Rodada cria domínio inédito do eixo Rio-SP no Brasileiro e marca recuperações
Rodada ampliou domínio do eixo Rio-SP e criou fato inédito nos pontos corridos
A 14ª rodada do Campeonato Brasileiro ampliou ainda mais o domínio do eixo Rio-São Paulo e criou um fato inédito no topo da tabela na era dos pontos corridos, além de marcar a recuperação do líder Corinthians após duas derrotas consecutivas e ainda ratificar a reação dos ainda ameaçados pelo rebaixamento Atlético-PR e Avaí.

Se antes eram seis, agora são as sete primeiras posições do certame ocupadas por clubes paulistas ou cariocas, algo que jamais havia ocorrido desde a implantação do sistema de disputa vigente - desde 2003. O responsável por este aumento de controle dos dois estados foi o Fluminense, que venceu o confronto direto mesmo jogando fora de casa, pulou para o sétimo lugar e deixou o Internacional para trás.

Entre os seis mais bem colocados, só uma alteração de posicionamento, com o Vasco (27 pontos), que venceu, agora sendo o quarto e o Palmeiras (26), que empatou, em quinto; o Botafogo (22) segue em sexto. O líder Corinthians (31) passou por um susto, mas afastou a ameaça de crise que o rondava após dois resultados negativos seguidos ao passar pelo América-MG.

Logo atrás, na caça, aparecem Flamengo (30) e São Paulo (28), que também venceram. "O Flamengo não é forte apenas no Rio", elogiou o goleiro Felipe após o triunfo sobre o Cruzeiro em Minas Gerais. Vale lembrar que o time alvinegro ainda tem a vantagem de ter realizado uma partida a menos, o que pode, em teoria, lhe ser favorável caso saia vitorioso - o jogo é contra o Santos e acontecerá na próxima quarta, 10 de agosto.

Na parte de baixo da tabela, destaque para as recuperações de Atlético-PR e Avaí e a manutenção do péssimo momento vivido pelo Santos. Os paranaenses bateram o Atlético-GO por 3 a 0 fora de casa e computaram sua terceira vitória nos últimos quatro confrontos; os catarinenses ganharam a segunda seguida.

Se o bom aproveitamento recente ainda não foi capaz de tirá-los da zona do rebaixamento, ao menos ajudou a criar a possibilidade de o objetivo ser alcançado já na próxima jornada. Em penúltimo, o Atlético-PR soma 11 pontos, enquanto o Avaí, 17º, tem 13. Primeiro fora da degola, o Atlético-GO aparece com 13. Acima de si, tem o Grêmio, 15º, com 14.

Já o campeão da Libertadores da América segue empacado e na desesperadora antepenúltima posição. Ao cair para o Vasco, o Santos (11) somou seu terceiro revés consecutivo e precisa cada vez mais vencer seus três jogos a menos, agora não mais para brigar, a princípio, pelo título, como era falado antes, mas sim para deixar a área do rebaixamento, chegar ao meio da tabela e seguir com um pouco mais de tranquilidade.