segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Natal! Época de paz, harmonia e escolhas

Por Yeda Timerman


Como é o Natal de crianças com pais separados

Natal: época de alegria, confraternização e magia. Data em que a família se reúne em torno de uma mesa para contar histórias, lembrar de momentos engraçados ou apenas estar entre as pessoas queridas. Porém, para um número crescente de crianças, que têm pais separados, a realidade é outra e a palavra de ordem nessa época do ano é divisão. Passar o dia 24 com a mãe, 25 com o pai e o Reveillón cada ano com um dos dois. O sistema de rodízio parece uma constante, o que varia é a forma como é tratado.

Com isso, o que outrora era um momento de prazer pode virar uma obrigação. A publicitária Gabriela Guzzardi, de 22 anos, viveu a separação dos pais aos 11: “ Quando os meus pais eram casados, o Natal para mim e para o meu irmão era um momento de pura magia. Depois da separação tivemos que começar com as escolhas. E toda escolha é dolorosa.”, comenta Gabriela.

Porém, o Natal em família é apenas mais uma questão a ser resolvida, dentro de um cenário tão conflitante como é a separação de um casal. Segundo a psicoterapeuta Mai Gamacho “É importante que o casal não envolva os filhos nos conflitos e decidam por eles as situações mais complicadas após a separação. Mudanças vão sempre existir, mas a criança tem que continuar tendo pai e mãe presentes”, aconselha.

A escolha é dos pais

Como o Natal é uma comemoração em família, é importante que haja um acordo e um planejamento com relação aos filhos. Não é aconselhável, por exemplo, que a criança ainda pequena escolha com quem vai passar o Natal. A escolha exige muita responsabilidade e a criança não consegue administrar toda essa carga. Portanto, o planejamento de férias, Natal e Ano Novo deve ser feito pelos pais, a quatro mãos. Os pais, apesar de toda dor que a separação pode causar, devem ter como foco os filhos e suas necessidades.

O caso do ator Caco Ciocler ilustra bem o que é conviver com as mudanças e diferenças, de forma leve e com poucos conflitos. Caco foi casado com Lavinia Lorenzon e desse relacionamento nasceu Bruno. Os dois são de diferentes religiões. “Sempre que era possível a gente comemorava as datas junto com as famílias.

O Natal com a família dela e as festas judaicas com a minha. Hoje em dia o Bruno passa o Natal com a família da mãe em outra cidade e adora.

Os assuntos sempre foram tratados abertamente”, diz o ator. Bruno tem 7 anos e é bem espontâneo na sua definição “Eu tenho 2 religiões. Sou judeu e católico. Comemoro o Natal com a minha mãe e o Chanukah com o meu pai. E eu gosto do jeito que é.”

Para alguns filhos a separação chega a ser um alívio, uma vez que o clima enquanto os pais estão casados é muito tenso. Com isso, o Natal pós-separação passa a ser mais agradável. O clima de tensão e as discussões previsíveis abrem espaço para o clima de harmonia. “Na época em que meus pais eram casados os dias de Natal eram muito tensos. Eu torcia para que não houvesse brigas e não via a hora que a comemoração acabasse. Hoje eles estão separados e o Natal para mim começou a fazer sentindo. O clima passou a ser de festa”, traduz a produtora Aline Costa.

Já o comerciário Luis Eduardo dos Santos Sousa viverá uma situação diferente neste Natal. Separado há apenas 11 meses, Luis teve com a sua ex-mulher a pequena Giovanna que, em janeiro, completará 3 anos de idade. Até a separação, o Natal era comemorado com as duas famílias juntas. Vai ser a primeira vez que, passarão separados. Dia 24 o jantar é com pai e 25 o almoço com a mãe. “A Giovanna é muito pequena, ainda não entende nada. Por isso tratamos dessa divisão de dias. Quando ela crescer vai poder decidir com quem quer passar o Natal”, planeja. O Reveillón também é em sistema de rodízio. A família está se adaptando à situação. “Claro que a situação é chata, mas temos que lidar da melhor forma possível. Precisamos nos acostumar com essa nova realidade”.

Yeda Timerman
Publicação: Dezembro 2003 - Edição: 19, da Alô Bebê

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste o seu comentário aqui