sábado, 13 de agosto de 2011

PATROCÍNIO DO FLAMENGO - R$ 6 MLHOES

Proposta de patrocínio levada pela Traffic ao Fla é de R$ 6 milhões

Marca do anunciante ficaria exposta na barra frontal da camisa. Oferta de site de compras coletivas pode ser revista

Por Richard Souza Rio de Janeiro
apresentação da camisa do Flamengo com novos patrocinadores (Foto: Leandra Benjamin / FlaImagem)Apresentação do novo patrocínio principal do Fla
(Foto: Leandra Benjamin / FlaImagem)
Durante a apresentação do patrocinador principal do Flamengo, na manhã desta sexta-feira, a presidente Patricia Amorim informou que a Traffic, parceira na contratação de Ronaldinho Gaúcho, apresentou a proposta de um anunciante para a barra da camisa. Além de arcar com 75% do salário do jogador (equivalente a R$ 750 mil – R$ 250 mil são do Flamengo), a empresa trabalha como intermediária na captação de patrocinadores.

O GLOBOESPORTE.COM apurou que a oferta alcança R$ 6 milhões e será analisada pelo clube a partir da próxima segunda-feira. Se aprovada, será encaminhada para apreciação dos poderes do clube até chegar ao Conselho Deliberativo. Deste valor, 15% ficariam com a Traffic (R$ 900 mil) como comissão, e o Fla receberia R$ 5,1 milhões. A ideia é estampar a nova marca na parte da frente da camisa. O tempo de contrato seria de até um ano.

Caso o negócio se concretize, a empresa irá lucrar pela primeira vez com um patrocínio no projeto R10. A negociação com a Procter & Gamble não passou pela Traffic. A agência 9ine, que tem Ronaldo Fenômeno com sócio, intermediou as tratativas. Do contrato de R$ 6,6 milhões até o fim de 2011, o Rubro-Negro vai receber R$ 5,6 milhões. O restante, 15% (R$ 975 mil), irão para a empresa do ex-atacante como comissão.

O retorno da parceria com o Flamengo por Ronaldinho Gaúcho é totalmente baseado na geração de receitas do departamento de marketing. Não há no contrato, por exemplo, garantias que envolvam percentuais de direitos econômicos de atletas do clube. A Traffic se comprometeu a pagar R$ 36 milhões ao jogador até dezembro de 2014, quando o vínculo se encerra (até agora, pagou R$ 6 milhões). A relação entre as partes é considerada ótima, mas a cobrança pelo retorno do investimento realizado começou.

Com o acerto com a Procter & Gamble, o Flamengo contabiliza R$ 16,6 milhões em patrocínios (já possuía R$ 8 milhões do BMG nas mangas e R$ 2 milhões da TIM no número da camisa). O contrato do clube e a Traffic considera como ponto de partida os R$ 30 milhões recebidos no ano passado (soma dos contratos com Batavo - R$ 22 milhões - e BMG – R$ 8 milhões) e prevê a divisão da quantia excedente da seguinte forma: 50% para Ronaldinho; 30% para o Flamengo e 20% para a Traffic.

Proposta de site pode ser revista

A proposta de patrocínio do site de compras coletivas Felicidade Urbana, que fora descartada na última quarta-feira, pode ser revista. A votação do contrato, de R$ 5,2 milhões por 12 meses, saiu da pauta do Conselho Deliberativo por decisão da presidente Patricia Amorim. A marca ficaria exposta na barra traseira da camisa e no calção.

Os principais entraves para o acerto foram a forma de pagamento - duas parcelas de R$ 100 mil e outras dez de R$ 500 mil - e o alto valor da comissão a ser paga à agência que intermediou a negociação: um total de R$ 800 mil divididos em duas parcelas, com os pagamentos sendo feitos no início da vigência do acordo. Para se ter uma ideia, a comissão paga sobre o contrato com a Batavo, em 2010, de R$ 22 milhões, não passou de R$ 700 mil.

Além disso, chegou-se a um consenso de que seria um negócio de risco fazer um contrato com um parceiro que tem menos de dois meses de mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste o seu comentário aqui