terça-feira, 10 de abril de 2012

PEDRO MARIANO - O filho de Elis Regina

Musicaria Brasil


Pedro Mariano completa 17 anos de carreira e participa de projeto reunindo sucessos de Elis Regina na voz de cantores. 

Por Ailton Magioli



Assumidamente adepto do palco, Pedro Mariano não nega as origens – é filho de Elis Regina e César Camargo Mariano. A cada novo disco, aprimora a relação com o estúdio para que a gravação, segundo diz, não perca o indispensável clima de “ao vivo”. Assim é 8, não por acaso o oitavo álbum solo de carreira, que o cantor lança este ano de 2012.

Nascido numa casa em que via tudo acontecer, estranho seria se quisesse ser médico ou jornalista”, diz Pedro Mariano, lembrando que sua filha Rafaela, de 6 anos, também respira música o dia inteiro. “João Marcelo é o cara de estúdio, da produção. Ele curte isso, eu já sou mais do palco. Para mim, o estúdio é o processo do caminho para o palco, onde tudo se concretiza”, afirma o cantor.

As primeiras incursões dele na música já ocorreram nesse espaço graças às bandas e aos festivais de colégio. O filho de Elis e César Camargo não nega o caráter intimidador do palco. “Sou tímido mas ao cruzar a coxia, some tudo e me realizo”, confessa Pedro, adepto do som mais orgânico que apenas o clima de “ao vivo” propicia.


Amigos

8 é o disco mais pop de Pedro Mariano. Além da presença recorrente de Jair Oliveira em sua obra – o filho de Jair Rodrigues comparece com as faixas "Pra cada coisa", "Simples" e "Lado a lado" –, a cantora e compositora Luiza Possi, filha de Zizi, assina "Sei de mim" com Dudu Falcão. “Ela é uma grande amiga, uma figura raríssima que caiu na minha vida”, derrete-se o cantor. Representada pelo mesmo escritório, em 2006 a dupla fez turnê pelo interior fluminense.

A amizade acabou levando os dois ao projeto Música de graça, para o qual ele sugeriu uma composição inédita de Luiza. “Apaixonei-me pela música dela e passei a cultivar a ideia de tê-la em meu disco”, recorda. O repertório de 8 traz Dani Black (Miragem), Pedro Altério e Pedro Viáfora (Sei lá eu), Edu Tedeschi (Perdoa, Por nada e por ninguém), Tó Brandileone (Pra você dar o nome) e Alexandre Grooves (Antes não do que talvez e Fora de perigo).

Não por acaso, a oitava faixa, Pra você dar o nome, é a canção de trabalho no rádio, com a possibilidade de ganhar videoclipe. Formato, aliás, que não conta com a simpatia de Pedro Mariano, mais interessado na internet como veículo de divulgação. O disco dele está sendo liberado em parte no sitewww.pedromariano.com.

Às vésperas de completar 17 anos de carreira solo e estreando o próprio selo (Nau), Pedro afirma que seu processo criativo não mudou em nada depois de ter passado pelas multinacionais Sony, EMI e Universal Music, além da nacional Trama, sociedade do irmão, João Marcelo Bôscoli. “Meu trabalho sempre foi respeitado por todas as gravadoras. A mudança para um selo independente está mais embasada na parte de marketing e distribuição”, explica, recorrendo ao ditado popular para justificar a iniciativa: “O que engorda o porco é o olho do dono”.

Com estruturas de imprensa e marketing trabalhando em conjunto, só faltava ao cantor providenciar uma distribuidora para seu novo disco. A tarefa coube à Microservice.


Elis e eles

Para quem imaginava Pedro Mariano distante dos eventos que marcam os 30 anos de morte da mãe, ele avisa: vai dirigir um projeto que privilegiará as canções de Elis Regina na voz masculina. Representantes da antiga e nova guarda serão convidados a gravar sucessos de Elis com arranjos renovados. “Ainda que 90% do que minha mãe gravou seja definitivo, vamos ter a oportunidade de constatar como Elis influenciou toda uma geração de intérpretes masculinos, contribuindo para tirar um pouco do nosso estigma de país das cantoras. Vários deles não aparecem porque estão atrás de uma banda”, garante o filho de Elis e César Camargo Mariano. Empolgado com o projeto, ainda embrionário e em busca de patrocínio, mas previsto para este ano, ele revela: “Estou ansioso para começar essa empreitada”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste o seu comentário aqui