segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O melhor jogador do mundo em 2010

O melhor jogador do mundo em 2010


Enviado por luisnassif, seg, 06/12/2010 - 10:58

Por Luiz Gonzaga da Silva

O certo era chamar esse prêmio de melhor da Europa, ao invés do mundo. O técnico campeão brasileiro, Muricy Ramalho, é bem mais teinador do que os três indicados. Nas competições sulamericanas não tivemos grandes destaques de jogador, mas mesmo que tivéssemos não seriam indicados. Os eleitores só assistem jogos europeus.

Do Globo Esporte

Barça domina eleição da Bola de Ouro: Xavi, Iniesta e Messi na briga

Fifa e 'France Football' divulgam lista dos finalistas. Marta briga pelo penta no feminino, e final dos técnicos tem Guardiola, Mourinho e Del Bosque

Por GLOBOESPORTE.COM

Paris, França

Três jogadores do Barcelona brigam pelo prêmio de melhor jogador de 2010: Messi, Iniesta e Xavi são os finalistas da Bola de Ouro, prêmio que será entregue pela Fifa e pela revista "France Football" no dia 10 de janeiro de 2011. Marta vai lutar pelo penta no futebol feminino.

No domingo, o jornal italiano "Gazzetta dello Sport" publicou que o trio do Barça ficaria na final e que Iniesta, autor do gol do título da Espanha na Copa do Mundo, é o favorito para vencer a disputa. Neste ano, o prêmio foi unificado pela Fifa e pela revista francesa. Candidatos como o uruguaio Forlán (eleito o melhor do Mundial), o holandês Sneijder e o português Cristiano Ronaldo ficaram fora da briga.

Quando a Bola de Ouro era organizada apenas pela "France Football", só o Milan conseguiu ter jogadores nos três primeiros lugares: em 1988 (Van Basten, Gullit e Rijkaard) e 1989 (Van Basten, Baresi, Rijkaard). No ano passado, o Barça teve dois finalistas no prêmio da Fifa: o vencedor Messi e Xavi, que dividiram o pódio com Cristiano Ronaldo (em segundo).

O futebol espanhol dominou também a lista dos melhores treinadores de 2010: Pep Guardiola (Barcelona), José Mourinho (Real Madrid, mas vencedor da Liga dos Campeõs, Copa da Itália e Campeonato Italiano com o Inter de Milão na temporada 2009/2010) e Vicente del Bosque (campeão do mundo com a Espanha) foram os indicados.

No futebol feminino, Marta, que venceu o prêmio da Fifa nos últimos quatro anos, terá a concorrência de duas alemãs: Fatmire Bajramaj e a veterana Birgit Prinz, tricampeã em 2003, 2004 e 2005.

Os nomes de Messi, Xavi e Iniesta saíram de uma lista de 23 jogadores selecionados pela Fifa e pela "France Football". O Brasil tinha três atletas nesta relação: Julio César e Maicon, do Inter de Milão, e Daniel Alves, do Barça. Os finalistas foram os mais votados por técnicos e capitães das seleções filiadas à Fifa e por jornalistas escolhidos pela revista. O troféu da premiação será a Bola de Ouro, entregue pela publicação francesa desde 1956.

O evento contou com a presença dos ex-jogadores franceses Jean Pierre Papin, que ganhou a Bola de Ouro da "France Football" em 1991 (ano que ficou em segundo lugar no prêmio da Fifa, atrás do alemão Lotthar Matthäus), e Christian Karembeu, campeão do mundo em 1998. O secretário-geral Jeróme Valcke representou a entidade máxima do futebol.

Um comentário:

  1. eu ñ achei justo essa fifa de bola de ouro porque como vc disse messi e cristiano ronaldo ñ jogou nada na copa e forlán arrasou e snaijer também e messi foi por que jogou muito no barça e eles levou consideração a isso então por que ñ pois Cristiano Ronaldo que ta levando o Real na costa o cara ta arrasando no real tinha que levar consideração a para ele também eu sou fã numero 1 de cr7

    ResponderExcluir

Poste o seu comentário aqui