terça-feira, 11 de junho de 2013

UNIRG - AUMENTO DE MENSALIDADE E MANIFESTAÇÃO DE ALUNOS



MANIFESTAÇÃO

Ao som de arrocha, poucos universitários manisfestam-se contra aumento de mensalidade na Unirg

Philipe Ramos
“Infelizmente a gente fica triste com a participação dos acadêmicos. A instituição tem quase 4500 acadêmicos, mas aqui na manifestação temos menos de trezentas pessoas”, diz Douglas Barreto, presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da Unirg, resumindo o fraco apoio que teve a manifestação universitária, que aconteceu hoje (11).


A mobilização tinha como objetivo mostrar a insatisfação dos estudantes contra o aumento das mensalidades em 15%, anunciado pela presidência da Instituição na semana passada.


O protesto saiu com mais de meia hora de atraso da frente da Prefeitura. Quando o Cocktailonline chegou às cinco e meia, horário que estava marcado o evento, cerca de vinte estudantes estavam no local. Mas aos poucos foram aparecendo mais manifestantes, porém menos que o esperado pelo DCE.


O cocktailonline não obteve o número de acadêmicos que participaram do movimento, mas pelo menos na saída da frente da sede do executivo municipal, a percepção era que havia cerca de cem pessoas.


Os estudantes saíram guiados pela PM. Um trio elétrico tocando músicas do estilo “arrocha” levava o presidente do DCE que manifestava a indignação da entidade com o aumento. Os acadêmicos iam atrás com faixas de protesto, como, por exemplo, uma que estava escrita com a seguinte frase: “Sem diálogo e sem planos de investimentos, Sávio (com letra vermelha em destaque) aumenta as mensalidades”.


Depois de percorrerem a Avenida Goiás, por volta de 19h os manifestantes chegaram à Câmara. Na porta da Casa de Leis, eles trocaram o som do arrocha pelos batuques de um tambor. Até o fechamento desta matéria eles ainda estavam lá.


Reclamação


O presidente do DCE questionou a falta de transparência do presidente da Instituição, Sávio Barbalho, na decisão do aumento da mensalidade. “O presidente simplesmente baixa a portaria sem comunicar os acadêmicos. Por isso nós estamos reivindicando transparência e que a lei seja cumprida.”


Douglas informou que o DCE entrará com uma Ação Civil Pública pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins para que seja derrubado o aumento.


Reunião entre Sávio e vereadores


Hoje pela manhã Sávio esteve reunido com os vereadores. Segundo informações do site Atitude Tocantins, o presidente disse que a decisão do aumento foi discutida com os estudantes e com o Conselho Curador. Douglas afirmou que isso não é verdade. “Quero desmenti-lo. Participamos de três reuniões e não foi falado de percentual de aumento. Apenas ontem que ele veio falar com o Conselho Curador, depois de cinco dias da portaria publicada”.


“Ele não convocou nem o DCE nem o Conselho Curador”, frisou.

Fonte: Cocktail on Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste o seu comentário aqui