quinta-feira, 28 de outubro de 2010

DEBATE DOS PRESIDENCIÁVEIS NA GLOBO

"Reedito aqui, com suaves alterações, só para adequação ao momento, artigo que escrevi quando do debate dos presidenciáveis na globo, no 1º turno dessas eleições. O texto casa perfeitamente com o debate programado para esta próxima sexta-feira pois continuo temeroso com os intentos ocultos que possam ser revelados e despejados goela abaixo do telespectador."

 Será nesta sexta feira, após a novela Passione, o tão esperado debate entre os presidenciáveis, na Rede Globo de Televisão e, por sua vez, também o debate mais temido. É o mais temido porque já vimos, em um passado bem recente, debate organizado pela emissora Globo alterar a preferência do eleitorado e decidir eleição. Sabemos também que a Rede Globo de Televisão, juntamente com outros fortes e influentes veículos, a despeito da sua importância para o País enquanto veículo de comunicação e ainda, a maior e mais influente, é integrante e defensora da velha direita elitista, conservadora e altamente capitalista. Caçadora algoz e implacável dos capitaneados capitais. Praticante voraz do monopólio e oligopólio, almejando estar sempre na vanguarda das decisões importantes do País, para decidir a seu favor e daqueles que lha auxiliem na consolidação e fortalecimento do seu papel e da sua estrutura frente a sociedade. Fizeram isso nas eleições de 1989 e sacramentaram a vitória de Fernando Collor no 1º turno das eleições daquele ano. O desfecho final todos nós conhecemos.

Nessas eleições, por incontáveis vezes, a Globo se transformou em palanque paralelo da campanha de José Serra, em detrimento das outras candidaturas. Seu intento ficou claro e escancarado, considerando as matérias apresentadas no Jornal Nacional apontando problemas sociais pelos quais passam o Brasil e logo a seguir, via-se as soluções desses problemas apresentadas no programa eleitoral do candidato José Serra.

Tem ainda a exploração, ao extremo, das denúncias de irregularidades na Receita Federal e na Casa Civil, credenciando tudo ao Governo Lula e à Ministra Dilma Roussef, antes mesmo de investigada e comprovada a culpabilidade, imputando as responsabilidades com leviandade, atendendo somente aos seus interesses eleitoreiros. Casos estes que, o primeiro está devidamente comprovado que a motivação para o levantamento das informações e a formatação do tão famigerado dossiê se deu por questões internas do PSDB na disputa por espaço entre o grupo de Aécio e Serra e o segundo caso culminou na demissão sumária da ministra Erenice e a competente investigação para elucidação do fato pela Polícia Federal.

Esse debate que ora se aproxima é realmente necessário mas, chega a dar medo. É o único que tem o poder de promover alterações na preferência de voto do eleitorado, pelos índices de audiência que alcança e pela importância e influência da Rede Globo de Televisão dentro do País e do mundo capitalista. Diante de tudo isso, a pergunta que não quer calar: O que estão preparando e arquitetando para o apagar das luzes? O que vem por aí? O debate acontece hoje, já findado o prazo para a propaganda eleitoral. Então, o candidato que, por ventura, for prejudicado neste debate e cair nas pesquisas, dificilmente terá tempo para se recuperar. Fiquemos, portanto, de olhos bem abertos. Acredito que estão se municiando para a tentativa de um tiro certeiro, que acerte, de preferência, bem no centro do Governo Lula e que seus fragmentos resvalem na imagem e história da candidata Dilma e a jogue por terra, ela e todo o governo do PT.

Porém, penso que a história desta sexta feira será diferente, tendo como base as grandes transformações sociais alcançadas pelo Presidente Lula frente ao governo, o que lhe confere hoje uma aprovação de 83%; a maior até hoje atribuída a um Presidente e que vem numa crescente já por três amostragens seguidas. Leva-se em conta ainda que, apesar de todas as acusações e denuncias apresentadas e demasiadamente exploradas pela mídia conservadora e elitista, a candidata Dilma continua inabalável e à frente nas pesquisas de opinião, o que lhe assegura, hoje, a vitória com uma certa tranquilidade.

O povo acordou de vez porque foram despertados por ações do governo Lula que, de fato, trouxeram mais comida à mesa do pobre e, por uma série de outros fatores como: a facilidade de acesso ao crédito pelas famílias de baixa renda; o aumento no consumo e consumo de qualidade por estas mesmas famílias; a inclusão social de 28 milhões de pessoas à classe baixa mas trabalhadora; a mudança para a classe média de 36 milhões de pessoas; a melhoria sistemática ocorrida na distribuição mais proporcional da renda, sem contar com a dignidade e o conceito de cidadania readquiridos por aqueles que já se sentiam inúteis e alijados do processo e totalmente fora das estatísticas segmentadas do País.

As transformações sociais ocorreram e consolidaram-se, vindo para ficar.
E o povo viu isso e, mais ainda, o povo sentiu.
Então, olhos atentos ao debate desta sexta, todos nós brasileiros, mas, não vamos nos deixar iludir e nem nos influenciar por interesses ocultos e obscuros apresentados de última hora.

Vamos pelo evidente e o evidente é a transformação social e econômica promovida e realizada pelo Governo Lula nos seus oito anos de mandato, plantando neste País algo jamais visto:
a valorização do cidadão pelo cidadão;
a valorização do povo pelo povo;
o reconhecimento de que o povo é a Nação e que a Nação existe para proporcionar e zelar pelo bem estar desse mesmo povo.
Está na Constituição Federal, a nossa carta maior.

Então que o povo seja soberano na hora de votar e de decidir.
Que o povo determine e escolha, manso e serenamente, o caminho a seguir.
Que o número treze, que já foi tido como número do azar, seja, mais uma vez, a nossa feliz e real solução. E, parafraseando o grande Mário Jorge Lobo ZAGALLO, vamos dizer a toda essa direita conservadora e elitista, arcaica e obsoleta, o mais novo hino de um povo altivo e soberano: Vocês vão ter que nos engolir. Até domingo.

Roberval Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste o seu comentário aqui