domingo, 17 de fevereiro de 2019

EU METAFÍSICO SER - Roberval Silva


Acordara mais cedo naquele fatídico dia. Ainda meio sonolento, me peguei respondendo a mim antes mesmo de proferir-me qualquer pergunta. Era de costume, ao acordar, sentar-me à cama, procedendo à primeira oração do dia; aquela oração do desejo de bom dia ao mundo, aprendida ainda no tempo de criança pela insistência e persistência de minha mãe, para que levássemos para toda a vida esse encontro com Deus no abrir dos olhos.

Naquele dia, o sobressalto veio-me primeiro e a tão tradicional e necessária oração da manhã não foi proferida. Tudo estava diferente. Parecia-me até que era o tempo mergulhado em um novo tempo, uma nova era. Tudo era novo, apesar da velhice do mundo. Até eu carregava sintomas de ser outro habitando em mim.

Faltou-me a coragem de levantar, sentia-me indisposto. A cabeça frívola, mas o corpo dormente ansiava por mais repouso. Tornei a deitar-me e no fechar dos olhos viajei. Sonhei transpondo um ambiente até então de mim desconhecido, mas que me atraía feito o beijo da mulher amada e impulsionava-me para o certo e misterioso encontro que eu sabia que tinha que acontecer, porém sem a eu ser revelado o que seria.

Era quase um caminhar para o desconhecido, sabendo dos riscos, do perigo existente e iminente, da possibilidade do não poder voltar, mas, indo em frente, sem temor, tal era a atração exercida em mim por aquela realidade sonhada. Realidade sim, porque, mesmo em sonho, esta se mostrava a mim mais real do que o meu existir. Bem mais real do que a água dos olhos. Ainda mais real que o amor da mãe pelo filho.

Fui tão longe nesse sonho que temi não mais encontrar o caminho da volta. Cruzei montanhas e vales que de tão belos pareciam miragens.  Era tudo, na verdade, um sonho, mais a paisagem, essa sim era real e o orvalho da manhã molhava meus pés e olhos, eriçando os meus pelos e causando arrepios até na alma.

Meu espírito deu saltos de alegria e medo e a alma retornou ao corpo, vívida e ávida de amor, alegrando meu ser que despertava a sorrir, dando-me a impressão e sensação e o próprio sentimento do alto conhecimento. Era como se fosse a chegada de um novo eu apresentando-se a mim antes mesmo de conhecer-me.

Eu me sorri ao despertar e levantei-me outro, mesmo sendo somente eu ali diante do espelho.  Pensei e mais pensei e concluí que era o outro do eu de mim que acabava de completar o meu existir. Sorri para os dois de mim que era eu só; somente eu. Não queira entender, pois acho que nem eu mesmo entendo.

Mas é assim, está sendo assim e lá me vou eu pela estrada, sendo muito mais do que eu só. Sendo tantos, muito mais do que dois que agora vivem em mim, tornando-me um múltiplo ser que vem me revelar o novo, e, inexoravelmente, a manter e fortalecer a minha singularidade.

Roberval Silva



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste o seu comentário aqui