domingo, 10 de outubro de 2010

ELEIÇÕES 2010 - NOVA PESQUISA DATAFOLHA PARA A CORRIDA PRESIDENCIAL

O Instituto Datafolha mostra a candidata petista Dilma Roussef na frente de seu opositor José Serra na corrida rumo ao Palácio da Alvorada. Se o segundo turno das eleições se realizasse hoje, Dilma seria eleita com 54% dos votos válidos contra 46% do candidato José Serra, considerando-se aí só os votos válidos, o que exclui da contagem os votos nulos e brancos. Contabilizando os votos totais, Dilma venceria as eleições com 48% do total de votos contra 41% de José Serra.

Esta pesquisa do Instituto Datafolha foi encomendada pelo Jornal Folha de São Paulo e pela Rede Globo de Televisão e foi realizada na última sexta feira, dia 08, em 201 cidades do país, entrevistando 3.265 eleitores, a qual será publicada neste domingo. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Essa pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 35114/2010.

O instituto salienta que esta sondagem não é capaz ainda de medir o impacto completo causado pelo reinício dos programas eleitorais dos candidatos que recomeçaram na tarde desta sexta-feira mas, é importante registrar que, em comparação com o cenário existente nas vésperas do 1º turno, houve uma ligeira queda de 4 pontos percentuais da candidata Dilma enquanto que José Serra subiu um ponto. Porém os pontos perdidos por Dilma não foram acrescentados aos números de Serra e sim ao contingente de votos em branco ou nulo e de indecisos, que agora chega a 11%.

Outro fator preponderante da pesquisa é que dos votos declarados à candidata do PV, Marina Silva, Serra, até o momento, herdou a maioria, ou seja, 51%, enquanto que Dilma ficou com 22% desses votos. Mas é importante ressaltar que entre os eleitores de Marina Silva, aumentou muito o percentual de indecisos que era de 4% antes do primeito turno e agora representam 18 %, votos esses que serão perseguidos pelos candidatos em disputa. Outros 9% desses votos disseram que pretendem anular o voto ou votar em branco.

Explica-se a vantagem de Dilma apontada nessa pesquisa pela larga margem de votos da candidata petista no Nordeste, com 62% das intenções de votos na região, apresentando o dobro dos 31% destinados a Serra. Em outras regiões configura-se quase sempre um empate técnico ou uma pequena vantagem do Tucano.

No Sudeste, Serra tem 44% das intenções de voto, contra 41% de Dilma. A situação se repete na combinação das regiões Norte e Centro-Oeste, com 46% para Serra e 44% para Dilma, diferença dentro da margem de erro da pesquisa.

A vantagem do candidato Tucano só se mostra fora da margem de erro da pesquisa na região Sul do País, onde 48% dos entrevistados dizem votar em Serra contra 43% hipotecando voto à candidata Dilma Roussef.

Considerando o percentual de 11% hoje que representa os votos em branco ou nulo e de indecisos e ficando no patamar de 6% e 5,5% o percentual de votos brancos e nulos como foi nas eleições de 2002 e 2006, respectivamente, haveria só 5% de eleitores que seriam alvos de Dilma e de Serra, afirma o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, em avaliação publicada pela "Folha". Sendo assim, mesmo que todos votassem no candidato tucano, ele ainda ficaria numericamente atrás da candidata Dilma, perdendo a eleição por 48% para Dilma e 46% para Serra.

Os dados dessa pesquisa foram antecipados pelo Blog do Noblat.

Roberval Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste o seu comentário aqui