que o vereador Zé Baiano disputou as duas últimas eleições desta gestão da Câmara, sendo derrotado nas duas. Não sonhava e nem almejava mais ser Presidente, dada às cicatrizes e decepção adquiridas nessas derrotas.

O grupo denominado dos cinco, sendo os vereadores Anecir, Zé Henrique, Zé Neiva, Alfredo Baiano e Rones Ferreira, atual presidente, que vinha ganhando as eleições, se viu orfão com a perda muito sentida do vereador Alfredo Baiano, falecido em 13 de janeiro de 2010. Aí, restaram só quatro vereadores. Como ganhar em menor número?

Paralelamente a isto, o vereador Wilmoney nadava de braçada rumo a tão sonhada vitória, acreditando piamente em sua eleição.

Tudo quieto. Tudo em letargia e o fogo queimando por baixo do munturo. A cena perfeita. Só os bastidores se agitavam mas realmente, nos bastidores. 

Como política é uma arte e a arte só se revela no seu tempo e espaço, tudo aconteceu mas só na hora e no momento certo. De nada adiantou as tentativas de antecipar os acontecimentos, de flertar com o que sério é, de tentar revelar o que não se revela enfim, de forçar e pressionar o que não se da às pressões e nem cede à força. A arte caminha por si só e se revela quando se completa. Aí, podem crer, ninguém segura.

Chegou o grande dia. O dia da eleição para a tão desejada Mesa Diretora da Câmara Municipal de Aliança do Tocantins, minha querida cidade, mesmo que por adoção pois natural mesmo eu sou de Araguaçu, amada na mesma proporção e afã.

Surpresa! Surpresa geral. Zé Baiano Presidente.
Os olhos arregalados se entreolhavam, querendo entender.
Deu-se a mística da Quadrilha de Carlos Drummond pois o vencedor, com todos os méritos, nem estava na história ou melhor, não estava no páreo, não disputava nada. Como então?

Não fiquem tentando encontrar explicação lógica. A arte é ilógica e seu caminho é traçado em piso de nuvem ou de arco-íris, menos de chão.

E acreditem. Quando a terra do lado de cá se tornar infrutífera, não insista mais nela. Procure outra terra e boa, e terás colheita abundante.

Zé Baiano cansou de perder. A derrota dói, ainda mais quando não se vislumbra e não se adquire o espaço necessário e de direito dentro do seu próprio time. A jogo é coletivo e a arte também. Estrela que brilha sozinha só a estrela D'alva que, é tão magestosa, que as outras, por si mesmas, se ofuscam para se deleitarem em seu brilho total e explêndido.

Muricy Ramalho mudou de time. Despretigiado no São Paulo por quem muito lutou e ganhou e no Palmeiras, tá quase campeão com o Fluminense, dispensando inclusive o convite para ser técnico da Seleção Brasileira, sonho de todo e qualquer treinador brasileiro.

Zé Baiano também mudou. Cansou mesmo de perder, sentindo-se desprestigiado e sem espaço.
Agora são cinco de novo. Cinco vereadores que nesta gestão vencem as eleições para a Mesa Diretora da Câmara já por três anos consecutivos. Trocam-se as peças mas o ideal continua. De continuarem juntos com lealdade, compromisso e seriedade.

Ficou assim a composição da chapa Compromisso e Seriedade, eleita para o exercício de 2011 da Câmara Municipal de Aliança do Tocantins. 
MESA DIRETORA: 
Presidente: JOSÉ ALVES DE MORAIS - ZÉ BAIANO; 
Vice-Presidente: JOSÉ RODRIGUES NEIVA;
1º Secretário: RONES FERREIRA ALVES;
2º Secretário: JOSÉ HENRIQUE DE SOUSA
Tesoureiro: ANECIR VASCONCELOS GARCIA.

Parabéns a todos e que o verdadeiro espírito público contagie a nós todos e que possamos atuar com responsabilidade e compromisso, desenvolvendo realmente políticas públicas que venham finalmente a atender os anseios e necessidades do povo, da população; daqueles que assinam cheque em branco para agirmos por eles, através do voto. 

Não tentem explicar a arte. Deixe-a só fluir e ela encontrará o caminho.

Roberval Paulo 









2 comentários:

  1. Parabens pelo artigo....uma linguagem limpa e clara....expressando o que relamente aconteceu na tão esperada "disputa" para eleger o novo presidente da Camara Municipal de Aliança... No futebol ah quem perde e quem ganha...na vida tão bem não é diferente...valeu Roberval..

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo artigo....uma linguagem limpa e clara....expressando o que realmente aconteceu na tão esperada "disputa" para eleger o novo presidente da Camara Municipal de Aliança... No futebol ah quem perde e quem ganha...na vida tão bem não é diferente...valeu Roberval..

    ResponderExcluir

Poste o seu comentário aqui