terça-feira, 21 de junho de 2011

SELEÇÃO BRASILEIRA - Redes sociais liberadas mas, com moderação


21/06/2011 07h10 - Atualizado em 21/06/2011 07h10

Use com moderação! Redes sociais estão liberadas na Seleção Brasileira

Na Copa América, atletas podem usar Twitter, Facebook e MSN. Comissão técnica orientou jogadores a não abusar das ferramentas na concentração

globoesporte.com
Por Márcio Iannacca Rio de Janeiro
Twitter Neymar (Foto: Reprodução)Neymar costuma postar tudo o que faz no Twitter
Jogador é um dos seguidos na rede (Reprodução)
Os jogadores da Seleção Brasileira poderão utilizar sem problemas as redes sociais durante a concentração para a Copa América, que será disputada entre os dias 1º e 24 de julho, na Argentina. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da CBF. Porém, os atletas receberam algumas recomendações da comissão técnica da equipe nacional. Ferramentas como Twitter, Facebook e MSN estão liberadas, mas com moderação.
Dos 23 atletas convocados pelo técnico Mano Menezes, apenas 12 tem Twitter. Por outro lado, o Facebook é mais utilizado pelos jogadores da Seleção Brasileira. Informações pessoais estão liberadas. Decisões da comissão técnica, definição de equipe para os jogos estão vetadas de serem divulgadas ou reveladas pelos atletas via redes sociais.
O curioso é que o próprio técnico da Seleção Brasileira também utiliza as ferramentas. Mano Menezes costuma postar algumas de suas atividades, principalmente às ligadas ao time canarinho. Em viagens, visitas aos clubes ou observação dos jogos, o comandante tem o costume de revelar pelo Twitter. Porém, durante a Copa América, as recomendações foram colocadas para o grupo na noite de segunda-feira, no Rio de Janeiro.
- Você não proíbe, não pode ter a ilusão de proibir coisas que são utilizadas com frequência. E isso ocorre com as redes sociais. Sempre digo que não dá para tratar homem como criança. Cada um precisa ter o entendimento claro de como as coisas devem funcionar. Temos dois tipos de informações dentro de um grupo da Seleção. Aquelas que pertencem ao grupo, que são informações da equipe, de lesões, de dores, das questões inerentes ao jogo, à nossa convivência. Essas vão pertencer a nós e vamos trabalhar isso com os jogadores. Vai ser necessária uma consciência clara de que isso não pode se tornar público porque podem fazer parte da estratégia de um jogo – analisou o comandante canarinho.
Você não proíbe, não pode ter a ilusão de proibir coisas que são utilizadas com frequência. E isso ocorre com as redes sociais"
Mano
Mano admitiu que as redes sociais muitas vezes são mal utilizadas. E os exemplos no mundo da bola não são poucos.
- Existem as informações pessoais, que pertencem individualmente a cada um. Vamos trabalhar nisso porque algumas vezes as redes sociais são mal utilizadas, falta uma orientação melhor para eles utilizarem bem. Algumas vezes têm criado problemas dentro de um grupo. No fim, cabe à instituição, ao técnico, dar explicações na semana decisiva de um jogo, de uma partida importante. Você precisa ter a sua atenção voltada para o objetivo principal e não porque uma ferramenta foi mal utilizada – explicou o comandante.
Com o Twitter, Facebook e MSN liberados, os jogadores poderão ter um contato maior com os torcedores e com os familiares. O segredo na Copa América é usar, mas moderação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste o seu comentário aqui