quinta-feira, 16 de junho de 2011

A VERGONHA VOLTA A SER INSTALADA - "CBF acata decisão judicial e reconhece Sport como único campeão de 1987

CBF volta a reconhecer Sport como único campeão brasileiro de 1987

Entidade acata ordem judicial, mas ressalta que decisão é passível de recurso

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
A CBF acatou a decisão da 10ª Vara da Justiça Federal e voltou a reconhecer o Sport como o único Campeão Brasileiro de 1987. Em nota, a entidade esclarece que a decisão judicial é passível de recurso e diz entender que o reconhecimento do Flamengo como campeão brasileiro daquele ano não contraria os limites da coisa julgada.
cbf documento título flamengo (Foto: reprodução/CBF )Documento da CBF acatando a ordem judicial (Foto: reprodução/CBF )
No dia 21 de fevereiro deste ano, a CBF reconheceu o Flamengo como campeão brasileiro de 1987. A decisão, a princípio, colocaria fim a uma polêmica que já dura mais de 24 anos. Na ocasião, o presidente do Sport, Gustavo Dubeux, afirmou que não aceitaria dividir o título com o clube carioca e ressaltou que tomaria as providências cabíveis.
Há três semanas, o Sport informou que a Justiça Federal de Pernambuco havia cassado o título do clube carioca, e a CBF deveria revogar a decisão imediatamente, ficando sujeita à multa diária de R$ 500. Na ocasião, Flamengo e CBF alegaram não terem sido informados da decisão judicial.
No Sport, o presidente Gustavo Duboux comemorou a decisão e disse  que espera que essa assunto seja encerrado de uma vez por todas.
- Nós já esperávamos essa decisão. É o nosso direito. O Sport é o único campeão de 1987. Em relação ao campeonato daquele ano, não cabe mais. Essa questão já foi julgada em última instancia. Espero que esse assunto seja encerrado, e o Flamengo, que tem tantos títulos, esqueça esse assunto e deixe essa conquista para o Sport – disse o dirigente, por telefone ao GLOBOESPORTE.COM

Ao ser informado da decisão judicial, o Flamengo prometeu recorrer nas próximas horas e informou que levará o caso à Fifa.
- A CBF fez isso unicamente por se tratar de uma decisão judicial. Nas próximas horas o Flamengo vai entrar com recurso no Recife. Vamos fazer também uma queixa formal à Fifa por conta da decisão do Sport de recorrer à Justiça sem respeitar a autoridade da CBF – disse o procurador geral e vice jurídico do Flamengo, Rafael De Piro.
Posteriormente, o Flamengo divulgou uma nota oficial reiterando que vai recorrer da decisão na Justiça de Recife.

OPINIÃO DESTE BLOG:
A justiça é cega, é o que sempre ouvi dizer. Eu a considero burra e bitolada a preceitos que ferem mortalmente o senso do que é ser justo. Então não deveria ser chamada justiça. É a lei do direito onde o que é justo fica relegado ao último e oitavo plano pela interpretação de um ser que se sente capaz de trocar o justo pelo que se diz direito, apurado numa escrita torta que, se fosse reta, não daria margem às curvas traçadas erroneamente no decorrer do caminho, num objetivo improvável e por vezes tendencioso.

Como alterar um regulamento, forçando um novo embate para se sagrar campeão a um time que já foi campeão vencendo a elite do futebol brasileiro, vencendo o considerado de fato e de direito módulo amarelo que corresponde à primeira divisão. É uma atitude descabida e no mínimo absurda. 

O FLAMENGO venceu o módulo amarelo, venceu os melhores, venceu o campeonato da primeira divisão, a primeirona do brasileirão em uma disputa limpa e dentro das quatro linhas. Então, de fato, sagrou-se campeão. Como submeter esta agremiação a um novo embate, obrigando-o a um disputa com quem venceu a segunda divisão, para sagrar-se campeão de um título já ganho em campo e entre os melhores. 

É no mínimo humilhante e agressivo ao exercício do direito e do que deve ser justo, ao exercício da moral e da ética, dos bons hábitos e costumes. 

O FLAMENGO venceu os melhores, venceu o módulo amarelo, a primeira divisão do futebol brasileiro. É de fato e de direito o campeão brasileiro de 1987, mesmo que o direito esteja tentando sair pelo caminho torto. De alma e de coração, o FLAMENGO é o campeão. Este é o sentimento que impera e pulsa no seio de toda a nação rubro-negra e de quem mais de futebol conhecer. O FLAMENGO é Hexacampeão  brasileiro e nem juiz ou cbf ou quem mais interessado for na causa vai lhe tirar este título. E que a justiça do direito aprenda o direito da justiça. É a lógica do antigo provérbio: "Tu deves lutar pelo direito, mas no dia que encontrares em conflito o direito com a justiça, luta pela justiça."

Roberval Paulo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste o seu comentário aqui